Se você deseja construir de forma rápida e economizar na mão de obra, optar pelo concreto celular pode ser uma boa alternativa. O concreto celular é feito com uma mistura de areia, cal, cimento, com pó de alumínio. Este último forma poros devido à sua expansão quando a argamassa se seca. Além disso, esse tipo de argamassa recebe a introdução de micro bolhas de ar, que são obtidas por meio de um equipamento que produz espuma.
Dessa forma, assim que a argamassa se seca, as paredes e lajes ficam bem mais vedadas do que as convencionais, bem como proporciona maior isolamento térmico e acústico. Além disso, o concreto celular pula algumas fases do acabamento. Ou seja, assim que é levantada a parede, basta aplicar a argamassa e pintar ou aplicar os azulejos, reduzindo os custos com a mão de obra.
O concreto celular é muito utilizado em imóveis que precisam de paredes impermeabilizadas, como no caso de câmeras frigoríficas, já que é um eficiente isolante térmico. Importante ressaltar que, por ser um material muito poroso, o concreto celular não é indicado para obras que utilizem concretos estruturais.