Sacada de Vidro

As Sacadas E Seus Principais Tipos

As sacadas são espaços extremamente valorizados nas construções nos dias atuais, já que em um imóvel esse item pode fazer total diferença, tanto nos residenciais, quanto nos comerciais e até mesmo nos imóveis onde funcionam escritórios, já que faz com que o ambiente fique mais amplo e com uma área que pode ser reservada para momentos de relaxamento e de descontração do dia a dia. Pensando assim, as sacadas podem ser exploradas de inúmeras formas, seja a tornando um ambiente fechado, fazer nela um jardim, deixa-la como um espaço para reunião de amigos e familiares, integra-la a um outro cômodo, entre várias outras possibilidades.

Como foi possível perceber as sacadas são ambientes muito versáteis e que conta com muitos pontos para tornar um imóvel mais valorizado, e uma das maneiras mais comuns que as pessoas enxergam para utilizar esse espaço é fazer como um ambiente externo digno de aproveitamento, já que um apartamento ou um escritório sem varanda pode dar a sensação de ser sufocante, então, tornar a sacada um local agradável pode ser algo muito positivo, e para isso, o mais indicado é utilizar uma decoração simples, mas aconchegante, que seja somente um detalhe, já que o importante mesmo será que a sacada consiga ser um bom lugar para curtir um pouco o ar livre. É possível colocar poltronas, mesa e cadeiras, para deixar o espaço ainda mais confortável para as pessoas aproveitarem esse momento no meio do dia a dia.

Outras boas utilizações das sacadas são para tentar criar um espaço que fique mais em contato com a natureza, como é o caso do cultivo de uma mini horta ou ainda a montagem de um jardim vertical, principalmente se o espaço for reduzido. No primeiro caso, além da mini horta tornar o espaço mais agradável, existe a vantagem de que os alimentos ali produzidos poderão ser utilizados, sejam ervas para fazer chás ou temperos para a comida como um todo, dando um toque muito especial nas preparações. Já no segundo caso, o jardim é a opção perfeita para pessoas que gostam de flores e plantas, mas que também tem apreço por colocar a mão na massa e cuidar dos verdinhos.

Nesse caso é importante pesquisar ou contar com o auxilio de algum profissional para entender qual o melhor local para alocar o jardim, já que as plantas demandam uma certa quantidade de luz solar e outros fatores do tipo.

Existem ainda pessoas que optam por fazer a integração entre a sacada e outros ambientes, se tornando por exemplo uma extensão de um home office, ou uma área gourmet vinculada a cozinha, entre várias outras possibilidades que a criatividade permitir. Na maior parte das vezes não é necessário nem mesmo fazer obras para tornar essa integração possível, basta apenas investir em uma decoração e em mobiliários harmônicos com o ambiente desejado, e também funcionais para a finalidade que se deseja, seja colocando uma escrivaninha ou uma mesa de estudos no ambiente, ou ainda uma mesa ou um balcão para que se possam realizar refeições no local, entre outras ideias.

Falando a respeito de obras e reformas em sacadas, é importante ressaltar que em várias cidades do Brasil esse processo pode ser um tanto quanto burocrático, como é o caso do Rio de Janeiro e de São Paulo, por exemplo. A flexibilidade nesse sentido geralmente é reduzida pelo fato de que quaisquer mudanças em uma sacada afetarem diretamente na fachada de todo o prédio, e por isso vários condomínios contam com suas próprias regras, para que assim consiga se manter um padrão. Porém, em locais cuja essas regras são mais maleáveis ou em casas que contam com sacadas, muitas pessoas podem ter o desejo de alterar algumas coisas nesse ambiente, como por exemplo, fechar a sacada com vidro, seja para controle de fenômenos da natureza (como ventos e chuva), seja para maior segurança ou ainda para maior privacidade, e é esse o foco do artigo de hoje: sacadas de vidro.

Sacadas De Vidro

Como já foi dito anteriormente, quando o imóvel permite essas alterações, é muito comum que as pessoas se interessem em modificar suas sacadas, seja para fazê-la se integrar com outros ambientes, como é o caso de estender uma sala ou uma cozinha por exemplo, e na maioria das vezes nesse caso é necessário fechar a sacada, sendo o vidro uma das melhores opções para isso, pois permite que a luminosidade e sensação de amplitude seja mantida, mas ainda assim seja possível controlar ruídos externos e também o clima, como já foi citado anteriormente. Porém, após ser tomada essa decisão de fechar a sacada com vidro, é importante que se leve em conta fatores como qual o tipo de vidro a ser escolhido, como deve ser feita a instalação e a manutenção dele e outros detalhes mais técnicos, para que assim o resultado seja realmente de sucesso.

O primeiro ponto a ser considerado ao se optar por fechar uma sacada com vidro é que os erros devem ser minimizados ao máximo – já que podem representar um grande prejuízo na obra – e por isso, é importante ficar atento a instalação das travas de segurança nos locais corretos e também nas roldanas reforçadas. Além disso, também é importante pensar se a preservação da vista é algo prioritário na decisão, já que caso seja, o ideal é escolher o chamado sistema de envidraçamento europeu, que é aquele no qual todas as folhas de vidro são recolhidas em um canto da sacada, possibilitando assim uma abertura total do espaço.

SacadaDe Vidro

SacadaDe Vidro

Outro ponto fundamental a ser analisado é o fato de que o tipo de vidro é uma decisão crucial na escolha, já que além do visual, ele também será responsável pela segurança e pela durabilidade dessa obra na sacada. Para fazer uma obra corretamente o mais indicado é que se contrate um profissional para analisar o ambiente e a partir disso, juntamente com a análise das expectativas dos moradores, escolher o tipo de vidro ideal. Porém, de modo mais geral os vidros mais indicados e mais utilizados são o laminado ou o temperado.

No caso do vidro laminado, a principal característica é que caso aconteça algum acidente ou eventualidade e o vidro quebre, todos os seus cacos ficam presos. Já no caso do vidro temperado, as maiores características são sua alta resistência ao impacto, e em casos de quebra, os fragmentos resultantes são bem pequenos. Dessa forma o ideal é sempre prezar pelo que oferece mais segurança, e isso varia muito conforme o projeto e o objetivo de cada aplicação, por isso a ajuda de um profissional é de extrema importância.

A principal manutenção a ser realizada nos vidros que cobrem uma sacada é a limpeza propriamente dita, já que sujeiras muito consideráveis irão chamar a atenção tanto das pessoas de dentro do ambiente, quanto das pessoas de fora. A limpeza na maioria das vezes é bastante simples, sendo necessário somente sabão neutro, água e um pano ou flanela macia, para auxiliar na remoção dos resíduos de sujeira do vidro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *