A decisão de construir uma piscina em casa não deve ser tomada por impulso. No projeto estão envolvidos altos custos como as instalações básicas, que normalmente não custam pouco. O dono da casa deve levar em consideração as despesas de manutenção no uso constante da piscina. Se for vender o imóvel, não há certeza de recuperar seu investimento quando vender. Enquanto uma piscina pode ser atraente para alguns compradores, outros podem recusar pensando nas preocupações de manutenção ou segurança.
Caso você esteja pensando em aumentar o valor de revenda construindo uma piscina, uma boa pedida é investir em uma cozinha de alto padrão ou um banheiro extra para oferecer maior conforto aos moradores. Mas se você quiser a comodidade do entretenimento no quintal de casa e criar um ponto de encontro social em sua casa, nada preenche o projeto em igual proporção e sua ideia de construção de uma piscina é uma ótima pedida.
Custos De Uma Instalação De Piscina
O custo médio no Brasil para instalar, equipar e encher uma piscina de 300 metros quadrados de concreto começa em torno de 20 mil reais. Caso o dono queira adicionar em detalhes estéticos como cachoeiras, iluminação, paisagismo, e talvez um spa, o orçamento irá triplicar ou aumentar bem mais que isso.
O concreto é o material mais caro para usar em piscina, mas é também o mais resistente e oferece mais opções de personalização. Cascas de fibra de vidro com revestimento de vinil caem muito bem em uma piscina e são de qualidade inferior ao concreto, bem duráveis também e vão abrir a possibilidade para um orçamento mais barato. Contudo, ao optar por este uso de material o dono deve saber que vai ter que substituir o revestimento a cada 10 anos aproximadamente.
Alterar o forro requer drenagem da piscina e substituir o encanamento, portanto, mais tempo e mais custos se somam à obra. A maioria dos compradores de casa vai insistir para que você substitua o revestimento de vinil, mesmo que seja novo ainda para não ter que arcar com os custos.
A Instalação Da Piscina
Você vai precisar de empreiteiros e de profissionais hidráulicos que saibam instalar uma piscina. As etapas incluem avaliação do piso, cavar o buraco fazer toda a instalação dos canos necessários para alimentar a piscina com água limpa e de boa qualidade. Algumas pessoas usam um lençol freático, mas envolve outros custos como avaliação do terreno, mais profundidade e uma piscina maior para ser alimentada com tal água.
Todo o cuidado é pouco na instalação da piscina em si. Existem duas opções: comprar uma piscina pronta de concreto ou construir a sua própria. Ambas envolvem alto custo e precisam de uma hidráulica adequada para seu bom funcionamento. A construção pode envolver mais de três meses e precisar de acompanhamento constante para não haver erros.
O Sistema De Filtragem e Aquecimento
A bomba de filtração da água é a alma de um sistema de drenagem de uma piscina, por isso é preciso ter a bomba mais eficiente possível. A boa notícia é que as bombas novas, de boa velocidade e variável que estão no mercado irão usar até 80% menos energia a menos que as mais antigas com velocidade única, oferecendo uma boa economia nas despesas operacionais.
O dono deve estar preparado também para eventuais mudanças de clima em uma piscina aberta, por isso a água térmica é a melhor pedida. Se você está planejando aquecer a sua piscina, aquecedores a gás são os mais baratos para comprar e instalar. Porém, eles normalmente possuem um maior custo de manutenção. Muitos proprietários de piscinas optam em usar no lugar de bombas de calor elétricas uma extração de calor do ar circundante e transferir para a água. As bombas de calor demoram mais do que as movidas a gás para aquecer a piscina, mas são mais eficientes em termos energéticos, custando 400 reais a menos para operar.
Independentemente do sistema de aquecimento, é preciso ter uma cobertura solar na piscina para reter o calor e reduzir a evaporação e assim baixar os custos de energias gastos com o aquecedor. Contudo, em cidades quentes tudo isso pode ser dispensado e você pode ter uma piscina com apenas uma capa para proteger da chuva, que pode ser retirada a qualquer momento.
As Despesas De Manutenção Contínua De Uma Piscina
Ter uma piscina também exige um pouco de mão de obra. Todas as piscinas exigem que a água seja equilibrada com um pH adequado, alcalinidade, e os níveis de cálcio. Elas também precisam de higienização para controle de bactérias e germes, que é onde o cloro é tradicionalmente entra em cena.
No mercado atual, temos uma variedade de opções, incluindo sistemas que utilizam bromo, sal, ozônio, ionizadores, ou outros compostos químicos que podem ser menos irritantes para a pele. O cloro continua sendo o produto mais popular porque os custos iniciais são razoáveis, e você não precisa ser tão rígido na verificação dos níveis com um cronograma definido semanal. Mas os preços não variam muito e os cuidados são constantes.
Para se ter uma ideia dos gastos com manutenção, os custos de por ano para manutenção de uma piscina de médio porte podem sair por em média R$ 80 por semana com produtos e mão de obra para limpeza. O dono do espaço pode comprar um sistema de limpeza robótico para aspiração que custa bem caro, mas irá fazer o trabalho para você.
O dono também deve estar preparado para uma despesa constante em sua piscina e manutenção mesmo que não esteja usando. O consumo de água vai aumentar bastante e a água da piscina deve ser trocada a cada duas semanas completamente. O cloro apenas retira o lodo e micro-organismo da água, mas é preciso um coador para retirar completamente e depois de um tempo a água não pode ser usada mais. No inverno os cuidados devem ser os mesmos ou a piscina deve ser totalmente seca.