?> Como Armazenar Materiais De Construção | Imóveis Cultura Mix

Como Armazenar Materiais De Construção

Começar uma construção é sempre complicado porque pensamos logo na bagunça que tudo vai ficar e se somos aqueles fissurados por limpeza a coisa complica ainda mais. É incomodo encontrar materiais e restos de materiais espalhado por toda a casa ou escritório sem poder limpar, já que limpando rapidamente você abrirá espaço para mais lixo. Nesse caso, uma boa organização do seu material de construção cai muito bem tanto por questões de organização propriamente dita como para conservação de seu material, já que esse mal guardado e mal cuidado é prejuízo certo para seu bolso.

Outro motivo que leva você a saber organizar o seu material de construção é o fator economia. Sabemos que nem todas as pessoas têm condições financeiras de comprar o material de uma construção inteira de uma única vez, pois os custos são bem elevados. Nesse caso, o que a maioria faz é estocar materiais por um tempo e quando tiver tudo o que precisa, dar início a construção. Principalmente nesses casos, você deve saber como guardar e organizar seu material para evitar que ele ocupe um lugar imenso ou se extravie. Então vamos aprender um pouco mais sobre formas inteligentes e praticas de guardar materiais de construção.

Como Armazenar Materiais De Construção

Como Armazenar Materiais De Construção

Estoque Inteligente – Passo a Passo

Montar um estoque inteligente para o seu material de construção é como tirar um coelho da cartola, é aplauso e sucesso na certa.  Independente de qual dos dois casos citados mais acima você se encaixa, saber estocar é a resposta tanto para a organização como para sua economia. Se você tiver um espaço em casa como uma garagem ou um galpão que você possa usar exclusivamente para isso, maravilha! Se você não tiver, não tem problemas, pois usando um pouco de criatividade você também conseguirá montar um estoque inteligente para seu material.

Sabendo então das condições, armazene seu material de construção seguindo os seguintes direcionamentos:

  1. Escolha uma área onde não vai ser construída ou que será construída por isso. Isso evita a movimentação constante do seu material e consequentemente danificar alguma peça.
  2. Ordene o seu material de acordo com o uso. Evite por exemplo, botar tijolos no final do seu depósito se você vai usá-los primeiro.
  3. Material como areia, cal ou semelhante que não estiver estocado em sacas, evite deixá-los em terra livre e descoberta. O ideal é usar pequenos containers, mas se você não tiver como comprar um, guarde a areia no canto e cubra com lona o plástico resistente.
  4. Se a sua construção movimentar cerâmicas, louças ou qualquer outro tipo de material do tipo reserve um espaço apenas para esses. Como eles são muito frágeis, qualquer movimento brusco ou pancada pode danificar a peça.

Com certeza você pode perceber que a questão do estoque inteligente não depende do espaço que você tem, mas sim da forma como você guarda o seu material. Sabemos organizar exatamente como indicamos nas quatro etapas abaixo, você terá uma construção organizada e sem prejuízos.

Estoque Inteligente – Passo a Passo

Estoque Inteligente – Passo a Passo

Tempo De Estocagem

Como já falamos, nem todas as pessoas tem como comprar o material da sua construção completo de uma vez só e isso leva os mesmos a estocarem os materiais até conseguirem tudo o que precisa para iniciar as obras. Talvez vocês já presenciaram casos de pessoas que estocam material de construção dessa forma e quando vão iniciar as obras encontram os mesmos mofados, danificados e sem possibilidade de uso. Isso acontece porque como qualquer produto, os materiais tem prazo de validade e sem a estocagem correta de espaço e temperatura, se estragam.

Sabendo disso então, separamos alguns materiais que são constantemente utilizados em construções e separamos de acordo com o prazo de estocagem de cada um. Confira!

Tábuas Corridas De Madeira:

O caso de estocagem dessas tábuas é bem especial porque não é que elas se estraguem, ma elas retém o material e diminui de tamanho. Quando se compra a madeira corrida, ela vem como saiu da fábrica sem ter enfrentado temperaturas constantes e a ação do sol. Expostas ao calor, elas vão secar e consequentemente diminuir de tamanho, então a estocagem dessas madeiras deve ser feita com no mínimo 04 meses de antecedência que é  o tempo dela chegar ao tamanho correto.

Tijolos:

Esse tipo de material não tem um prazo de validade, mas tem prazo de qualidade. Vamos explicar. Os tijolos comprados e guardados sem proteção vão perder a qualidade e consequentemente a resistência. Então deixe seus tijolos sempre cobertos para não pegar chuva ou muito calor. Assim eles vão se manter intactos ao desgaste natural.

Cerâmicas De Pedras:

Esse caso vai depender muito de cerâmica para cerâmica. Geralmente quando você compra esse material, na caixa vem orientações sobre estocagem. O mesmo acontece com as pedras e você deve seguir as orientações do fabricante para manter seu material com qualidade.

Madeira Para Telhado:

Assim como as tábuas corridas de madeira, elas precisam ser compradas com antecedência para secarem e chegarem ao tamanho final. A estocagem desse material deve ser feito também em pilhas horizontais em terrenos completamente planos para evitar que elas fiquem empenadas. Também evite colocar pilhas muito altas.

Portas e Janelas:

Se a sua porta for de madeira, você pode comprar independente do prazo, porém evite expor em sol muito forte para não danificar o material. Se não for de madeira, evite comprar com muita antecedência para que as mesmas não empenem. Guarde – as independente do material com proteção de materiais anti-corrosivos, principalmente se ficarão mais de 1 mês guardados.

Telhas:

Não existe tempo mínimo de compra para estocagem desse material. O cuidado deve ser apenas com o manuseio pois elas são frágeis e quebram com muita facilidade.

Cimento, Areia e Brita:

Esses materiais devem ser os últimos a ser comprados para a construção. Guarde por no máximo 1 mês e já correndo o risco de ter seu material danificado. Areias e britas quando ficam expostas muito tempo espalham alguns agentes que podem danificar até mesmo outros materiais, além de facilmente desenvolver alergias.

Esses são apenas alguns materiais que podem ser estocados com antecedência em uma construção. Para saber mais sobre como estocar e quanto tempo fazer isso, você pode questionar no ponto de venda sobre indicações de validade do seu material.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *