Construir com Terra

Construir com terra é uma prática tão natural, quanto uma criança que faz um castelo de areia na praia, de tal forma que até o João de Barro faz Sua Casa utilizando essa técnica. A construção de moradias com terra faz parte da cultura popular, e ainda é utilizada em lugares remotos do nordeste brasileiro, no entanto, no restante do país essa técnica quase foi perdida. Atualmente, com a preocupação com o meio ambiente e as construções ecológicas Em Busca de Casas que não prejudiquem o ambiente o homem procura resgatar em grande estilo essa forma de construir.

Construir com Terra

Construir com Terra

A utilização de terra na construção civil tem um grande apelo ecológico e está sendo resgatada das tradições centenárias para os dias atuais. Pesquisadores e cientistas ligados a construção civil e ao Urbanismo Responsável, vem estudando a técnica da construção com terra em suas diversas modalidades para verificar todas as suas características, suas aplicações, durabilidade e resistência a vários fatores, para que possam ser empregadas pelo homem moderno com eficiência e segurança na construção de imóveis que com certeza também vão levar a Etiqueta de Eficiência Energética, uma vez que uma das grandes vantagens da construção com terra é a rentabilização de energia, pois as casas construídas com esse tipo de material são térmicas e o ar condicionado por exemplo, é praticamente dispensado, pois ela mantém a energia, sendo essa uma das suas características potenciais já comprovadas pelos pesquisadores.

Casa

Casa

As casas construídas com terra intrigam o entendimento cientifico do homem moderno, pois é uma arte simples e natural, realizada pelo homem desde os primórdios da civilização, e as casas construídas com esse material em todos os continentes do planeta tem uma durabilidade que desafiam a inteligência humana. Como não é mais uma pratica corrente, muito se perdeu de sua arte e de seus meandros, e os estudos atuais pretendem recuperar todo o potencial deste material. Hoje em dia é possível construir uma casa com terra crua, e são diversas as técnicas para se levar a efeito uma obra desse porte. No entanto é preciso antes de mais nada procurar um profissional que conheça o assunto para ser a composição da terra a ser utilizada.

Tradição

Tradição

Na maioria dos casos a terra que é retirada do terreno para as fundações é a mesma utilizada nas paredes, no entanto para a realização do acabamento é necessário cuidados especiais. A casa de terra economiza além do aço, cimento, energia e outros produtos industrializados, economizando energia e recursos naturais, ainda tem a vantagem de não gerar lixo tão comum na construção civil. Hoje com as questões ambientais tão em voga, construir a casa com terra passa a ser uma possibilidade real novamente, e já tem sido utilizada com sucesso por muitas pessoas. Os acabamentos da casa são os mesmos de uma construção normal, se assim desejar, devendo ter um cuidado maior com a impermeabilização. No entanto a maioria dos proprietários de Imóveis construídos com terra preferem mesmo é que elas tenham uma aparência rústica e abrem mão de acabamentos mais sofisticados, mas não do conforto de quem se preocupou com a questão ecológica, Escolhendo a Casa Certa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *