?> Cozinhas com Ilha - Coifa e Depurador | Imóveis Cultura Mix

Cozinhas com Ilha

Pensando em dar um toque mais autêntico e acolhedor à sua cozinha? Tenha em mente que a cozinha é, sem dúvida, o coração da casa. Afinal, é onde está o ponto chave da recepção de seu imóvel. Um lugar especial e que merece uma atenção dedicada quando o assunto é decoração. Para dar conta de deixar a cozinha sempre acolhedora é bom estarmos atentos às novidades que surgem no vasto mundo do design de interiores.

Por isso, a equipe do culturamix.com resolveu trazer para você algumas boas dicas de cozinhas com ilha para agregar opções ao seu projeto arquitetônico e fazer com que seu imóvel ganhe um toque mais harmônico, tanto para você quanto para sua família e visitas.

O Que é?

A cozinha com ilha, também apelidada de cozinha gourmet, possui um dos balcões isolados no centro, permitindo uma passagem circular ao seu redor. Quando um dos lados desse balcão fica conectado ao restante do mobiliário chamamos de cozinha com península, ou peninsular.

A cozinha é sinônimo de encontro, principalmente na cultura brasileira. As reuniões de família costumam acontecer em volta da mesa e do preparo dos alimentos, sempre regadas à boas conversas. Por isso, antes de decidir, é preciso observar alguns detalhes.

Tipos de Estrutura

É claro que seu arquiteto (ou arquiteta) vai te orientar a respeito antes da implementação do projeto, mas pense se em sua cozinha há espaço suficiente. Geralmente, apartamentos não costumam ter muito espaço para ilhas, sendo algo mais comum de se ver em casas. Inclusive, essa é uma cultura americana, muito utilizada em casas grandes.

A amplitude do ambiente pode ser determinante para escolher se a ilha terá espaço para cozinhar e preparar os alimentos (como fogão ou cooktop), espaço para comer, se terá pia ou não, espaço para refeição ou não, banquetas ou não. E, ainda, se a ilha terá exaustor ou coifa – aquele aparelho eletrodoméstico que remove o ar gorduroso de cozinhas e recintos fechados, muito útil quando estamos fritando algum alimento, por exemplo.

Enfim, existem várias possibilidades que podem ser somadas ou não. O primeiro passo é pensar em qual é a função da ilha dentro de sua cozinha. Só vale a pena desenvolver um projeto muito equipado se você realmente for utilizar tudo que ela oferece.

Materiais Utilizados

Escolha algo que combine com o restante da cozinha e não se esqueça de avaliar bem qual será o material utilizado. Madeiras, por exemplo, não costumam ser muito indicadas para a bancada principal, a parte que vai receber alimentos, objetos molhados, enfim tudo aquilo que pode estragá-la. Algumas partes, como banquetas, armários ou gavetas podem ser feitas de madeira.

As ilhas são feitas de diferentes materiais e a escolha deles define o estilo delas. Uma ilha mais rústica terá um aspecto de campo, com detalhes em madeira escura, cimento, tons de terra ou ainda tijolos a mostra. Uma ilha mais moderna, provavelmente, terá estrutura ou objetos em inox, tons mais claros ou cinza. Enfim, detalhes que fazem toda a diferença.


Contrate um Profissional

Antes de entrar em contato com uma empresa de arquitetura, que tal visitar lojas, mostras e feiras especializadas como Leroy Merlin, Telhanorte e Casacor. E, além disso, compre revistas como Casa e Jardim e Casa Claudia para pesquisar referências, entender do que gosta e não gosta, além das tendências e possibilidades atuais no segmento. Não caia na tentação de comprar um móvel já pronto, contrate um profissional para fazer o projeto. O ideal é planejar, pois tudo vai depender do espaço disponível para trazer conforto e utilidade ao ambiente.

Selecionamos aqui algumas opções de projetos que podem ser ótimas referências:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *