Como Fazer Uma Churrasqueira Desmontável

O Churrasco E Os Modelos De Churrasqueiras       

No momento no qual se deseja fazer um churrasco, seja para reunir a família e os amigos, confraternizar ou comemorar por algum motivo, ou ainda fazer a integração entre pessoas que não se conhecem tão bem – já que o churrasco é o item perfeito para esse tipo de situação – existem muitos alimentos que as pessoas consideram que não devem ficar de fora, sendo que os principais deles são a picanha, a asinha de frango, a linguiça, o queijo coalho, o pão de alho, entre outros.

Porém, antes de se pensar nos alimentos que serão assados e servidos, é importante pensar em como esse processo será feito, ou seja, deve se pensar na escolha de uma churrasqueira adequada para a ocasião, mas, com tantos modelos disponíveis, escolher um só pode se tornar um grande desafio.

Um dos primeiros pontos a serem avaliados no momento de se adquirir uma churrasqueira é pensar no tamanho disponível para sua instalação ou para o seu simples posicionamento, bem como a infraestrutura disponível para a mesma. Um exemplo clássico disso é a diferenciação entre o espaço e a infraestrutura de uma casa ou se um apartamento, sendo que no segundo, construir uma churrasqueira de alvenaria pode ser praticamente impossível.

Hoje em dia, a churrasqueira mais comum nas casas brasileiras são as pré moldadas, que são aquelas onde se compram os blocos pré moldados de concreto e sua união é feita de uma forma mais simplificada do que as de tijolinho, por exemplo. Acontece que, ao contrário das churrasqueiras que são o foco do artigo de hoje – as churrasqueiras desmontáveis – as pré moldadas são fixas, e não podem ser movidas ou guardadas. Mas ainda assim são totalmente indicadas para casas onde se deseja construir de fato um cantinho para churrasco.

É importante ressaltar que independente da churrasqueira escolhida, se for necessário realizar de fato sua construção ou uma instalação mais elaborada para que ela fique fixa, é indispensável o auxilio de um profissional capacitado, já que ele estará preparado para entender as dimensões e os padrões que são necessários para cada modelo, como os que dizem respeito ao tipo de isolamento térmico, o tamanho da boca, a espessura da instalação do braseiro, entre outros.

Churrasqueiras Desmontáveis – Como Fazer?

Pessoas que moram em apartamentos geralmente podem ter limitações quanto a realização de churrascos, principalmente porque em vários condomínios existem regras quanto a fumaça que é expelida, além dos fortes cheiros, tudo visando que não aconteça atrito entre vizinhos. Além disso, os espaços livres em apartamentos geralmente são muito limitados, e por isso se torna necessário pensar em algumas alternativas, para que o churrasco não seja impedido.

Uma das melhores ideias para suprir essa necessidade de churrasqueiras tradicionais em apartamentos, é a utilização de churrasqueiras elétricas, que são aquelas que contam com um reservatório de água em sua parte inferior, ficando embaixo inclusive de uma resistência que gera o calor e não permite a propagação de fumaça. Esse tipo de churrasqueira é muito útil e totalmente desmontável, cabendo em uma simples caixa depois de utilizada e desmontada, mas ela deve ser comprada pronta e não se arriscar fazer nenhum tipo de gambiarra para construí-la, já que tudo o que diz respeito a eletricidade pode acabar gerando danos.

Churrasqueiras Desmontáveis

Churrasqueiras Desmontáveis

Porém, existe uma alternativa para quem deseja criar uma churrasqueira desmontável de uma maneira extremamente simples e baratas, mas que demanda uma quantidade maior de espaço – e que também seja possível fazer um pouco de sujeira – ou seja, em um apartamento não é uma boa ideia. Essa é uma forma de fazer uma churrasqueira desmontável mais rústica, onde são necessários somente itens como tijolos e uma grelha, sendo que a quantidade de tijolos deve ser escolhida conforme o tamanho da churrasqueira que se deseja.

Antes de tudo a área a ser escolhida para a montagem da churrasqueira deve ser limpa e preparada, deixando o solo totalmente nivelado, evitando problemas relacionados a grelha bamba e consequentes acidentes. Após isso os tijolos devem ser empilhados de acordo com o tamanho desejado, sempre se conferindo a estabilidade da churrasqueira. Depois de algumas camadas de tijolo já é possível encaixar a grelha e, se necessário, colocar mais algumas poucas camadas de tijolo para que fique um pouco mais seguro.

Finalmente o churrasco já pode ser feito e aproveitado da melhor maneira possível, e após a finalização do mesmo, basta esperar tudo esfriar, recolher os materiais e limpar a área, esperando somente um outro momento oportuno para a realização de outros eventos do tipo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *