Para você que deseja renovar o estilo de sua casa, criando um design mais impactante e moderno no ambiente, saiba que os pequenos detalhes fazem a diferença. Já pensou em como o piso é um item importante da casa? Está presente em todos os espaços e pode ganhar um destaque diferente na decoração. Então, que tal investir no porcelanato?
O que é Porcelanato?
Um tipo de revestimento diferente das cerâmicas comuns. Possui um processo de produção mais tecnológico e avançado, o que o torna um produto econômico para a indústria, resistente e versátil para o consumidor. Pode ser utilizado em fachadas, salas, cozinhas, banheiros, bancadas, e outros ambientes internos ou externos. Até mesmo lugares públicos como aeroportos ou rodoviárias podem receber o porcelanato como revestimento. Outro fator favorável é a sua manutenção pois não exige muito esforço para limpar.
No ato da compra você precisa verificar as especificações do material para escolher, observando a escala de resistência – que quanto mais alta mais resistente será o porcelanato, depois escolher entre os tipos polido, acetinado ou esmaltado.
Para que você possa conhecer os modelos, separamos imagens conforme cada tipo de porcelanato.
Tipos
Esmaltado
Como o próprio nome já diz, tem uma camada de esmalte por cima, como se fosse um verniz. O que não influencia na textura, que pode ser áspera, lisa, entre outras. Esse modelo absorve menos água, logo é ideal para áreas externas ou lavanderias, por exemplo. São mais resistentes em relação às manchas.
Acetinado
São bem mais discretos, tem menos brilho e tornam os ambientes que o recebem mais aconchegantes, ideal para salas, por exemplo. Por terem menos brilho, tem menos chance de riscar e as manchas ficam menos acentuadas.
Polido
Sua superfície é extremamente lisa e muito brilhosa, o que o torna impróprio para áreas que ficarão molhadas, como banheiro e piscina, pois se torna extremamente escorregadio. Nesse modelo, qualquer mancha ou arranhão pode ficar visível, o que pode ser uma desvantagem do material, embora os fabricantes o façam com camada protetora. Outra questão é o fato de o brilho provocar um efeito cansativo nos olhos e ser inadequado para quem tem pets, eles vão escorregar muito e suas unhas também podem arranhar o piso.
Os modelos não param por aí. Existem outros tipos de porcelanatos também, como:
- Líquidos: praticamente um espelho. Algumas pessoas até escolhem acabamento com imagens em 3D que ficam bem realistas;
- Struturato: possui acabamento mais rústico, geralmente com efeito madeira. Esses modelos são usualmente colocados em saunas ou decks;
- Natural: acabamento na cor mate, um tom que parece cru ou meio gelo;
- Lapado: reproduzem pedras naturais, criando uma atmosfera bem rústica.
Agora que você conhece os tipos básicos conseguirá fazer escolhas mais seguras. Lembre-se de considerar também as texturas, a temperatura, pensar no ambiente que vai receber o piso – se é externo ou interno, e o principal, qual é o seu estilo, o que combina com a casa e sua personalidade. Afinal, você vai conviver diariamente com a escolha, então ela precisa ser bastante assertiva.