O churrasco já é considerado uma paixão nacional, nada melhor que um fim de semana com os amigos e familiares comendo uma carne e jogando conversa fora. Mas aposto que você já comeu churrascos maravilhosos e alguns que a carne não estava muito legal, ou estava queimada, muito crua, queimada por fora e crua por dentro. Esses problemas acontecem por causas de alguns erros cometidos por muitas pessoas.
Os erros mais comuns são:
- – A quantidade de carvão;
- – A qualidade do carvão;
- – Levar carne gelada ao fogo;
- – Não virar constantemente as carnes ao fogo;
- – Labaredas que tocam a carne;
- – Tirar a gordura da carne;
- – Não controlar a chama e o calor;
- – Esquecer que o que assa a carne é o calor e não a chama diretamente sobre a carne.
Dicas De Como Acender a Churrasqueira:
Para acender a churrasqueira primeiro verifique se o carvão está extremamente seco. Verifique se a quantidade de carvão é a ideal, algumas churrasqueiras usam mais carvão que outras e a época do ano também influência, mas geralmente o cálculo é de 4 kg de carvão para um churrasco com 10 pessoas.
As maneiras mais populares de acender uma churrasqueira são:
- – Enrole jornal em uma garrafa, quando esse jornal ficar firme, retire a garrafa e encharque com álcool o cone de jornal, coloque esse canudo envolto com carvão dentro e fora e coloque cuidadosamente fogo no jornal. O fogo dura mais tempo, ajudando a brasa se formar, mas sua fumaça é toxica e solta muitas cinzas.
- – Pegue um pão amanhecido e o embeba de álcool, coloque envolto em carvão na churrasqueira e coloque fogo. Precisa abanar bastante para que a brasa seja criada, mas pega fogo de forma rápida e uniforme.
- – Encharcar o Papel higiênico com óleo de cozinha e colocar um pouco de carvão em cima e atear fogo. Depois que pegar fogo abanar para fazer brasa. Apesar do fogo pegar rápido a fumaça que faz é escura e toxica e não pode parar de abanar até a brasa se manter.
- – A forma mais segura de acender a churrasqueira é com álcool em gel. Você pode utilizar o processo do pão para ajudá-lo.
Lembre-se: O álcool líquido 70% em muita água em sua mistura, o que faz com que ele seja ais difícil de pegar fogo e o risco de acidentes é muito maior.
Como Controlar O Fogo:
O erro mais comum e o pior que pode acontecer é de colocar a carne quando o carvão ainda não virou brasa ou não controlar as labaredas.
A temperatura ideal para a carne pode ser controlada pela sua mão. Aproxime a mão do fogo, com calma, na altura da grelha (sem colocar a mão na chama). Conte os segundos até você necessitar tirar a mão pois ficou muito quente.
- – 2 Segundos: o fogo está quente demais, espalhe as brasas um pouco mais e se necessário acrescente carvão, uma dica é deixar um pouco de carvão longe da brasa do centro, assim é só espalhar se estiver muito quente.
- – 5 ou 6 Segundos: O fogo está ideal;
- – Mais que 6 segundos: O fogo está frio, coloque mais carvão para criar mais brasa. Lembre-se de não abafar a brasa já existente.
Como Apagar as Labaredas:
As labaredas surgem por conta da gordura da carne pinga no fundo da churrasqueira, não pense que uma maneira de resolver esse problema é colocar a carne sem gordura, isso só fará que ocorra outro desastre, sua carne ficará dura. Então para não cometer mais gafes algumas dicas de como acabar com as labaredas e outras de como não o fazer.
-
Alguns acham que acabar com o fogo é só jogar água, mas ao jogar água você faz com que a churrasqueira perca o seu calor, além de que a água faz com a fuligem branca se desprenda do fundo e atinja a carne.
-
Uma lata dentro da churrasqueira faz com a temperatura fique mais estável e assim fazendo com que a não apareçam tantas labaredas.
-
Se você quiser utilizar água, não use apenas uma pequena quantidade, pois produz bons resultados e não levanta tanta fuligem, mas mesmo assim afaste um pouco a carne. Uma dica é utilizar um borrifador de água.
-
Retirar por um momento a carne do fogo para que o fogo abaixe. Assim a gordura da carne não sustentara o fogo.
-
Existe um tipo de grelha que é chamada de argentina, é um tipo de grelha com canaletas, essas servem como que um deposito de gordura, evitando que ela caia no fogo. É ideal para bifes, linguiça ou frango.
-
Os uruguaios dizem que para manter o calor constante é necessário mover o carvão e não a carne. Diferente do que se faz no Brasil, que se move a carne para a gordura não cair sempre no mesmo local.
-
Nas churrasqueiras de bafo não existem labaredas de fogo.
-
O método mais eficiente e utilizar as cinzas do churrasco anterior. Você guarda um pouco dessa cinza e quando a labaredas aparecem é só jogar em cima com a ajuda de algum utensílio, como uma pequena pá. Assim o fogo some e o a temperatura da churrasqueira se mantem.
Essas dicas podem garantir um bom churrasco, até para o menos experientes.