Uma marca de móveis que provocou grande dor de cabeça para os seus clientes foi a Marinho Móveis. Até 2009, a empresa situada em São Paulo, era conhecida pelo público paulista por suas propagandas na televisão, mas subitamente no final do mesmo ano fechou as portas e deixou de entregar móveis já pagos pelos clientes.
Na época em que a empresa fechou as portas de suas lojas, centenas de clientes se reuniram em frente da loja principal, na Rodovia Raposo Tavares, em Cotia (SP) para obter informações e tentar retirar seus móveis. Um desses encontros foi registrado por um transeunte, que gravou um vídeo e o postou no Youtube:
No vídeo, clientes relatam o que aconteceu e desabafam, pois muitos deles entregaram diversos cheques pré-datados que estavam sendo descontados, mesmo com a não entrega dos produtos e fechamento da empresa.
Não é a toa que a Marinho Móveis apresenta 357 reclamações no site Reclame Aqui, um dos mais conceituados em reclamações de produtos e serviços brasileiros. No espaço reservado para declarações, os clientes lesados pela empresa também aproveitam para trocar informações e saber dos últimos acontecimentos envolvendo a empresa que fechou.
A empresa também lesou os seus funcionários. No mesmo site de reclamações, o pai de uma funcionária relatou o descumprimento de obrigações trabalhistas. No caso, sua filha, que trabalhou na empresa da unidade Raposo Tavares durante sete meses, não recebeu o salário do último mês em que trabalhou. O depoimento está disponível no link:
http://www.reclameaqui.com.br/812082/marinho-moveis/funcionarios-lesados/
Além disso, também não foi depositado o fundo de garantia da funcionária. De acordo com o depoimento, a empresa somente deu baixa na sua carteira de trabalho para dar entrada no seguro-desemprego. Por causa disso, o pai a convenceu a entrar na Justiça para receber o que lhe é devido.
A situação da empresa é delicada. Tramita no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (interior de São Paulo), processo trabalhista contra um grupo formado pela Marinho Móveis e outras empresas. Os funcionários pediam o pagamento de salários atrasados, o pagamento do INSS, que segundo a petição inicial, eram descontados da folha de pagamento e não eram repassados para a Previdência Social.
De acordo com o processo 495/2010, que tramita no TRT da 15ª Região, os sócios da Marinho Móveis realizaram uma manobra modificando dados cadastrais, como mudança de CNPJ e endereço de empresa, como forma de driblar encargos trabalhistas, sendo que uma dessas empresas tinha um imóvel penhorado para o pagamento de dívidas.
Como os representantes da Marinho Móveis desapareceram, clientes e outros funcionários lesados entraram na Justiça para receber o que lhes era de direito. Um escritório de advocacia na cidade de São Paulo representou clientes lesados em uma ação coletiva proposta no final de 2009. O objetivo era reaver o dinheiro que havia sido pago e recebido pela Marinho Móveis, além da devolução de cheques e cancelar protestos.
O caso da Marinho Móveis é um triste exemplo de empresas que quebram e lesam o consumidor, sendo semelhante ao recente caso da Imbra, uma rede de consultórios odontológicos que fechou as portas de repente e seus administradores desapareceram. E da mesma maneira, os cheques dos clientes continuavam a ser descontados.
Por isso, não somente na hora de comprar seus móveis, mas em qualquer compra parcelada, procure sempre pesquisar a idoneidade da empresa, converse com amigos ou familiares, confira em sites de reclamações como o Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br) se a empresa é honesta.
Se mesmo com esses cuidados a empresa o lesar, e não entregar o produto já pago, procure o PROCON de sua cidade e registre sua reclamação. Além disso, suste os cheques emitidos caso tenha um comprovante de entrega dos produtos. Também entre na justiça com um processo para que possa ter o seu dinheiro de volta juntamente com uma indenização.
ESTOU PASMO POIS COMPREI EM 2003 UM CONJUNTO ESTOFADO COM ELES NA RAPOSO TAVARES TANTO QUE HOJE ESTAVA PROCURANDO O SITE DA LOJA MARINHO MOVES PARA COMPRAR OUTRO JOGO DE SOFA DELES QUE FOI MUITO BOM TIVE A ENREGA DO PRODUTO NO DIA E NA HORA CERTA PREVISTA POR ELES FIQUEI NA EPOCA MUITO SATISFEITO COM O PRODUTO E HONESTIDADE DA MARINHO MOVES TANTO QUE HOJE ESTAVA PROCURANDO O SITE DA LOJA E ME DEPARO COM ESTA TRISTE REALIDADE O QUE É UMA PENA
Fui um cliente da marinho moveis em 1994 quando eu casei comprei cama jogo de sofa os produtos eram orimos e baratos estava procurando a loja quando deparo com esta triste noticia de falencia conheci o proprio marinho pessoalmente impressionante o carinho e dedicacao com o cliente como ele nos tratava obrigado por tudo