Móveis em Patchwork: Informações e Como Fazer

Você já pensou em ter uma decoração criativa em sua casa e diferente de qualquer vitrine de loja que você já viu? Se sim, talvez o que você esteja procurando sejam móveis em patchwork. A técnica vem sendo utilizada há muitos anos em tecidos para decoração de quarto e estofados, mas ganhou o gosto dos decoradores e tem sido indicada para decorar uma casa inteira.

A técnica de patchwork é mais frequentemente associada com colchas de cama. O ofício nasceu da necessidade econômica de economizar tecidos e não comprar colchas de cama nova, por isso algumas pessoas criaram o que se chama colchas de retalhos. Na antiguidade, eram feitas de sobras de tecido de costureiras, mas hoje a popularidade é tanta que algumas pessoas compram tecido apenas para usar a técnica de costurar retalhos uns nos outros e criar objetos decorativos, como os móveis.

A técnica de patchwork não é hoje usada apenas em colchas de cama. Você pode encontrar em material de tapeçaria e móveis sob medida também. O uso de apenas uma peça com técnica patchwork no mobiliário pode iluminar qualquer canto escuro e dar um novo visual a um ambiente sem vida.

Como Se Faz Patchwork?

Qualquer pessoa pode fazer peças em patchwork. Você pode fazer a mão ou usando uma máquina de costura, tendo apenas que fazer pontos mais firmes, caso use o trabalho manual. Corte tecidos do mesmo tamanho em quadrados, retângulos ou triângulos, seja o formato que desejar. Uma as pontas até formar uma peça com um grande mosaico de tecido. Você pode criar almofadas, colchas de cama, tapetes e o que mais quiser usando apenas a técnica de costurar as pontas.

Algumas pessoas ainda criam patchwork usando cola para tecido. Desde que bem aplicada, a cola une perfeitamente os retalhos e cria o mesmo efeito que a costura, sendo até mais simples para um trabalho manual que usar uma máquina de costura ou uma agulha e linha com as mãos.

Peças Coloridas com Patchwork são Recomendadas por Decoradores

Para os decoradores de interiores, as peças com estofado usando esta técnica são ótimas para animar ambientes e criar um visual despojado e projetos modernos. Cores vividas dão alegria a cômodos mórbidos e, por isso, a técnica caiu nas graças dos decoradores mais modernos, antenados nas novas tendências. Revistas como Casa Cláudia indicam o uso de móveis assim para decorar salas, quartos e até varandas com sabedoria e estilo.

A técnica anda sendo usada para revestir diversos tipos de móveis. Você já encontra no mercado sofás, poltronas, cadeiras, mesas, mesinhas de cabeceira e até espelhos decorativos usando esta técnica de cobertura. Os projetos andam cada vez mais inovadores, com boas dicas de uso e combinando com diversos ambientes. 

Onde Encontrar Móveis em Patchwork

A melhor pedida para comprar Móveis em Patchwork é procurar lojas de móveis sob encomenda, artesãos ou até fazendo você mesmo. Em lojas de móveis tradicionais você dificilmente vai encontrar tais itens, pois eles são fabricados com técnicas manuais. O melhor é conhecer mesmo o serviço de algum artesão e fazer a encomenda.

Caso já tenha uma casa decorada e queira apenas complementar o visual, encomendar pode ser a melhor opção para assim você poder escolher os tons do tecido e combinar de forma estratégica com o cômodo a ser aplicada a peça. 

Como Cobrir Móveis e Estofados com a Técnica Patchwork

Outra pedida pode ser fazer você mesmo a cobertura. Para cobrir sofás e estofados você deve primeiro criar o patchwork com pedaços de tecidos costurados um a um. Costure com sobras, pois uma parte da cobertura do estofado fica internamente para prender o tecido, por isso a medida de sua costura deve ter ao menos 20 centímetros de sobra de todos os lados.

Para aplicar no sofá ou poltrona você terá que retirar as almofadas e prender com grampeador próprio para isso. Note na parte de baixo do seu estofado que são grampos industriais que prendem o tecido e não uma costura. Caso não saiba como fazer, você pode criar o tecido em patchwork e levar para uma pessoa aplicar a técnica de recobrir seu estofado. O mesmo pode ser feito em poltronas e puffs, criando efeitos bem divertidos.

A cobertura de móveis deve ser feita como uma customização. Você cria o mosaico de tecidos e cobre os móveis com cola para tecido ou cola tudo ou ainda cola quente. Como o tecido vai deixar uma textura, você pode usar um verniz incolor para dar um melhor acabamento ao seu móvel, o que costuma ser bem eficiente. Outra dica é usar uma mistura de cola e água para plastificar uma mesa ou cadeira sem uso funcional, apenas decorativo. A mesma técnica pode ser usada em qualquer objeto de madeira como prateleiras, mesas, molduras de quadro e espelhos.

Como Usar Móveis em Patchwork na Decoração

O estilo divertido combina com casas mais modernas e ousadas. Quanto mais divertida for a combinação, melhor. Contudo, como o patchwork usa diversos tons e estampas, o ideal é usar em ambientes com paredes sem textura e de tom único. Com paredes brancas é sempre uma boa pedida, pois os moveis com este tipo de estampa ganham mais destaque. Outra opção é escolher uma cor que predomine nas estampas dos móveis e aplicar na parede, desde que seja calmo e claro. Paredes pretas tornam o ambiente mais baixo, menor e mais quente.

Cores como vermelho vinho podem combinar, mas tons como rosa, amarelo e lilás são mais alegres e dão um tom divertido a este tipo de decoração.

Evite escolher todos os móveis com patchwork em um mesmo espaço. Se as estampas forem diferentes, você estará criando um ambiente extremamente gritante e com informação demais. Tais móveis combinam mais quando usados na solução, como uma poltrona com móveis coloridos, ou uma cadeira apenas em um universo de móveis rústicos para ganhar destaque. Neste tipo de decoração, menos é mais. Use tapetes e demais acessórios combinando em tom único, sempre na cor predominante na estampa patchwork para os objetos não brigarem por atenção.

Posts Relacionados

Confira mais detalhes de como fazer móveis revestidos com a técnica patchwork e renove a decoração da sua casa gastando pouco. Os móveis customizados na decoração, dão um toque moderno e ao mesmo tempo vintage. Temos posts com tutoriais de como customizar uma cômoda e dar uma cara nova a ela.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • onde posso comprar tecidos em pacthwork para encapar sofá

    Marcio 2 de abril de 2014 10:01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *