Mercados
Existem alguns mercados que jamais param de funcionar independente dos momentos de crise mundial, ou localizados em alguns países, e um desses mercados é o da construção e reforma.
Esta parcela da economia sempre está funcionando – afinal, a população aumenta todos os dias, e todos precisam de um lugar para morar. Isso significa muitas coisas para a economia em um geral, e mesmo para postos de empregos, já que é um ramo onde raramente falta trabalho para os profissionais especializados.
Para aqueles que decidem construir ou reformar algo, é importante ter em mente que uma obra é algo difícil e custoso, que leva tempo, dá muita dor de cabeça, e geralmente é imprevisível – afinal, as construções dependem de muito mais do que apenas a boa vontade da equipe de trabalho e vontade do dono – fatores como clima, disponibilidade para trabalho, entrega de materiais, orçamentos estourados antes da hora, tudo isso pode contribuir para uma dor de cabeça chamada reforma ou construção.
As Precauções
Para evitar este tipo de problema, no entanto, existem algumas precauções que podem ser tomadas – elas não garantem que a sua obra sairá sem problema algum, mas ajudam, com certeza, a diminuir o risco e o tamanho dos atrasos que podem acontecer.
Antes de mais nada, pesquise não apenas preços na hora de comprar os materiais que serão usados na construção e reforma – todos os materiais que não tiverem o selo do INMETRO devem ser evitados: são eles que acabam dando despesas extras ao fim da obra, de nada adianta economizar no preço inicial de peças como tijolos, lajotas e cimento, se, ao fim da obra, eles acabam por quebrar ou não funcionar como deveriam, e precisam ser substituídos antes mesmo da obra ficar pronta – ou mesmo depois de pronta, irão precisar de reformas em alguns meses. Procure economizar, é claro, mas de maneira inteligente: fazendo com que produtos de boa qualidade sejam usados desde o início, você diminui o custo final da obra, mesmo que pareça sair mais caro a princípio.
A Obra
Planeje a execução de sua obra para os meses mais secos da sua região: mesmo que seja uma reforma interna, na época de muitas chuvas nada funciona muito bem – a tinta demora mais para secar, cimentos demoram mais para assentar, tudo parece demorar mais, só construa ou reforme algo na época de chuvas se for, de fato inevitável.
Contrate uma equipe de construtores de confiança e, mais uma vez, economiza visando a qualidade: não contrate alguém que não tenha experiência apenas porque sairá mais barato, porque a dor de cabeça que isso poderá lhe causar no fim dificilmente valerá o dinheiro que está economizando.
Pesquise, tenha paciência, e confie nos profissionais que contratou.