Luminária Quadrada

Luminárias são itens que podem contribuir significativamente para a decoração dos cômodos do seu lar dando um toque mais especial para os ambientes de acordo com suas características específicas de cor e tipo de luz. Os modelos de luminárias quadradas têm se destacado dentre as tendências decorativas e pode ser uma excelente escolha para a sua sala de estar ou de jantar.

Dicas Para Escolher Luminária Quadrada

Dependendo da intenção que você tem para a decoração do ambiente especificamente tem um ou outro tipo de luminária mais indicado. As luminárias pendentes, por exemplo, são excelentes alternativas para as salas de jantar por criarem uma atmosfera mais aconchegante para o momento das refeições.

Para quem tem a mesa de jantar na cozinha pode ser mais interessante optar pelos plafons com lâmpadas brancas laterais, isso deixa o ambiente com um visual mais dinâmico para trabalhar e convidativo para fazer suas refeições. Fica a dica de que não é somente na cozinha que as luminárias suspensas podem ser boas escolhas, elas podem criar um clima mais intimista na sala de estar entre a televisão e o sofá, por exemplo.

Quais os Tipos de Luminárias Que Existem?

Conhecer os tipos de luminárias existentes no mercado é essencial para que você possa fazer uma escolha mais assertiva para o ambiente dentro da proposta decorativa.

– Luminárias Pendentes

Luminárias Pendentes

Luminárias Pendentes

Modelo excelente para quem deseja criar ambientes mais aconchegantes, combina com a sala de estar e também com a mesa de jantar.

– Abajur

Abajur

Abajur

Abajures são excelentes alternativas para mesinhas de canto e mesinhas de cabeceira criando um foco pontual de iluminação para quem gosta de ler antes de dormir ou quer ter um pouco de luz para acompanhar as novidades nas redes sociais.

– Arandela

Arandela

Arandela

Indicado para ambientes em que não é necessária uma iluminação tão intensa como corredores e banheiros.

– Plafon

Plafon

Plafon

Ideal para os ambientes que necessitam de uma boa iluminação como escritórios e cozinhas. Esse tipo de luminária é mais discreto e consegue se alinhar bem com qualquer cômodo. Luminárias plafon podem substituir vários lustres e outras fontes de iluminação deixando o ambiente mais claro e confortável.

Os quatro principais modelos de plafon existentes no mercado são: Plafon de Sobrepor, Plafon Embutido, Plafon de Luz Difusa e Plafon de Luz Indireta. A seguir vamos explicar um pouco melhor as características de cada um.

Plafon de Sobrepor

Plafon de Sobrepor

Plafon de Sobrepor

Esse plafon se chama assim porque tem sua estrutura sobressaltada no teto sendo recomendado para casas que não teto de gesso. A fixação e feita na laje e pode compor a decoração de diferentes ambientes. Contudo, não se deve usar em grande quantidade porque pode pesar na decoração já que é um item bastante destacado. É possível encontrar esse tipo de plafon em vários formatos como quadrado, redondo, com cristais, com cúpula entre outros.

Plafon de Embutir

Plafon de Embutir

Plafon de Embutir

Uma opção mais elegante, mas que dá mais trabalho para instalar por ser colocado no forro que pode ser de PVC, gesso ou madeira. Como a luminária fica no mesmo nível do teto passa uma impressão de maior organização. Por ser embutido esses plafons são encontrados em formatos mais limitados como quadrado, retangular e redondo. Os dois primeiros são os que mais fazem sucesso.

Plafon de Luz Difusa

Plafon de Luz Difusa

Plafon de Luz Difusa

O nome desse plafon se deve a sua característica principal que é a de não direcionar a iluminação para um local especificamente, pois tem um difusor que suaviza e espalha a claridade. Trata-se de uma excelente alternativa de luminária para espaços como cozinhas, corredores, escritórios e banheiros. Pode ser encontrado no modelo de embutir e no de sobrepor.

Plafon de Luz Indireta

Plafon de Luz Indireta

Plafon de Luz Indireta

Modelo de luminária que direciona a iluminação para um ponto especificamente rebatendo a mesma em seguida para que possa ser espalhada. Normalmente a lâmpada é direcionada para o teto de cor clara com o objetivo de refletir a luz para todo o cômodo. Em alguns modelos são adicionados espelhos e cúpulas com essa função. Apesar de ser uma iluminação sólida em termos de distribuição de luz pode criar algumas sombras.

Mais de Um Modelo?

Há uma grande diversidade de modelos de luminárias com estilos distintos oferecendo diferentes intensidades de iluminação. Dessa forma você pode escolher mais de um modelo de luminária para compor a decoração dos seus ambientes. Considere quais são as intenções de cada cômodo do seu lar para escolher os modelos perfeitos para cada cantinho e que funcionem bem coordenados.

Considere a Cor da Luz

Você já percebeu que a cor da iluminação cria uma ambientação? Basicamente a cor das lâmpadas transmite uma sensação, por isso é essencial que a cor da luz seja observada no momento da escolha. Pense em primeiro lugar qual é o tipo de experiência que se quer ter num determinado ambiente para que possa fazer a escolha correta das lâmpadas. Abaixo vamos dar dicas gerais para os diferentes cômodos, no entanto, a escolha fica a critério do seu gosto pessoal.

– Sala de Jantar e Quartos

Nesses cômodos o ideal é utilizar luzes amarelas que criam uma sensação de mais aconchego e conforto, as pessoas se sentem acolhidas. No momento de dormir e fazer uma refeição em família é interessante criar uma ambientação de mais relaxamento.

– Cozinha e Escritório

Nesses dois cômodos é mais interessante apostar na luz branca pelo fato de que ela cria uma sensação de mais energia, algo relevante durante a realização de um trabalho ou o preparo das refeições.

– Banheiros

O motivo pelo qual é melhor usar luz branca nos banheiros é a sensação de limpeza que esse tipo de iluminação transmite. Esse mesmo quesito se aplica as cozinhas que precisam de um toque de mais limpeza.

– Cor de Acordo Com a Decoração

Outro tópico interessante na hora de escolher a cor das lâmpadas diz respeito a harmonização com a proposta da decoração. No caso dos ambientes mais clean é interessante apostar em lâmpadas brancas. Já as lâmpadas amarelas combinam com ambientes mais coloridos e vibrantes.

Gostou de saber mais sobre como escolher luminárias para a decoração da sua casa? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • essas luminarias sâo d+

    suerda 22 de maio de 2012 21:25

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *