?> Obras No Período de Chuvas | Imóveis Cultura Mix

Obras no Período de Chuvas

Se tem um fator que atrasa qualquer obra até mesmo aquela mais bem planejada e organizada são as chuvas. Pegando de surpresa ou não, quando são na época do ano que sabemos que é chuvosa, elas causam transtorno e costumam representar um atraso idêntico aquele número de dias que choveram.

Não adianta se lamentar ou ficar estressado quando a chuva começar a cair é melhor prevenir para diminuir o tamanho dos transtornos e acima de tudo do atraso. A melhor maneira de fazer isso é planejar bem o cronograma das obras levando em consideração as variações que o clima sofrerá no período determinado.

Segundo os engenheiros, um dos períodos mais críticos pode ser aquele do início da obra, se trata do momento em que está sendo feita a terraplanagem e a fundação, se forem necessárias escavações e colocação de tubulações, será mais complicado ainda dar andamento. O provável é que a obra tenha que ser completamente suspensa. Sem falar que a chuva influencia diretamente na permeabilidade do terreno e na declividade.

Resumindo, comece como ponto principal do seu cronograma a data de início da obra, que todo o trabalho com a terra não seja feito em um período de chuvas. Além de se perder tempo, pode ser perigoso para quem está executando o trabalho. O melhor período então para iniciar a obra é entre março, antes do início da temporada de chuvas fortes ou no fim do ano.

Pedreiros na Chuva

Pedreiros na Chuva

O que Fazer Diante de um Longo Período de Chuvas Depois da Obra já Iniciada

Nem sempre podemos iniciar a obra no período mais adequado ou nem sempre o período de chuvas é aquele que realmente deveria ser. É muito comum hoje em dia, mudanças climáticas completamente fora de época, neste caso, o primeiro passo, já que a obra foi começada e não tem como parar é redobrar a atenção e cuidados. Mais atenção ainda deve ter quem está fazendo corte no terreno, fazendo arrimo ou aterro.

O primeiro passo é parar a obra e criar um modo de drenagem do terreno onde está sendo feita a construção, criando um dreno e desviando a água da chuva para rua, impedindo que essa se acumule na obra. O segundo passo é usar uma lona para proteger os locais onde foram feitos cortes. É um modo de evitar o encharcamento.

Um outro ponto importante que deve ser evitado durante o início da obra e com o período prolongado de chuva são os buracos para tubulações. Isso porque a terra estará removida e pode acabar caindo dentro da perfuração. Falando nisso, qualquer movimentação na terra do terreno deverá ser redobrada e mais ainda quando se fala de um terreno com declive.

Os Problemas de Usar Concreto na Obra Durante o Período de Chuvas

Uma vez que se começa a trabalhar com o concreto é bom esperar que não chova, e neste caso, é preciso ter feito um bom cronograma e contar com a sorte para nada diverso do que normalmente teria que ser. É simples entender o motivo de tanta preocupação com o concreto durante o mau tempo, uma vez que ele precisa de pelo menos 28 dias para assumir a resistência ideal. Se nesse meio tempo começa a chover é muito provável que os muros de arrimo caiam.

Os Problemas na Fase de Alvenaria

Problemas não faltam durante uma obra com os dias de chuvas interruptas e um deles é observado durante o momento da alvenaria, assim como na fundação e na fase do concreto, esse é outro ponto delicado. Na verdade, os engenheiros aconselham a não levar a obra adiante neste período. Uma vez que os tijolos ficam encharcados com a água da chuva será impossível manter a parede no prumo e provavelmente você se deparará com uma parede com barriga. O prejuízo, neste caso, virá no bolso em seguida, com o aumento do gasto com cimento para consertar a diferença usando reboco.

A Fase da Cobertura e os Problemas com a Chuva

Na verdade, praticamente todas as fases da obra são afetadas pela chuva, algumas de maneira mais “trágica” e outras nem tanto. Se temos que incluir mais um momento delicado, esse seria a cobertura, a colocação da laje. Uma chuva forte pode retirar todo o material do concreto usado para fazer a laje, isto é, a areia e o cimento, deixando a parte da obra menos resistente. O estrago costuma ser visto somente depois que são retirados os escoramentos.

No caso de chuvas não muito fortes e com intervalos de bom tempo, podem ajudar um pouco na hora de colocar a laje, já que a água faz a cura do concreto.

Falando ainda de outras fases que a chuva definitivamente não é uma boa opção para a obra, entra na lista a pintura e os acabamentos externos. É impossível trabalhar com paredes úmidas e nem é recomendado se você quer um bom resultado. Segundo os especialistas, tentar pintar uma casa na parte externa num período de chuvas é jogar dinheiro fora. Essa fase da obra deve ser executada depois ou antes do tempo de chuva.

O que Fazer na Obra Durante o Período de Chuvas

Não pense que será necessário cruzar completamente os braços durante o período de chuvas, tem trabalho que pode ser feito neste momento da obra, como por exemplo, preparar as tubulações elétricas e hidráulicas, colocar o piso na casa e fazer outros acabamentos, como a colocação de torneiras e etc. É o único modo de trabalhar em quanto a chuva não diminui.

Outro fator importante, que os engenheiros fazem questão de alertar é em relação ao material que será usado na construção e como eles são guardados. O material deve ficar bem longe de enxurradas e da umidade. É muito comum, por exemplo, que as pessoas percam areia durante a época de chuva porque foi mal armazenada.

O cimento é outro material que sofre com o mal tempo e com a má conservação, ele não pode ficar em contato direto com o solo pegando umidade. O ideal é guardá-lo em um lugar seco e de preferência cobri-lo com uma lona.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *