Móveis Revestidos Com A Técnica Patchwork

A técnica patchwork é bastante milenar, mas ela é bastante simples e muitos artesãos calouros conseguem realizar na prática. Com o tempo, muitos profissionais foram se aperfeiçoando e criando modos alternativos de usa esta técnica. Hoje em dia, já existem maneiras de estofar móveis usando o patchwork, além de poder revestir outros usando a mesma técnica. Dessa forma, muitos começaram a querem aderir a esta moda, aprendendo como fazer tais revestimentos. Se você também quer saber como fazer dessa forma, não deixe de ler este artigo aqui no Cultura Mix!

Móveis

Móveis

O que é o Patchwork?

Literalmente, o patchwork é uma palavra que denota “trabalho com retalhos” e é por isso que o resultado final com esta técnica fica parecendo um verdadeiro mosaico. Os formatos variados dos tecidos também ajuda este método a ser bem conhecido no meio de quem gosta de trabalhar com as mãos.

Desde que o home aprender a tecer, que a técnica do patchwork é uma das que dominam o mundo dos artesãos. A mistura de tecidos e tipos de figuras geométricas também ajudou a favorecer o estilo de costura. Para revestir móveis, a técnica foi aperfeiçoada recentemente, fazendo com que o método fosse praticado com mais alguns detalhes.

Ideais Decorativas

Muitos se perguntam para que serve esta técnica aplicada a revestimentos de móveis. Na verdade, o patchwork acabou se tornando um método decorativo muito importante e alternativo. Para isso, muitos tecidos começaram a ser usados para forrar móveis como sofás e cadeiras, além de gavetas e estantes também. Esta ideia decorativa, além de dar um toque artesanal na sua casa, é algo bem simples de se fazer. É mais um jeito de dar aquela repaginada em toda a sua decoração, deixando tudo mais alegre e colorido, não esquecendo de misturar diversos tipos de tecidos.

O Squint

Toda essa ideia de revestir móveis velhos e até mesmo os mais novos acabou inspirando pessoas pelo mundo todo, até que fez surgir um projeto nomeado de Squint. Ele foi criado por uma artista plástica conhecida por Lisa Whatmough que resolveu investir muito na técnica do patchwork. Ela acabou criando uma coleção inteira de móveis revestidos com diversos tecidos bem coloridos, formando mosaicos incríveis e dando aquela verdadeira mudada no visual de qualquer cômodo.

Revestido em Tecido

Revestido em Tecido

Nesta exposição, até os pés dos sofás e dos móveis usados de forma diversa ganharam um toque desta técnica tão interessante. Colchas, almofadas e alguns acessórios também não escaparam, muito menso as luminárias dos quartos e da sala. O resultado foi o melhor possível e deu uma graça a mais nos ambientes da casa!

Olha como essa obra realmente ficou criativa: http://vilamulher.terra.com.br/moveis-estofados-revestidos-com-a-tecnica-patchwork-17-1-7886461-182.html

Revestindo Móveis com Tecido em Técnica Patchwork

Agora, você pode fazer o seu próprio revestimento usando o patchwork. Basta usar os seus dotes de artesão, pegar um móvel velho que precise daquela reginada e pronto: você conseguiu usar esta técnica ao seu favor. Confira abaixo o material necessário para a sua produção e saiba como fazer tudo passo a passo!

1. Material Necessário

  • Cola branca
  •  um pincel pequeno para passar um pouco de cola
  • um rolinho pequeno para passar mais uma camada de cola
  • verniz em spray fosco incolor para trabalhos artesanais ( o verniz para madeiras acaba manchando e por isso não é recomendado para este passo a passo em si)
  • tinta branca em spray para pintar os puxadores do seu móvel. mesmo que o branco seja aconselhado, use a cor que você escolher para a sua criação.

2. Modo de Preparar

  • Para começar a usar a técnica de pacthwork, antes arranje um móvel para pintar, desde que seja em madeira, neste caso. Comece cortando vários quadradinhos de tecido para monstra o seu mosaico e iniciar a aplicação da técnica.
  • Aplique a cola em uma parte do móvel e comece a aplicar bem os quadradinhos de tecido em cada parte para colar e formar o seu lindo mosaico em patchwork, não repetindo os retalhos. Não deixe de usar a sua imaginação nesta etapa! Na verdade, os retalhos diferentes é que criarão o verdadeiro efeito da técnica. Logo em seguida, não esqueça de recortar para fora os excessos de tecido para não deixar o trabalho feio e mal feito.
  • Depois de ter deixando o seu trabalho secar por pelo menos um dia, entra a etapa mais complicada do processo. Na superfície que estiver virada para cima, aplique cola com a ajuda de um rolinho. Passe o produto de forma uniforme por toda a superfície. Coloque tudo por cima do tecido para não escorregar! Até que tenha passado toda a cola por todo o produto, você deverá esperar alguns dias até que cada parte dessa esteja seca. Espere 24 horas em cada uma dessas ocasiões.
  • Depois de todo este tempo, é hora de aplicar o seu verniz em todo o produto. Em uma distância de 25 centímetros da margem , comece a plicar o produto, seguindo todas as instruções na embalagem do mesmo. A aplicação deve ser feita de forma uniforme para não estragar o seu trabalho.
  • Aplique o verniz em três camadas para cada lado do seu móvel, intercalando o tempo de secura. Este período deverá ter pelo menos 30 minutos entre cada demão de verniz. Vire sempre o móvel para que a aplicação seja feita da forma correta e sem deixar que as bolinhas se formem por cima do tecido.
  • Agora use a tinta para pintar os puxadores. Não esqueça que a tinta branca é a mais usada, mas nesta parte você pode usar o tom que achar melhor para a sua produção. Depois desta etapa, o seu móvel estará pronto e totalmente repaginado, usando a técnica patchwork em sua forma mais moderna!

Vídeo

Para conhecer um pouco mais sobre esta incrível técnica, nada melhor do que assistir À um vídeo muito interessante, que mostra como o método por revestimentos em patchwork realmente ganhou o mundo!

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *