Como Fazer Churrasco Na Churrasqueira a Bafo

A Churrasqueira a Bafo

Nos dias de hoje é possível encontrar uma grande gama de modelos de churrasqueira, o que apesar de ser muito bom, já que faz com que seja mais fácil encontrar uma que se enquadre nos mais diversos gostos, também pode acabar fazendo com que a escolha de uma churrasqueira para se adquirir seja uma tarefa um tanto quanto difícil, principalmente pelo fato de as informações sobre cada uma delas não ser tão fácil de se encontrar, principalmente aquelas informações que são de fato relevantes para se fazer uma boa escolha.

Dessa forma, uma das intenções desse artigo de hoje é fazer com que sejam mostradas algumas informações que de fato irão ajudar uma pessoa que deseja adquirir uma churrasqueira, em especial a churrasqueira a bafo, que é bastante famosa e fácil de ser encontrada nas mais variadas lojas e estabelecimentos. A churrasqueira a bafo, como o próprio nome já sugere, tem o papel de abafar os alimentos que estão sendo preparados em seu interior, e isso faz com que, consequentemente, esses alimentos permaneçam em uma temperatura mais elevada por mais tempo, podendo chegar até mesmo a ficarem lá por várias horas.

O principal tipo de alimento que nela é preparado são as carnes, porém é totalmente possível encontrar alternativas para os vegetarianos e veganos, e assim sendo, na maioria das vezes todos esses alimentos que são feitos na churrasqueira a bafo, tem o seu cozimento realizado apenas com o calor interno, e não com labaredas, como é o que acontece com as churrasqueiras mais tradicionais. Além disso, a churrasqueira a bafo também realiza duas funções de forma complementar, ou seja, ela cozinha e grelha o alimento ao mesmo tempo, garantindo assim um sabor único e que agrada muitas pessoas.

Um ponto muito positivo desse tipo de churrasqueira é o fato de que ela tem a tendência de consumir muito menos carvão do que as churrasqueiras que são abertas, pois a falta de exposição direta com o ar auxilia nessa economia. Dessa forma, as pessoas que optarem por cozinhar carnes ou outros alimentos que tem a característica de serem demorados, como é o caso da costela, por exemplo, com certeza irão gastar quantidades menores de lenha e / ou  carvão, ainda que o processo de cozimento seja demorado, já que as brasas da churrasqueira tem baixíssima exposição e contato com o ar. É importante deixar claro que essa exposição é baixa, mas ainda assim existe, já que o ar é necessário para o funcionamento dessa churrasqueira, e normalmente essa entrada de ar acontece através de uma pequena chaminé que pode ficar tanto acima, quanto na lateral dessa churrasqueira, variando muito conforme o modelo analisado.

Como já foi apontado, um dos pontos mais fortes da churrasqueira a bafo, é o fato de que até mesmo as carnes consideradas mais difíceis de cozinhar, quando seguindo algumas dicas e cuidados, podem render resultados maravilhosos, e isso vale inclusive para aquelas carnes que conhecemos como sendo “carnes de segunda”, por não serem tão macias.

Os principais exemplos desse tipo de carne são aquelas bovinas como costela, cupim, peito, lagarto e músculo. Na maioria das vezes as pessoas as preparam em panelas de pressão, mas as assando nas churrasqueiras a bafo o resultado pode ser tão bom quanto, e elas podem terminar desmanchando na boca, que geralmente é o que se deseja.

Todo esse efeito do cozimento na churrasqueira a bafo é conseguido pelo fato de existir uma tampa que tem o papel de equilibrar a temperatura no interior da churrasqueira e também de isolar a saída de ar, sem que tudo isso faça com que o churrasco fique queimado. Como já foi apresentado, é a chaminé existente nessa churrasqueira que faz com que a entrada de ar seja regulada, e isso consequentemente possibilita o aumento ou a diminuição da temperatura interna da mesma. Ou seja, conforme a saída de fumaça fica mais aberta, maior a possibilidade de serem criadas labaredas e consequentemente maior a temperatura. O contrário também é válido: quanto mais fechada a abertura de ar, menor a temperatura da churrasqueira e também maior a chance das brasas se apagarem.

Ficou muito claro o quanto a parte de regulagem de entrada de ar é importante e deve ser cuidada com muita atenção durante todo o churrasco, já que caso ela seja esquecida totalmente aberta, e a tampa principal da churrasqueira ficar totalmente fechada, com certeza o resultado será desagradável, pois as chances de a carne torrar são altíssimas. Por isso é fundamental ressaltar que a abertura de ar deve ser sempre observada, e o ideal é que não se deixe nem completamente aberta, nem completamente fechada.

Churrasqueira a Bafo na Grama

Churrasqueira a Bafo na Grama

Outro problema relacionado a essa entrada de ar é mais ligada ao processo de fabricação, já que caso os fabricantes dimensionem mal esses chamados respiros, isso pode acabar influenciando negativamente no resultado final do churrasco.

As churrasqueiras a bafo não são raras, e podem ser encontradas sem muitas dificuldades nos mais variados locais, seja pela internet, ou ainda em supermercados, açougues, lojas de construção, etc. O preço desse tipo de churrasqueira pode variar bastante, mas em média, R$300,00 é um valor justo para a aquisição desse item, desde que sejam churrasqueiras de uso doméstico, e não aquelas profissionais.

Foi possível perceber que a churrasqueira a bafo é uma excelente alternativa, sendo inclusive bastante versátil, já que pode tornar possível a preparação de vários tipos de alimentos, inclusive pizzas, por exemplo. Agora, logo abaixo serão apresentados maiores detalhes de como realmente deve se fazer um churrasco nesse tipo de churrasqueira, já que esse é o foco do artigo de hoje.

Como Fazer Churrasco Na Churrasqueira a Bafo

Como foi amplamente apresentado acima, a churrasqueira a bafo é uma das alternativas ideais para a preparação de carnes consideradas de segunda, mas é claro que ela não se limita a isso, sendo possível utilizar os mais variados cortes e estilos de carnes. Um exemplo de corte que é extremamente famoso e apreciados nos churrascos brasileiros é a picanha, sendo que os fatores que mais chamam a atenção nesse corte é o fato de ser bastante suculenta e saborosa. Como o foco do artigo de hoje é mostrar como se faz churrasco em uma churrasqueira a bafo, é a picanha que será utilizada para exemplificar, mas de maneira geral, o procedimento é basicamente o mesmo para todos os outros tipos.

Assim sendo, para fazer um churrasco de picanha na churrasqueira a bafo, os ingredientes necessários são: uma peça de picanha de aproximadamente um quilo, três dentes de alho amassados, uma xícara de farinha de trigo, sal refinado a gosto (pois o sal grosso pode fazer com que a picanha fique salgada além da conta) e papel alumínio.

Com os ingredientes em mãos, já é possível temperar a picanha com o sal em um recipiente, e depois disso polvilhar a farinha de trigo em toda a superfície da carne. O ideal é que nessa etapa seja utilizada as mãos para fazer com que a pressão deixe a farinha realmente grudada na carne. Após isso, a picanha já pode ser colocada sobre o lado brilhante de uma folha de papel alumínio, o alho amassado já pode também ser espalhado sobre a carne e por fim o papel alumínio embalado ao redor da carne. Terminado esse processo o ideal é que se deixe a carne descansando por aproximadamente vinte minutos fora da geladeira, antes de partir realmente para o processo de assar a carne.

Depois de passado esse tempo, a carne deve ser levada ao fogo, em um momento em que a brasa esteja bem quente e sem chamas. Assim a carne deve ser colocada sobre uma grelha a uma distância de aproximadamente quarenta centímetros do braseiro, com a gordura virada pra baixo e assá-la por aproximadamente vinte e minutos, tudo isso ainda embalado no papel alumínio. Passado esse tempo, o papel alumínio já pode ser retirado e a carne pode ficar assando por mais dez minutos de cada lado, ou até que se observe que ela já está bem dourada.

Após retirar a carne da churrasqueira é indicado que a deixe descansar por alguns minutos, para que assim todos os sucos da mesma se assentem e a picanha fique totalmente suculenta, do jeito que agrade todo mundo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *