Medidas Para Churrasqueira de Tambor

A Tradição Dos Churrascos

De maneira mais técnica e formal, o churrasco é basicamente um dos vários estilos de preparação de alimentos – principalmente carnes – onde ao invés de serem preparadas tradicionalmente em fogões e utilizando panelas, se usam grelhas e espetos colocados em uma churrasqueira. Esse tipo de preparação ganhou o coração de muitas pessoas e assim o churrasco se tornou um prato muito famoso em vários locais do mundo, inclusive no Brasil.

As carnes a serem utilizadas no churrasco podem tanto serem as processadas, quanto as in natura, mas ainda que sejam o ingrediente mais predominante e principal, também existem outras alternativas, tanto para compor o churrasco, quanto para pessoas que não comem carne, sendo os mais utilizados queijos, pães – como o famoso pão de alho – e ainda alguns legumes que ficam ótimos quando assados na churrasqueira.

As churrasqueiras são na maioria das vezes alimentadas por carvão, tendo toda uma estrutura que proporcione o desenvolvimento de fogo e de brasa – exceto as churrasqueiras elétricas, que produzem calor por meio de uma resistência elétrica como o próprio nome já sugere – e assim, a carne vai sendo assada com o calor gerado nessa estrutura toda.

Existem várias hipóteses para a origem dos churrascos, mas nenhum deles é totalmente concreta. A estimativa mais aceita é que os primeiros churrascos tenham sido realizados na época pré histórica, na mesma época em que o homem começou a entender mais e a dominar o fogo. Claro que o churrasco ainda não possuía esse nome, mas o princípio era bastante semelhante com o que conhecemos hoje, já que os povos da época também passaram a compreender que quando assada, as carnes ficavam muito mais macias e palatáveis do que quando consumidas cruas.

Ainda em épocas antigas existiam os moka’em que eram realizados pelos índios tupis sul americanos e que são uma espécie de “primos” do churrasco que conhecemos nos dias de hoje. Nesse processo os índios realizavam defumação das carnes, com o uso de grelhas de madeiras e por tamanha semelhança ele ficou sendo considerado um antepassado do churrasco atual. Os índios viram no moka’em uma alternativa para o consumo de carnes, que deixava as mesmas mais saborosas, mas que também estendia o seu prazo de validade, sendo assim muito positivo.

Carne na Brasa

Carne na Brasa

Com o passar do tempo o churrasco foi evoluindo juntamente com os artifícios e maneiras de preparo, deixando tudo muito mais aperfeiçoado. Muitos modelos diferentes de churrasqueiras surgiram, como é o caso da churrasqueira de tambor, que é o foco do artigo de hoje. Além disso, o tempo também fez com que o churrasco crescesse em seu significado, deixando de ser somente uma forma de preparar carnes e se tornando um evento realmente, principalmente entre os brasileiros, que amam fazer eventos comemorativos utilizando o churrasco.

Churrasqueiras De Tambor E Suas Dimensões

As churrasqueiras de tambor são churrasqueiras de estilo mais rústico e tradicionais, onde se é necessário somente o tambor, a fonte de calor e uma grelha ou um espeto, simplificando assim todo o processo do churrasco e mostrando que não é necessário nada muito especial para a realização do mesmo. O tambor dessas churrasqueiras pode ser tanto abertos, quanto fechados, sendo que no segundo caso é possível fazer carnes grelhadas e também assadas pelo bafo de calor.

Churrasqueiras De Tambor

Churrasqueiras De Tambor

Por ser uma churrasqueira mais simples, muitas pessoas optam por buscar maneiras de fazer a churrasqueira com as próprias mãos, o que gera assim uma economia bastante significativa. Na internet é possível encontrar vários tutoriais e vídeos explicativos de como fazer essa churrasqueira, que são os chamados DIY, ou Do It Yourself, que tem como tradução “Faça Você Mesmo”, então essa é uma ótima possibilidade para quem quer economizar nesse sentido.

A respeito das medidas da churrasqueira, existem várias dimensões para uma churrasqueira de tambor, porém a mais comum e mais vendida e utilizada nos últimos tempos é a churrasqueira na qual o tambor tem capacidade de duzentos litros. Assim sendo, suas medidas são de aproximadamente quarenta e sete centímetros de largura, oitenta e seis centímetros de comprimento e noventa e seis centímetros de altura. Como elas são mais padrões, é interessante que a pessoa que está construindo a churrasqueira também siga essas medidas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Área Externa

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *