Como Montar Uma Sala Pequena?

Os imóveis estão com espaços cada vez mais reduzidos, trata-se de um reflexo da necessidade de mais apartamentos e casas para atender a demanda crescente do mercado. A sala é um dos ambientes que mais sofrem com essa redução de metros quadrados e muitas pessoas se veem diante de um verdadeiro desafio para montar o cômodo com funcionalidade e o melhor aproveitamento da área possível.

Dentre as possíveis soluções para esse tipo de impasse estão à escolha de móveis com dupla função (aqueles tipo dois em um) e integração com outros ambientes da casa. O mais importante é que a decoração tenha o estilo do dono e foque no bem-estar dos moradores e dos visitantes. Para montar a sala perfeita é necessário tirar as medidas do cômodo e claro pensar em como adequar os seus desejos ao espaço disponível. Continue lendo para saber como montar uma sala pequena.

Dicas de Como Montar Uma Sala Pequena

Ao se deparar com uma sala pequena algumas pessoas ficam confusas quanto a melhor maneira de organizar o ambiente. Sofás retráteis, prateleiras, nichos, móveis dobráveis entre outros elementos de organização e potencialização do espaço são interessantes para ter uma sala bonita e com espaço de circulação. Abaixo listamos dicas para te ajudar nesse processo de decoração de um espaço pequeno.

– Móveis Com Pouca Profundidade

Algumas salas de apartamentos modernos se assemelham a corredores sendo bem estreitas. Uma solução para conseguir ter móveis organizadores como estantes e racks para televisão é investir em peças com menor profundidade. As suas estantes devem ser mais altas do que largas.

Lembre-se que é importante manter um espaço de circulação no ambiente. Você pode optar por um sofá retrátil assim pode aumentar o tamanho dele quando estiver assistindo e reduzir quando desejar poder se deslocar pelo ambiente.

– Espelho

Espelhos são itens capazes de potencializar o tamanho de um ambiente visualmente. O espelho deve ser posicionado de tal forma que reflita a sala criando uma sensação de continuidade, assim você sempre terá a impressão de que o ambiente é mais amplo. Isso contribui para ter uma sensação de maior descontração no cômodo.

– Rack e Painel

Rack e Painel

Rack e Painel

A combinação de rack e painel é bem interessante para organizar itens importantes para a sala como a televisão, livros e objetos decorativos sem necessariamente ocupar todo o espaço com móveis. Mais uma vez a pouca profundidade entra em cena para salvar a decoração.

– Revestimento Claro

Revestimento Claro na Sala

Revestimento Claro na Sala

Outro truque para fazer com que a sua sala pareça maior do que realmente é consiste em escolher revestimento claro para o piso e pintar as paredes de uma cor clara. As tonalidades mais claras como branco, por exemplo, criam uma sensação de maior amplitude. Você pode até contrastar com a escolha de móveis de tonalidades mais escuras que ainda assim terá esse efeito de aumento visual.

– Invista na Iluminação

A iluminação é um elemento decisivo para que sua sala pareça mais ampla, o ideal é ter uma fonte de luz artificial centralizada e pequenos focos distribuídos pelo ambiente. Algo que funciona muito bem é ter lâmpadas direcionadas para elementos de decoração na sua sala, pode ser acima ou abaixo de uma prateleira ou do painel de televisão. Se a sua sala fica com áreas sem iluminação pode passar uma sensação de ser menor.

– Móveis Com Nichos

Móveis Com Nichos

Móveis Com Nichos

Quer guardar seus objetos favoritos na sala sem parecer que estão empilhados? A dica é investir em móveis com divisão de nichos. Estantes com espaços de tamanhos diferentes em sua estrutura contribuem para que você consiga alocar tudo o que deseja ter a mão na sala e ainda deixar espaços respiros entre os objetos. A distância entre os elementos e o equilíbrio entre os itens maiores e menores colabora para uma sensação decorativa mais agradável visualmente.

– TV Embutida

TV Embutida

TV Embutida

A televisão pode ser um elemento complicado de alocar numa sala pequena já que os aparelhos estão cada vez maiores. Uma forma de resolver essa questão é embutir a TV num nicho da sua estante assim você pode aproveitar as demais prateleiras para dispor seus objetos pessoais.

– Ponto de Cor

Móvel da Sala Colorido

Móvel da Sala Colorido

Para quem deseja obter o efeito de maior amplitude proporcionada por paredes e piso claros, mas sem abrir mão de cores vibrantes recomendamos a criação de um ponto de cor. Você pode escolher um imóvel colorido para inserir numa sala totalmente branca, por exemplo. O estilo minimalista de decoração faz exatamente essa proposta o uso de elementos de cores neutras sem estampas e texturas com elementos pontuais de cores vibrantes.

– Integração Com a Cozinha

Sala Com Integração Com a Cozinha

Sala Com Integração Com a Cozinha

Muitos apartamentos novos não têm paredes dividindo alguns cômodos como a cozinha e a sala, por exemplo. Modernize a sua decoração optando por ter uma cozinha americana (aquela que tem um balcão como divisória para o restante da casa) e integre-a a sua sala.

Uma forma de poder dar festinhas na sua casa mesmo com um espaço reduzido. No dia a dia essa integração permite que os moradores da casa conversem entre si enquanto fazem atividades diferentes.

– Janela Grande

Janela Grande na Sala

Janela Grande na Sala

Ter uma janela grande ou uma porta para uma varanda ajuda a fazer com que o pequeno cômodo pareça mais amplo do que realmente é. Uma forma de potencializar essa sensação é adoção do uso de persianas, conforme o dia vai passando você vai fechando mais e mais as divisórias alterando a forma como a luz entra no cômodo.

Além disso, janelas grandes proporcionam boa incidência de luz natural de maneira que a iluminação artificial ganha uma ajudinha para deixar o espaço visualmente mais amplo.

– Paleta de Tons Terrosos

Paleta de Tons Terrosos

Paleta de Tons Terrosos

Se você gosta da ideia de ter uma sala pequena e deseja que ela se torne mais aconchegante indicamos a adoção de uma paleta de tons terrosos para a decoração do ambiente. Essas cores tendem a criar uma sensação agradável de acolhimento e pode ser especialmente bom durante os meses mais frios do ano. Crie contrastes entre tons terrosos mais claros que puxem para o neutro e tons mais escuros e fechados.

Gostou dessas dicas para decorar uma sala pequena? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *