Churrasqueira Caixote Como Fazer

Tem coisa melhor do que receber seus amigos para um churrasco no final de semana? Se você está no grupo de pessoas que não abre mão desse momento especial vai gostar das dicas que apresentaremos abaixo de como montar uma churrasqueira. Esses toques vão te ajudar a confeccionar a sua própria churrasqueira com facilidade e principalmente com segurança. O churrasqueiro agradece um projeto bem planejado e bem executado!

Dicas de Como Montar Sua Própria Churrasqueira

Então vamos começar a montar uma churrasqueira completa e mais segura para o churrasqueiro e os convidados?

Materiais Refratários

Para montar sua própria churrasqueira o ideal é contar com materiais refratários como tijolos e massa refratária além de placas refratárias para o braseiro. Fica a dica de que é possível encontrar braseiros refratários prontos facilitando a confecção desse item. As placas refratárias somente são necessárias para dentro do braseiro. O uso de itens refratários tem como objetivos evitar que o calor se dissipe para o ambiente. Além de tornar o ambiente mais agradável seu churrasco ficará pronto mais rapidamente.

Atenção ao Caminho da Fumaça

Na hora de preparar o churrasco é importante cuidar para defumar apenas a carne e não os seus convidados, não é mesmo? Para evitar que a fumaça se espalhe por onde não deve fique atento para a largura e altura da sua chaminé. A coifa também chamada de garganta (a parte que vai afunilando) deve ter largura e altura suficientes para conseguir puxar a fumaça para a chaminé. Aliás, a chaminé também não pode ser muito estreita para que consiga dissipar toda a fumaça.

Uma dica é que a coifa pode ser metálica sendo feita de chapa metálica pintada ou de inox. Outra possibilidade é instalar uma coifa elétrica como aquelas de cozinha, o trabalho de puxar a fumaça é feito com o auxílio de um exaustor elétrico. No entanto, também vale evitar que o sistema coifa-chaminé puxe muita fumaça fazendo com que o carvão seja muito rapidamente gasto tornando seu churrasco mais caro.

Cuidado Com o Retorno da Fumaça do Churrasco

Manual de Montagem de uma Churrasqueira

Manual de Montagem de uma Churrasqueira

Para evitar que a fumaça dissipada pela chaminé retorne para incomodar os seus convidados é fundamental ficar atento para a altura da mesma em relação ao teto. A diferença de altura em relação à chaminé e o teto deve ser de 60 a 80 centímetros em média, mas é claro que isso pode variar de acordo com o tipo de telhado que possui.

Quando o telhado é muito inclinado, por exemplo, é essencial manter essa distância entre 60 e 80 centímetros da chaminé. Outros obstáculos devem ser considerados no projeto de desenvolvimento da sua chaminé como ter prédios e muros altos no entorno. Os elementos altos em volta da chaminé tem influência sobre os ventos podendo empurrar a fumaça chaminé a dentro novamente e com isso iniciar o processo de defumar os convidados.

Acessórios São Bons Investimentos

Hoje em dia você encontra uma grande variedade de acessórios para facilitar o preparo do seu churrasco e alguns deles podem realmente ter grande utilidade. Uma boa opção para organizar o churrasco consiste no apoio para espetos e grelhas. Para os adeptos de tecnologia a dica é apostar num sistema de rotação automático, por exemplo.

Lembrando que muitos dos acessórios podem ser comprados depois de montar a churrasqueira por não serem necessariamente usados dentro dela. No entanto, se você quer adquirir kits deve comprar observando o tamanho da sua churrasqueira para que sejam compatíveis. Inclusive você pode montar considerando o tamanho do acessórios.

Facilite a Limpeza

Para tornar o processo de limpeza da sua churrasqueira mais fácil a dica é adotar o uso de base de apoio do carvão vazada, com tijolos furados ou com uma grelha metálica. Gordura e cinza se acumularão numa gaveta metálica permitindo recolher com facilidade.

Churrasqueira de Vidro + Coifa Metálica

Churrasqueira de Vidro + Coifa Metálica

Churrasqueira de Vidro + Coifa Metálica

Churrasqueira de vidro é mais facilmente integrada ao ambiente, a dica é construir somente o braseiro com uma gaveta para o recolhimento das cinzas. Faça apenas o fundo da boca do leito para cima usando vidro temperado para fechar as laterais. Para a retenção assertiva do calor é necessário que o vidro lateral chegue até a altura da coifa.

Churrasqueira Pré-Moldada

Ideal para quem deseja algo mais rápido de montar e com um visual tradicional, além de ter excelente relação custo e benefício. Esse tipo de churrasqueira já tem a estrutura pronta inclusive com chaminé. O trabalho fica por conta de montar e aplicar as barras refratárias no braseiro.

Churrasqueira Pré-Moldada

Churrasqueira Pré-Moldada

De maneira geral essas churrasqueiras vêm sem um visual muito trabalhado, mas já podem ser usadas. Conforme seu orçamento permitir você pode ir incrementando deixando a peça mais de acordo com o restante do espaço. Uma forma de integrar a churrasqueira ao ambiente é revesti-la com o mesmo material da bancada da pia, por exemplo.

Gostou dessas dicas para montar a sua própria churrasqueira com uma boa economia?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *