?> Instalação Elétrica Da Casa: Dicas e Cuidados | Imóveis Cultura Mix

Instalação Elétrica Da Casa: Dicas e Cuidados

A parte elétrica de uma casa deve ser feita com todo cuidado e atenção, pois está entre as partes mais importantes de uma construção. A maioria das pessoas não se preocupa em entender como essa fiação toda funciona procurando apenas saber quantas tomadas existem, qual a melhor opção destas para evitar acidentes, sendo que a parte interna mal elaborada também pode causar problemas.

Instalação Elétrica Da Casa: Dicas e Cuidados

Instalação Elétrica Da Casa: Dicas e Cuidados

Quando olhamos uma instalação elétrica, a primeira coisa que imaginamos é: ”é muito complexo para entender.”. Realmente para você habilitar e desabilitar algo na sua casa que envolva energia, não é indicado fazer sem conhecimento, mas complexo não é. Por isso vamos conversar um pouco sobre essas instalações, os riscos que alguém corre com instalação mal feita e como evitar acidentes domésticos envolvendo energia elétrica.

Instalação Segura

Encontramos muitos profissionais que trabalham com sistema elétrico porém não têm estudo para isso. Existem claro, casos desses profissionais que têm facilidade de aprender e pegaram todo o conhecimento ou através de leitura ou de observação. Acontece que mesmo com essa capacidade, existem coisas que só aprendemos em um curso voltado a área, portanto sempre dê preferência à pessoas devidamente treinadas e instruídas.

Instalação Segura

Instalação Segura

Procure sempre também adquirir produtos fabricados de acordo com as normas técnicas de segurança vigentes aqui no Brasil. Evite produtos de “fabricação caseira” ou que não tenham o selo de garantia de órgãos competentes. Muitas vezes pagar mais caro por esses produtos compensa muito mais, pois você está adquirindo algo com garantia e testado contra acidentes.

Por último, para garantir que a sua instalação seja completamente segura, evite deixar a fiação exposta. Isso evitará não somente que aconteça o desgaste natural como evitará também incidentes como choques que mesmo leves, podem levar a morte. Sempre deixe sua fiação em canaletas próprias para isso ou suspensas e fora do alcance de qualquer pessoa.

Sobrecarga De Energia

Com certeza você já se queixou de um ambiente que não tinha muitas tomadas. Isso é bem comum e um alerta muito importante, porém poucas pessoas percebem. A falta de tomada pode indicar falta de organização realmente mas pode ainda ser um grande indicador que sua casa precisa de mais tomadas porque você tem muitos aparelhos elétricos,  e nesse segundo caso, deve-se atentar rapidamente.

Se você tem mais aparelhos que usam energia do que tomada, verifique com um técnico de sua confiança se a tubulação elétrica do imóvel possui resistência suficiente para atender todos os seus eletrônicos. Se o seu disjuntor apresentar quedas constantes, provavelmente não será problema e sim outro alerta de segurança para você. Essas peças costumam desligar sozinha quando a sobrecarga de energia está grande para evitar curto circuito. Isso é comum tanto em casas novas como em casas antigas, porém o segundo tipo está mais propenso principalmente se forem casas com mais de 30 anos. Isso se dá ao fato de não ser tão comum o excessivo uso de aparelhos elétricos e, portanto não havia tanta sobrecarga.

Entendendo Como Funciona o Disjuntor

Já que os disjuntores são as peças chaves quando se fala em instalação elétrica em uma casa, saber como ele funciona é importante para ficar alerta sobre os possíveis avisos que ele vai enviar em casos de sobrecarga. Vamos entender aqui, um pouco melhor sobre como ele funciona.

O disjuntor, para quem não sabe o que é, é a parte elétrica que controla os circuitos de um imóvel. O mais indicado para uma residência é que no quadro de disjuntores do imóvel exista uma especificação nominal de cada circuito para que você possa saber exatamente quem “consome” aquele disjuntor. O correto é ter por exemplo, um disjuntor para o chuveiro, para a sala, para os utensílios da cozinha, um extra para tomadas sem muito uso e assim por diante.

Quando um quadro tem poucos disjuntores é muito mais comum apresentar problemas de sobrecargas e uma maior probabilidade de acontecer acidentes mesmo que mínimos. Para engenheiros elétricos, o seguro de uma casa é para cada 20 A (ampères) referente ao valor nominal de um disjuntor, não deve ultrapar de 15 A o conjunto de aparelhos ligados as tomadas desse disjuntor. Mantendo esse controle, você manterá sua instalação segura. Para saber a quantidade de ampères de um aparelho, basta pegar a quantidade de Watts e dividir pela voltagem do imóvel.

Aprendendo Melhor

Você agora já sabe exatamente como funciona o sistema elétrico da sua cada, e já pode ter alguma noção de como proceder em caso de sobrecarga. Mas mesmo assim os conceitos sobre a instalação são bem mais amplos e não adianta ficarmos explicando aqui se o que você precisa é na verdade de um manual elétrico da sua casa.

Mas como seria então esse manual, já parou para pensar? Sim! Todos os aparelhos que compramos vem com um manual que ensina como podemos instalar e usar, além de todas as especificações não é verdade? Pois na sua residência não pode ser diferente e deveria existir um manual que explicasse todos os conceitos sobre a instalação elétrica para que você não se perdesse mais.

Só que essa suposição não é tão alienada assim, pois existe de fato um manual desse tipo. A Prysmian Brasil, uma das empresas lideres no mercado de cabos e fios, lançou um Manual online contendo todas as informações necessárias sobre os tipos de fios e adaptações contidas na instalação elétrica de um imóvel.

Com o manual você aprenderá o conceito, para que serve e o que fazer em caso de problemas de todos esses compostos. É uma ótima dica para quem quer deixar em casa um livreto para recorrer sempre que sentir a necessidade. Para ter acesso, basta visitar o site da Prysmian aqui, ou baixar o manual diretamente aqui do nosso site.

Lembrando que todas as informações contidas no manual são de responsabilidade da Prymian, nosso papel é apenas de divulgação, mas tenham certeza que diante os inúmeros trabalhos já publicados sobre o tema, podemos dizer que esse é o mais completo.

O nome do manual é “Instalações Elétricas Residenciais – Garanta uma instalação elétrica segura” e pode ser baixado aqui.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de receber informações completas de instalações eletricas residenciais e prediais,gostei muito do que vir,obrigado.

    Ednaldo severino alves 13 de abril de 2014 9:12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *