Qual Deve Ser o Tamanho do Tapete da Sala?

Os tapetes funcionam como um importante item de decoração para a sala de estar adicionando mais graça e estilo para o ambiente. Com a grande variedade de modelos, cores, texturas e tamanhos muitas pessoas têm dúvidas sobre como escolher o melhor tapete para a sua sala.

Continue lendo para conferir dicas de como escolher o tamanho ideal de tapete para a sua sala assim como a forma mais correta de dispô-lo no ambiente. Seguindo essas dicas você terá um ambiente mais harmônico.

Tamanho do Tapete: Como Escolher o Ideal Para Sua Sala?

O tapete é o último item a ser escolhido para a sala de estar, pois isso permite ter uma ideia mais clara do tamanho perfeito proporcionalmente em relação à mobília e ao espaço do ambiente. O tapete deve ser maior do que a parte central da sua sala, assim a mobília ficará posicionada em cima dele. É fundamental que o tapete seja grande o bastante para pelo menos uma parte fique embaixo do sofá. Deve ter pelo menos a largura do sofá.

Essa peça deve ter idealmente cerca de 20 centímetros sobrando nas bordas. Para que não haja uma confusão visual entre o que é piso e o que é tapete é válido que o mesmo chegue até debaixo do rack – caso haja um. O tamanho do tapete precisa ser proporcional às dimensões da sala. Ao usar um tapete pequeno na frente do sofá numa sala grande se cria um aspecto visualmente estranho, o tapete fica parecendo um capacho.

Para quem deseja que a decoração da sala siga uma linha mais elegante recomendamos que o tapete cubra todas as mobílias centrais. De maneira geral o tapete da sala de estar funciona como um tipo de demarcação do espaço em que as pessoas que frequentam o ambiente devem estar.

E Se Eu Já Tiver o Tapete?

Para quem já tem um tapete e ainda não escolheu a mobília da sala recomendamos que tenha uma atenção especial para essa seleção de móveis. Os itens usados para compor a sala devem conversar com o visual do seu tapete no tocante a cor, tamanho e personalidade.

Qual a Melhor Posição do Tapete?

O formato do tapete – redondo, retangular ou quadrado – é determinante para te ajudar a fazer o posicionamento mais assertivo do acessório. Tapetes quadrados ou retangulares, os mais comuns, devem ser posicionados de maneira centralizada na área de convivência da sala.

Os tapetes redondos podem ser um pouco mais trabalhosos para posicionar, nesse caso é indicado coloca-los embaixo de mesas de centro ou conjuntos de mesa e cadeira separadas num cantinho. O ideal é que o tapete redondo tenha um local de destaque na decoração da sua sala. Numa sala grande é interessante ter um tapete redondo grande em que se possa distribuir todos os móveis. Em salas menores recomendamos criar ilhas com tapetes redondos menores.

Sobreposição de Tapetes: Alternativa Moderna

Se você quer usar mais de um tapete na sua sala pode apostar numa tendência que vem ganhando espaço no ramo de decoração, a sobreposição de tapetes. Para criar essa sobreposição é necessário que os tapetes tenham diferença de tamanho entre si e que tenham cores, formatos ou texturas que conversam entre si.

No caso de um tapete ser menor do que o outro você pode ter um efeito visual interessante colocando um sobre o outro. Se os seus tapetes são grandes você pode posicioná-los juntos para dar a impressão de que é um tapete só, isso só funciona se houver similaridade de cores e texturas. O ideal é montar a sobreposição e olhar de longe para ver se cria a ilusão de ser um tapete único.

Combinando Tapetes da Sala de Estar, Sala de Jantar e Sala de TV

Para quem deseja uma decoração mais coordenada entre os diferentes ambientes da sua casa – como a sala de estar, sala de jantar e sala de TV – indicamos que não opte por tapetes exatamente iguais para esses ambientes para não deixar com cara de carpete. Os tapetes devem ter um denominador comum entre si, pode ser a mesma paleta de cores, texturas semelhantes ou até o mesmo tipo de moldura de acabamento.

Em relação à distância que os tapetes devem ter entre si vale observar que cada caso é um caso. Observe a quantidade e disposição dos móveis nos seus ambientes para entender qual a distância ideal entre os tapetes. Dependendo do espaço entre os ambientes é possível até mesmo optar por três estilos diferentes de tapete.

Tapetes da Sala de Estar, Sala de Jantar e Sala de TV

Tapetes da Sala de Estar, Sala de Jantar e Sala de TV

Variedade de Tapetes

Dentre os tapetes mais procurados para decoração destacam-se os de desenhos e cores mais suaves. Flores estão no topo do ranking de padronagens mais procuradas. Quem vai coordenar diferentes tapetes deve procurar por peças que tenham o mesmo tom ou pelo menos tramas de alturas semelhantes. A composição harmônica é muito importante para ter um visual agradável.

Tapete Para Sala de Jantar: Qual o Tamanho Ideal?

O tapete da sala de jantar deve ter borda de pelo menos 1 metro a mais do que a área que está sendo ocupada pela mesa. Pense que é necessário ter espaço hábil para arrastar as cadeiras de maneira que não se enrosquem no tapete. Para ficar mais claro daremos um exemplo prático, no caso de uma mesa com 1,50 x 1,50 m é válido que o tapete tenha pelo menos 2,50 x 2,50 m.

A sobra mínima é de 70 centímetros, no entanto, está cada vez mais difícil conseguir isso haja vista que os cômodos estão tendo suas áreas reduzidas. No tocante ao formato do tapete é válido que ele combine com o formato da mesa. Para quem tem mesas redondas ou quadradas à dica é usar um tapete quadrado. Já se a sua mesa for retangular ou oval ficará melhor acompanhada por tapete retangular.

O tapete da sala de jantar deve ser de um material resistente que possa ser lavado com frequência e que não manche com facilidade. Boas opções são tapetes feitos de pura lã e 100% náilon. O tapete escolhido deve ser compatível com o uso que será feito do mesmo.

Gostou dessas dicas de como escolher tamanho do tapete da sala? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *