Você já deve ter ouvido falar em nichos, aquelas caixas vazadas que são usadas na decoração dos mais variados ambientes, podem ser utilizadas sozinhas ou acompanhadas de muitas iguais e ainda podem substituir diversos móveis, especialmente as estantes.
Eles são muito versáteis para serem usados na decoração e, por isso, são perfeitos para os ambientes menores. Isso, em razão de atuarem como as prateleiras, fazendo o aproveitamento máximo de todos os lugares, podendo ser usado na vertical, com mais possibilidades no momento de guardar os materiais usados no dia a dia, sem que haja a interferência na circulação do cômodo.
Eles podem ser encontrados nos mais diferentes estilos, formatos e cores, e deixam tudo o que você precisar ao alcance das mãos.
A Decoração Com Nichos
Fazer a decoração dos ambientes utilizando os nichos é ver tudo de maneira dinâmica e divertida. Esses módulos independentes podem ser de madeira ou MDF e fazer parte de criativas e composições, especialmente na parede, fazendo com que se possa criar uma enorme quantidade de combinações. Além disso, eles ainda podem ficar ótimos quando utilizados apoiados diretamente no chão.
Os nichos surgiram na decoração dos mais variados ambientes há bem pouco tempo e apareceram com a finalidade de fazer a substituição das estantes tradicionais, de uma forma bastante descontraída. Como já informamos, os nichos se moldam de maneira independente, por isso, funcionam como uma espécie de quebra-cabeça, por isso, a disposição dos mesmos em todo o ambiente depende exclusivamente da criatividade de cada um, assim como da função que cada uma das peças terá no local.
Isso ocorre em razão de que, em cada ambiente, essas peças ganham diferentes destaques. No quarto e no banheiro eles possuem o papel de facilitadores na organização dos objetos e miudezas, porém, na sala o objetivo é deixar os objetos em evidência, para que tenham destaque na decoração.
Qual Tipo De Nicho Se Deve Escolher
Há vários tipos de nichos que são vendidos no mercado, feitos até com vários materiais, tais como laca, madeira, fórmica, e drywall. A principal diferença existente entre eles está relacionada a seu preço e ainda a sua durabilidade: os modelos fabricados em madeira são os que possuem maior durabilidade e ainda os que possuem o custo mais alto.
Os modelos também variam, pois podemos encontrá-los tanto fechados quanto abertos. Os modelos que são fechados auxiliam na organização da casa e servem para guardar revistas, documentos, jornais, e ainda todas aquelas coisas que você deseja manter fora dos olhos dos outros. Os nichos que têm modelo aberto podem ser usados para acomodar objetos que auxiliem na decoração do ambiente, como livros, obras de arte e porta-retratos.
Melhor ainda é saber que os nichos são perfeitos para serem utilizados em ambientes que tenham bem pouco espaço, já que liberam o chão, que por sua vez, pode ser utilizado com a ocupação de outro tipo de móvel, por isso, o nicho organiza de tudo e ocupa somente o lugar na parede.
Dicas Especiais De Como Usar Os Nichos
Caso o ambiente seja integrado, como cozinha e sala ou sala e quarto, os nichos são excelentes opções para serem utilizados na forma de divisórias. E a maneira de prendê-los à parede depende somente do tipo de finalidade que ele possuirá no lugar. Caso deseje colocar objetos que sejam mais pesados, como enfeites e livros, o melhor é que se faça uso de parafusos, para não arriscar e esperar que tudo caia lá embaixo.
Conseguir transformá-lo em uma divisória de cômodos ou ambientes também é uma maneira divertida de usá-los na decoração. É possível fazer isso prendendo um ao outro até chegar ao teto ou a meia altura, montando uma divisória bonita e leve, perfeita para dar um destaque e uma harmonia ao espaço. Junto com a divisória você ainda leva uma estante, excelente para expor miudezas ou guardá-las.
Nichos Abertos
Os nichos abertos, aqueles que mostram todo o seu conteúdo, devem conter peças, acessórios e objetos que primem pela beleza, pois chamarão bastante a atenção dentro do compartimento. Da mesma maneira que expõem tudo, podem ser usados para colocar objetos de uso diário, assim estão sempre ao alcance, especialmente canetas, controle remoto, celular, e outras coisas mais.
Os nichos são muito bem-vindos em outros ambientes também e não somente na sala e nos quartos, podem ser usados sem medo na cozinha e no banheiro, por exemplo. Na cozinha eles podem ocupar o lugar dos armários, servindo para serem ocupados por copos, pratos, eletrodomésticos como liquidificador, panela de arroz, sanduicheira, grill e muito mais. Também ser colocados neles panelas e bacias, especialmente aqueles objetos que são usados o tempo todo, pois como os nichos são abertos, seus objetos recebem mais poeira e sujeira que aqueles que estão guardados em ambientes fechados.
Já para o banheiro os nichos servem como organizadores também, e podem ser usados para guardar material de limpeza, toalhas de banho e rosto, tapetes, papel higiênico, sabonetes e aquilo que você achar que seja necessário.
Para os quartos os nichos, se colocados no chão podem servir como criado-mudo, por exemplo, ou apenas como objetos decorativos. No quarto das crianças servem para guardar os mais variados brinquedos, desde ursos de pelúcia, bonecas, até carrinhos de controle remoto e bola de futebol.
Enfim, nos nichos cabe tudo e muito mais, além de proporcionar uma leveza muito mais ao ambiente em que são inseridos. Caso opte por usá-los, procure cores e estilos que combinem com o restante da decoração e monte na parede de acordo com sua imaginação e, como eles são livres e independentes, podem ser organizados de qualquer maneira.
Aproveite para encontrar vários deles nas lojas de móveis e materiais convencionais ou ainda através da internet, em lojas de móveis e decoração como C & C, Mobly, KD, Tok & Stock, Americanas, Submarino, Shoptime e ainda muitas outras. Os preços variam de acordo com a marca dos mesmos e ainda conforme os materiais que são usados na fabricação dos mesmos, por isso, pesquise bem antes de adquirir seus nichos e aproveite!