Churrasqueira Pré Moldada Como Montar

A Churrasqueira Pré Moldada

No nosso país existe uma tradição muito presente que envolve o hábito de fazer churrascos, já que essa forma de se preparar carnes passou a ser sinônimo de comemoração e de confraternização, sendo sempre associado a sentimentos positivos. É por isso que aqui no Brasil é muito comum que se faça o churrasco em um horário que possa acabar se estendendo para o restante do dia, principalmente caso tenha uma situação especial para ser comemorada.

São por esses motivos que muitas pessoas tem o sonho de ter uma churrasqueira em sua própria casa, já que assim todo momento se torna propício para fazer um churrasco, não dependendo de aluguel de outros locais ou coisas do tipo. Esse sonho pode ser facilmente realizado, já que a gama de estilos de churrasqueiras existentes é imensa, sendo possível encontrar o modelo ideal para a situação e / ou necessidade da pessoa que a deseja, existindo inclusive as churrasqueiras portáteis e de tamanho reduzido, que são aquelas mais indicadas para casas ou apartamentos pequenos, como e o caso das churrasqueiras elétricas ou churrasqueiras a bafo.

Churrasqueira a Bafo

Churrasqueira a Bafo

Outras pessoas contam com um sonho ainda mais específico: desejam possuir todo um espaço reservado para a realização de churrascos. Possuir esse tipo de ambiente é muito bom, pois delimitar uma área para a realização desses eventos faz com que a bagunça não se espalhe para os outros locais da casa, bem como o cheiro e a fumaça também não irão infestar os outros ambientes. Além disso, esse espaço reservado faz com que as confraternizações fiquem ainda mais aconchegantes e confortáveis, proporcionando uma integração mais efetiva entre as pessoas e até mesmo abrigar um número maior de convidados. Levando em conta tamanha importância desse espaço, fica fácil de se compreender o porquê de as casas que possuem churrasqueiras e / ou áreas ou quintais grandes serem mais valorizadas no mercado.

Porém, existe um pequeno detalhe que limita a construção de uma churrasqueira, que é o valor. Por exemplo, construir uma churrasqueira clássica de alvenaria não é algo barato, já que é toda uma área com a necessidade de ser construída e revestida, além de também ser uma churrasqueira de grande porte, que talvez não seja a mais indicado para todos os espaços. É aí que se encaixa a churrasqueira pré moldada, já que ela é uma alternativa mais em conta de churrasqueira e que acaba cumprindo brilhantemente o papel de uma churrasqueira tradicional. Ela é o foco desse artigo e será mais detalhada logo abaixo.

A churrasqueira pré moldada, como o próprio nome já sugere, já vem pronta e é esse o ponto que mais agradam as pessoas que optam por ela. Além disso, outro ponto muito positivo desse tipo de churrasqueira é o fato de que ela torna possível que exista uma economia de espaço, mas para que isso seja de fato efetivo, todo o espaço deve ser medido e dimensionado adequadamente antes da compra, evitando assim qualquer engano.

Outro ponto que deve ser analisado com cuidado é a maneira como ocorrerá a saída da fumaça, evitando direcioná-la para locais como a própria casa ou a casa do vizinho, ou ainda evitar que ela fique inundando todo o ambiente. Esses são fatores extremamente inconvenientes e que podem até mesmo fazer com que seja preciso deixar de usar a churrasqueira.

Carnes na Churrasqueira

Carnes na Churrasqueira

Além de o fato dessa churrasqueira já vir pronta, toda a sua instalação é feita de maneira muito tranquila e fácil e isso acontece pelo fato de os módulos serem fabricados de uma forma que o encaixe seja perfeito. É isso que possibilita que a altura da churrasqueira seja escolhida livremente. Todos esse módulos são feitos de concreto e isso faz com que possa se escolher instalar essa churrasqueira tanto em locais cobertos, quanto ao ar livre, lembrando sempre que é necessária uma maneira para o escoamento dos gases.

Nas churrasqueiras pré moldadas de grande porte – aquelas que pesam aproximadamente quinhentos quilos – as principais partes que a compõe são: coifa grande e coifa pequena; base da coifa superior e inferior; caixa do braseiro externo e sua base; base de sustentação; tubo para chaminé; gaveta e caixa do braseiro que precisa ter um revestimento refratário na parte interna.

Nas churrasqueiras pré moldadas pequenas – que são aquelas que possuem cerca de trezentos e oitenta quilos – as principais partes que a compõe são: coifa; base um e dois da coifa; caixa de Draseno e sua base; base de sustentação e caixa com revestimento refratário.

Como Montar Uma Churrasqueira Pré Moldada?

Montando a Churrasqueira

Montando a Churrasqueira

Conforme já foi falado acima, para se montar de maneira adequada uma churrasqueira pré moldada é importante que se escolha um bom lugar. Nesse momento é importante observar se o local desejado possui uma maneira de fazer com que a fumaça seja escoada corretamente, evitando assim problemas como os que já foram apresentados, como o de ser direcionado para janelas, para varais, ou coisas do tipo. Uma coisa interessante de ser pensada é em um local para armazenar os utensílios utilizados no churrasco, como grelhas e espetos, por exemplo.

Após fazer essa análise e esse estudo do espaço é importante fazer um bom nivelamento de onde será instalada a base da churrasqueira, pois isso irá garantir que ela não ficará torta. A melhor maneira de se fazer isso é molhando as peças e colocando a massa refratária com o auxilio de uma pá.

Após fazer todo o nivelamento da base, um próximo passo interessante é enumerar as peças da churrasqueira antes de se começar a aplicar o cimento para fazer a fixação. Tudo isso para facilitar e evitar possíveis retrabalhos. Na maioria das vezes os componentes da chaminé são iguais, então esse é mais um motivo para preparar tudo antes de se iniciar o trabalho, e desse modo, todo o processo será fácil e rápido. Após essa preparação já é possível organizar o componente fixador, sendo o cimento mais indicado. Um outro item necessário é a á que ira alisar o material e também uma escada, já que a churrasqueira é um pouco alta e não é possível trabalhar na parte de cima sem um auxilio.

Homem Montando a Churrasqueira

Homem Montando a Churrasqueira

Dessa forma, finalmente os módulos já podem ser conectados e fixados, tudo de acordo com as recomendações dos fabricantes. O cimento deve ser colocado de maneira abundante, já que o excesso pode ser facilmente retirado, não prejudicando assim a estética da churrasqueira.

Depois de todo o processo basta esperar a secagem completa da churrasqueira que para ser segura para o uso demora pelo menos uma semana. A partir daí já é possível organizar a decoração de todo o espaço e planejar a decoração, chamando todos os amigos e familiares para a estreia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *