Uma casa segura é uma obrigação básica para quem tem filhos de seja qual for a idade. E para isso você não precisa gastar muito! Medidas simples podem te ajudar a ter um lar mais seguro até mesmo para os adultos, para evitar acidentes que podem no pior dos casos causar a morte dos pequenos. Para saber como fazer para tornar a sua casa um ambiente com menos riscos de acidente, confira nossas dicas a seguir.
Coloque Redes nas Janelas
Crianças adoram se aventurar em janelaspara descobrir como o mundo é lá fora. Para evitar acidentes, se você tem filhos com menos de 10 anos, deve colocar redes em todas as janelas se mora em apartamento, não importa se no primeiro andar ou no décimo. Uma queda de um andar apenas pode quebrar a perna de crianças e ser fatal para pequenos que engatinham.
De igual forma, não estimule seu pequeno a olhar para o lado de fora. Retire estofados, bancos e poltronas que possam servir de escada para as crianças escalarem e irem até a janela. Também escolha redes com buracos muito pequenos para impedir que as crianças enganchem braços e pernas tentando atravessar a rede.
Instale Protetores em Suas Tomadas
Crianças adoram brincar com os pequenos buracos da tomada ou tentar ligar algo para copiar o movimento dos adultos. Você não pode contar com a sorte do pequeno não colocar objetos metálicos nos buracos das tomadas, bem convidativos para mentes férteis e curiosas.
Para evitar acidentes, coloque protetores nos buraquinhos que vão impedir que qualquer objeto seja enfiado e são bem difíceis de arrancar. Eles vão garantir a segurança de crianças e até mesmo adultos desatentos. Os protetores são vendidos em lojas de ferragens ou armazéns e custam menos de R$ 5. Procure pelos protetores mais difíceis de serem removidos e sem cores, não convidativos para as crianças pelo seu aspecto sério e não criativo.
Use Grades de Segurança na Escada e na Cozinha
Grades de segurança são vendidas em lojas de produtos para crianças, de utilidades domésticas e até pet shops, pois servem também para animais. São pequenas grades a serem abertas com movimentos para cima e com a finalidade de impedir a passagem de crianças menores. A dica é instalar a grade no pé da escada e na descida, bem como na porta da cozinha para impedir a passagem do pequeno. Elas só devem sair quando a criança chegar a uma altura muito superior à grade, que a possa pular sem problemas.
Rebaixe o Berço Sempre que Possível
Os berços devem ser usados em uma altura facilitadora para os pais quando a criança não puder sentar ainda. Quando ela já puder ficar de pé sozinha, o que acontece mais ou menos quando o pequeno chega aos 90 centímetros de altura, o berço deve ser rebaixado de pronto. Ignorar esta medida de segurança é contar com a sorte da criança não descer do berço e levar uma queda com a cabeça no chão.
Coloque Grades de Segurança na Cama
Ao menos até os seis anos, a cama é bem alta para uma criança e ela pode cair por falta de costume de usar a cama. Por isso é indicado usar grades de segurança de ao menos um metro de altura. Isso vai garantir que a criança role mas não caia. Aos poucos os pais devem baixar a altura para evitar constrangimento. Outra medida de segurança é colocar uma cama abaixo, comum em alguns modelos para evitar acidentes. Costuma ser usada também por crianças mais velhas com um sono inquieto.
Coloque Travas nas Gavetas
Por diversos motivos: as crianças podem abrir as gavetas e se machucar com elas ou podem mexer em objetos impróprios para a sua idade. As travas são abertas facilmente por adultos, mas dificultam bastante ou impedem o movimento pelas crianças que não possuem força e nem destreza para abrir. A mesma trava deve ser usada em armários, guarda roupa e portas de racks, onde sempre há objetos para machucar ou a criança pode se machucar com a própria porta.
Coloque Travas que não Deixem a Porta Fechar
Ou descanso de porta resistente o bastante para não ser arrastado pela criança. Isso evita que a criança se tranque em um cômodo da casa e cometa algum acidente. Mas esta trava não deve estar presente na porta em sentido da rua ou do corredor do apartamento. Esta deve estar sempre trancada.
Evite Móveis Pontudos ou Proteja as Quinas de Móveis
Pontas de móveis bem finas podem ser um convite para um acidente e um dolorido roxo na cabeça das crianças, em especial as que ainda estão engatinhando. Você pode proteger as pontas dos moveis e paredes com protetores ou ainda as arredondar para evitar acidentes.
Suspenda Itens de Limpeza e Remédios
Crianças são curiosas por natureza, em especial quando se diz “não pode”. Para evitar que sua curiosidade vença e cause uma fatalidade, todos os itens de limpeza devem estar suspenso, bem como medicamentos, na prateleira mais alta. Todo cuidado é pouco na hora de guardar itens tóxicos como remédios controlados e venenos para ratos, por exemplo. Se possível use um cadeado no armário ou travas de segurança. Faça um teste e veja se a criança sabe usar a trava se seu local para tais itens é baixo.
Desligue o Fogão e Feche o Gás
O ideal seria ter uma porta travada na cozinha, como a grade de segurança sugerida acima. Mas se não é possível, pense em desligar sempre o fogão direto na fonte e se possível, tranque o botijão de gás em um armário para garantir a maior segurança possível. Ao cozinhar, garanta que a criança não terá acesso ao espaço de forma alguma.
Jamais Deixe um Eletrônico Ligado
Mesmo que seja por um segundo para atender ao telefone. O risco de uma criança fazer um movimento brusco e se queimar é enorme! Por isso evite deixar chapinhas, assadeiras de pão, secadores ou qualquer outro objeto que tenha contato com e eletricidade. Saiu de perto? Desligue e guarde.