Tintas Com Efeitos Decorativos

Quando o pincel com textura e a moda das paredes com textura surgiu na decoração de interiores criou uma verdadeira febre na decoração de casas. O método é simples: você aplica argamassa na parede e enquanto a massa corrida ainda está mole, passa o pincel e cria a textura, para pintar quando a parede estiver seca. E se você não precisar de nada mais que algumas pinceladas? Esta é a proposta das tintas com efeitos decorativos, usadas para decorar ambientes internos de forma diferenciada e prática. 

A aplicação das tintas decorativas é de forma simples: um pincel ou rolo de pintura, passasse em um balde de tinta e pode aplicar na parede para se ter o efeito. Uma camada já é o suficiente para se notar o efeito, com duas ele ficará mais evidente. Ela pode ser usada em quartos, salas, cozinhas, banheiros e qualquer ambiente o qual você deseja dá um tom diferenciado ao espaço.

O diferencial da tinta decorativa é que ela imita texturas diferentes como concreto, bambu, camurça, mármore, linho, jeans, patina, aço escovado, palha, o efeito craquelado de esmaltes. Há ainda as opções de listras e fundos magnéticos para dar um visual mais moderno ao ambiente. Bacana, não é? Por isso tais tintas estão sendo bem recomendadas por decoradores para decorar interiores.

Tintas Com Efeitos De Texturas Podem Criar Diversos Efeitos

Existem diversos tipos de texturas criados por tintas. Conheça algumas:

Efeito Aço Escovado – para quem quer decorar uma casa em um estilo moderno, este é o efeito mais indicado. Ele lembra uma parede de metal lisa, e em ambientes muito escuros ajuda a refletir a luz e iluminar melhor. É como ter uma grande parede de aço em sua casa, mais linda e mais eficiente e de forma bem mais simples de fazer. Combina bastante em salas bem tecnológicas, com um bom jogo de TV e som. Combine melhor com móveis modernos em tons preto e branco.

Efeito Bambu – se seu estilo é rustico, esta tinta decorativa é perfeita para a sua casa. Ela cria uma textura como se tivessem diversos bambus lado a lado, semelhante a uma vara solitária, em uma perfeita imitação da madeira. É simples de fazer e combina com moveis de madeira de lei, casas com fachadas de tijolo aparente ou ainda quem adora um estilo simplista, com redes, almofadas na sala e despojada. Casas de veraneio e campo combinam bastante com esta textura na sala. 

Efeito Mármore – o mármore é um material bastante usado na decoração moderna em pisos e revestimentos de parede, e pode ser conseguido com as tintas decorativas. Opte por usar apenas em uma parede para não pesar o ambiente, e tenha cuidado na aplicação para ficar perfeito. Para ter mais brilho, dê um polimento com um aparelho adequado e obter o melhor do efeito na sua casa.

Efeito Linho – se é luxo e sofisticação que você está procurando, o linho pode te dar tudo isso. Use este tipo de tinta em quartos, salas modernas e até cozinhas com design arrojado. A cor irá diferenciar um pouco a textura, deixando ela mais aparente ou não. Para uma decoração discreta, use tons claros como salmão, rosa e bege. Para aparentar mais os entrelaçados, tons escuros como vinho, azul e vermelho são os mais indicados.

Efeito jeans – que tal um quarto moderno e com luxo? O efeito jeans pode lhe proporcionar isso. O resultado é igual a uma calça jeans com lavagem básica, com textura azulada e fios entrelaçando. É uma ótima ideia para usar em quartos masculinos, salas mais modernas e criativas. O importante é ousar bastante nos acessórios, pois o jeans é básico mas também atrativo para os olhos, combinando bem com o estilo despojado. Quanto mais criatividade em ambientes com este tom de parede decorada melhor!

Efeito concreto – básico, moderno e ao mesmo tempo estiloso, o concreto é uma ótima pedida para decorações sem erros. Você pode ter mais brilho de sua parede neste tom com um polimento. Combina com salas, terraços e até garagens com estilo rustico. Moveis de madeira caem bem neste tipo de decoração, principalmente os mais escuros para forçar ainda mais o estilo rustico. 

Como Usar Paredes Decoradas Em Decoração De Interiores

O grande segredo de usar paredes decoradas, seja com texturas tradicionais ou com tintas decorativas, é não abusar dos efeitos. Decoração demais acaba por chamar a atenção visual das pessoas mais que o necessário. Para evitar isso use a textura em apenas uma parede, que será seu foco como um painel. No geral será a parede a ser vista primeiro, como a que fica a televisão na sala, ou a que ficam as prateleiras do quarto ou a do espelho da cama do seu quarto. Pode ser um corredor também se este ocupar um espaço relevante em sua casa.

A parede com texturas deve ocupar um espaço diferenciado em um ambiente, como um quadro. Deve ser a maior do ambiente, de frente para a porta e bem iluminada. Não adianta colocar uma textura em uma parede que não será vista ou tão escura que a textura vai ficar despercebida, não é mesmo? Por isso ela costuma estar de frente para a porta ou ocupar uma posição relevante no cômodo. No caso das salas de estar, ela geralmente tem as poltronas viradas para a ela, por isso é a mesma parede onde fica a televisão.

A textura deve ter alguma relação com seus moveis usados. Nada de usar uma textura vermelha se seus moveis são todos em tom amarelo ou de material em aço. Use conceitos próximos: modernidade nas paredes, nos móveis, eletrônicos e acessórios também. Estilo rustico nas paredes, nos móveis também.

Use o tom sobre tom ou cores complementares. Se usar tons claros nas paredes, escolha tons escuros para os moveis para a parede ganhar destaque ou o inverso. Combinar tons complementares são cores as quais se completam na paleta de cores, como azul bebê na parede e um estofado azul escuro e assim por diante. Desta forma você evita erros no uso de cores. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *