Usada no Brasil há mais de três séculos, a telha francesa tornou-se muito popular nas construções pelo fato de sua forma quadrada poder cobrir um metro quadrado, com somente 16 unidades, bem menos do que as demais, como as coloniais, por exemplo, que consomem 24 unidades para a mesma área.
O menor consumo de telhas, comparado com outros modelos, como portuguesa ou romana, ocorre devido a um consumo maior de madeiramento no telhado. Elemento de construção civil aplicado na cobertura de casas e edificações, a telha normalmente é elaborada em cerâmica, mas também pode ser feira de outros materiais, como madeira, plástico, vidro, metal, amianto, cimento, pedra, entre outros.
Normalmente são usados conjuntos de telhas, que se integram umas às outras, formando o telhado. Para evitar infiltrações de água no telhado, além de resistência ao vento e intempéries, as telhas devem oferecer encaixes perfeitos, para que o telhado dure por muitos anos sem contratempos.
É importante ressaltar que o modelo ideal de telha é aquele que se adapte ao clima predominante da região, bem como a disponibilidade de materiais, o modo em que será usado e a mão de obra local.
Por causa de seu tamanho e forma, a telha francesa pede uma inclinação bem maior do que os outros modelos de telhas de cerâmica, exigindo um maior gasto de madeira para compor a estrutura do telhado. No entanto, essa maior inclinação na estrutura é o que dá charme e beleza para a construção, sendo admirada por grande parte dos brasileiros.
Mesmo sendo um modelo muito apreciado no país, a telha francesa é adequada para regiões com relevo muito inclinado, e que apresentem ventos fortes, pois possui relevo na sua parte inferior e encaixe em suas bordas, para que possam se prender às ripas de madeira do telhado, se for necessário.
Esse modelo de telha é composto por somente uma peça, de formato quadrado, com saliências especiais que visam uma melhor aderência. Um metro quadrado de telhado pode ser coberto com apenas 16 unidades, entretanto como as telhas francesas são quase planas, a estrutura exige uma inclinação de 45% no telhado, investindo muito na estrutura de madeira.
Ou seja, economiza-se nas telhas, mas aumenta-se o gasto com a madeira da estrutura do telhado. Por isso, antes de decidir pelo uso desse modelo, faça uma pesquisa do custo desses materiais, para ver se compensa economizar mais nas telhas ou na madeira.
Vale lembrar, que como são colocadas sem ser necessário o uso das laterais ou de um material especial para fixá-las, seu tempo de montagem é mais rápido do que os outros modelos de telhas cerâmicas, além delas contarem com profundos acabamentos em seus quatro cantos, para que tenham um encaixe preciso.
A telha francesa está disponível no mercado na opção natural, esmaltada, revestida em poliéster ou com aspecto envelhecido. Converse com seu arquiteto para que ele verifique qual modelo de telha é adequado para o seu projeto de construção.
Independentemente do tipo de telha escolhida, é importante optar por produtos fabricados por empresas reconhecidas no mercado, de preferência com avaliação no Inmetro. A escolha de um produto de qualidade faz com que seu telhado dure por muitos anos sem problemas, protegendo você e sua família das intempéries.