Como Customizar uma Cômoda

A cômoda é uma das mobílias mais conhecidas em todo mundo, também é muito prática, está presente nos quartos de quase todas os lares, nele é onde você pode guardar suas roupas, roupas de cama, papéis, roupas miúdas, suas bijuterias, perfumes e ainda acomodam TV. Em alguns casos a cômoda é sua substituta direta da penteadeira, com o espelho colocado na parede, logo acima do móvel.

Normalmente as cômodas ficam nos quartos, como já dito anteriormente, mas hoje é “regrinha” de decoração se tornou defasada, então estes móveis podem ser usados em diversos ambientes, começando na sala de estar, no hall e nos banheiros.

Cômodas

Cômodas

Por Que Usar a Cômoda?

A cômoda é um ótimo móvel para quem necessita de muito espaço, podendo ser encontrada de vários modelos no mercado de movelaria. Esta grande quantidade na variedade foi feita exatamente para poder atender a todos os gostos.

A cômoda é o tipo de móvel que não toma muito espaço e um dos seus grandes diferenciais é o fato de poder ser usada de diversas maneiras diferentes, como: para guardar roupas, desde a roupa usada diariamente, como roupa de cama, mesa e banho.

Uma função muito utilizada é como bancada, outra forma de uso é como criado mudo, algumas pessoas a incorporaram no banheiro adaptando uma pia. Algumas mamães colocam no quarto do bebê e a utilizam como trocador de fraldas e roupas de seu pequeno, e ainda tem a função em um escritório servindo para guardar pastas e documentos e muitos outros papéis.

Como Comprar uma Cômoda

Se você deseja comprar um cômoda, o primeiro passo a ser tomado é analisar o seu estilo, e como está a decoração em sua casa, afinal, você encontrará uma variedade imensa de modelos, tamanhos, cores, formas, design e acessórios.

Existem cômodas mais rusticas, feitas de material mais simples, que não tem acabamento mais sofisticada, estes tipos devem ser valorizados também, assim como as cômodas mais modernas e cheias de design. Porém, a maioria das pessoas quando precisam ou compram uma cômoda, procuram não errar e parte sempre para as de modelos mais clássicos.

Mas se você tem uma cômoda cheia de poeira, guardada em um cantinho da sua casa, se foi herança de família e se não quiser mais e ela for daquelas bem antigas, feitas de madeira de lei e com um estilo bem requintado, procure algum decorador, eles pagam bem por estas verdadeiras relíquias.

Mas você não quer se desfazer, afinal a cômoda tem um valor sentimental inestimado. não se preocupe, existem 2 soluções, a primeira é você mandar reformar e ela ficar igualzinha como era no passado e a segunda é que você pode ter um pouco de trabalho e dar a sua cara para esta cômoda velha e sem jeito. Torne-a uma peça única, customizando-a, deixando-a com uma aparência bonita e com o seu jeito. 

Customizando Uma Cômoda Velha

 Para começar sua reforma é necessário corrigir os defeitos encontrados na peça, faça uma busca bem detalhada, procure por partes quebradas, como um pé quebrado ou faltando, verifique se tem cupim e se a gaveta está com algum problema.

Quando começar a restaurar a sua cômoda, você precisará de lixas, pois ela precisará receber um revestimento novo ou uma pintura, isso vai depender do estilo que você escolherá para sua customização, vamos dar algumas dicas.

  • Quando falamos de cômoda antiga do tempo das nossas avós, encontramos com certeza uma peça de design clássico. Para podermos customizá-la, devemos tomar cuidado para estragar uma verdadeira arte. Pode começar pintando-a, colocando uma nova cor, também pode colocar estampas e novos acessórios como: puxadores diferentes e cheios de design inovador. Mas lembre-se neste tipo de peça o que marca mesmo é a estética inicial do móvel.
  • Para deixar sua cômoda de outra cor, você precisará lixá-la, removendo totalmente sua pintura antiga, depois terá que limpar retirando todo pó que ficou na superfície, para somente depois aplicar a nova tinta.
  • Se quiser algo mais moderno, inovador e vivo, recomenda-se trabalhar com cores fortes em sua cômoda.
  • Também pode-se revestir a cômoda com tecido dando uma nova aparência para o móvel de madeira, você pode trabalhar com as texturas das cores e das estampas.
  • Pode-se usar adesivos, depois da cômoda pintada da sua cor preferida, deixando a cômoda personalizada e valorizando as preferências do seu dono.
  • Também se pode trocar apenas alguns detalhes e deixar a cômoda mais moderna às vezes trocando os puxadores já fazem uma grande diferença. Podendo usar papel de parede, papel contact liso ou estampado sua cômoda ficará diferente e elegante.

Para customizar uma cômoda existe muitas técnicas diferentes que podemos utilizar, desde a aplicação de um verniz até usar papel contact. Observe alguns passos para customizar aquela cômoda que você ia jogar fora.

Com Papel Contact

Você Vai Precisar de:

  • Papel contact
  • Tesoura
  • Estilete
  • Esponja, sabão liquido e água
  • Álcool
  • Régua e fita métrica

Para Aplicar:

 Limpe sua cômoda, não deixe poeira, nem serragem, com a ajuda de uma esponja umedecida em água com o sabão, lave todo o móvel e deixe secar, meça com a fita métrica a área que você aplicará o papel, vá retirando a proteção do papel contact aos poucos e vá colando.

 Use uma régua para tirar as bolhas, cobra toda a superfície, se ficar alguma bolha fure com uma agulha, e se sobrar papel nos cantos deixe para cortar no outro dia. Se quiser você também pode fazer somente os detalhes com o papel contact.

https://www.youtube.com/watch?v= http://www.youtube.com/watch?v=M024BLRy_G0

 Com Papel de Parede

Primeiro passo é lixar a cômoda toda, limpá-la tirando todo pó, Agora cubra com fita crepe as áreas que irão receber o papel de parede, pinte o restante do móvel com tinta esmalte e um rolo deixe secar para dar uma segunda mão de tinta, use pincel nas quinas e nos pequenos trechos.

Enquanto você espera secar corte o papel na medida do tampo e das gavetas, você pode usar sobras de papel, pois usará pouco material, tire a fita crepe e pincele cola branca diluída em água, coloque o papel do centro para as bordas e vá pressionado com um pano seco retirando toas bolhas.

Com Chita ou Tecido

É muito fácil revestir sua cômoda com tecido, você pode revestir só as gavetas ou ela toda, recorte o tecido escolhido na largura da gaveta com um pouco de sobra (mais ou menos 1cm), para o acabamento passe cola branca na gaveta, depois estique o tecido com as mãos,retire o excesso e faça o acabamento, coloque os puxadores e sua gaveta estará nova.

Uma cômoda antiga pode se transformar num belo móvel para a sala, ou num roupeiro com aplicação de uma pátina. As possibilidades da customização de uma velha cômoda são infinitas. Um dos principais aliados da customização da cômoda ou de qualquer móvel é a tinta. Tanto a versão acrílica de lata quanto as automotivas em spray podem resultar em verdadeiros milagres, quando o assunto é reformar a mobília. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *