O Que Faz a Diferença na Hora da Construção

Construir uma casa para chamar de sua é um sonho de muitas pessoas, porém, para alguns esse sonho demora mais para sair do papel porque existem alguns custos que precisam ser mensurados e que podem elevar o total da obra. Pensando nisso elaboramos algumas dicas que podem fazer a diferença na hora da construção para reduzir os custos.

A escolha dos revestimentos, o uso de recursos para baratear os processos, a escolha de materiais alternativos entre outras medidas podem ser boas soluções para deixar o orçamento mais amigável. Para que sua obra entre no seu orçamento a dica é dedicar algum tempo para o planejamento da mesma.

Dicas do que Faz Diferença na Hora da Construção

Projeto Hidráulico Otimizado

Uma forma simples de reduzir os custos com o projeto hidráulico é manter ambientes como cozinha, área de serviço e banheiros próximos, pois assim será necessário investir menos na metragem de tubulações. No caso do projeto de construção não permitir essa concentração no mesmo ponto da casa é interessante pelo menos manter perto entre si os banheiros e a cozinha com a área de serviço.

Prefira Lâmpadas LED

Quando estiver planejando a iluminação da sua futura casa opte pela compra de lâmpadas LED. Essas lâmpadas são mais caras que as demais, contudo, representam significativa economia a longo prazo. Em relação a duração essas lâmpadas apresentam duração de até cinco vezes mais. Além disso, essas lâmpadas não esquentam os ambientes e apresentam consumo de energia menor.

Optar por Menos Paredes

Nos últimos anos uma das tendências que tem aparecido mais forte na arquitetura é a de ambientes interligados, isto é, cômodos que não são divididos por paredes. A ideia é simples, desenvolver um projeto em que os ambientes não sejam delimitados por paredes e sim por móveis, balcão ou outro recurso. Construindo menos paredes os custos serão menores em termos de materiais e mão-de-obra.

Porém, fique atento para a questão de que em algumas construções as paredes são mais do que meras divisórias de ambientes, tem casos em que elas funcionam como apoio para o teto. Por isso que não se deve economizar na contratação de um arquiteto para elaborar o projeto da sua casa.

Optar por Menos Paredes

Optar por Menos Paredes

Prefira Telhados Embutidos

Um dos principais gastos que se tem numa obra é o telhado, para economizar a dica é apostar no telhado embutido. Trata-se de um telhado que não está visível por ficar camuflado atrás das platibandas (extensão das paredes que avança para a cobertura). Essa escolha permite que sejam escolhidas telhas mais simples para a casa já que não serão vistas.

Troque o Revestimento Cerâmico por Cimento Queimado

Um dos materiais que mais impactam no orçamento de uma construção é o revestimento cerâmico. Uma forma de reduzir esse gasto é apostar no uso de cimento queimado para o piso da sua casa. Além de ser mais barato é uma tendência de decoração que deixará o visual da sua casa mais moderno. Se por acaso você não gostar poderá aplicar revestimento cerâmico por cima futuramente.

Blocos de Concreto

O concreto pode ser solução também no quesito tijolos, pois os blocos de concreto custam menos que os tijolos cerâmicos e permitem que a construção seja feita em menos tempo. Não é necessário dar acabamento as paredes erguidas com blocos de concreto uma vez que o visual ‘cru’ remete a tendência de construções industriais.

Para aqueles que desejam o acabamento é possível rebocar as paredes e adicionar revestimentos cerâmicos no futuro. A grande dificuldade para quem deseja construir é ter todo o montante necessário para concluir a casa da estrutura até os acabamentos. Sendo assim é uma excelente estratégia optar por materiais que podem receber acabamento depois.

Tinta Epóxi no Banheiro

O banheiro é um ambiente úmido que necessita de alguns cuidados específicos em termos de revestimento. No entanto, existe uma alternativa mais em conta em relação as pastilhas, revestimentos cerâmicos e porcelanatos, estamos falando da tinta epóxi. Esse produto oferece excelente acabamento e protege a parede da ação da umidade. Para quem deseja um visual mais leve para o banheiro a dica é combinar o revestimento cerâmico no piso com a tinta epóxi nas paredes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *