Chaminé De Churrasqueira Pode Fazer Curva

Visão Geral Sobre as Churrasqueiras

Aqui no Brasil o churrasco é algo muito tradicional, fugindo do fato de ser somente uma maneira de preparação de carnes e se tornando na verdade um evento propriamente dito, como realmente uma tradição de fato, que sempre tem como objetivo celebrar coisas boas, confraternizar e interagir entre pessoas queridas.   Por englobar tantas coisas positivas é que o churrasco brasileiro seja tão diferente do que é realizado em outros países, sendo um evento totalmente longo e prazeroso.

Pelo fato de o churrasco ser tão famoso em nosso país é natural que a maioria das pessoas tenham o desejo de ter uma churrasqueira em casa, para facilitar toda a realização de eventos desse tipo, já que ter um local específico para isso faz com que tudo se torne mais fácil, simples e barato, não sendo necessário se preocupar com gastos como aluguel de um local quando se tem a oportunidade de fazer um churrasco para convidar os amigos, podendo até mesmo tornar esses eventos mais frequentes.

Ainda que muito presente, esse desejo não é difícil de ser realizado, já que devido a tamanha variedade de churrasqueiras existentes, não existem dúvidas de que pelo menos uma será compatível com as necessidades da pessoa que está a procura, seja em relação ao tamanho, porte ou até mesmo ao orçamento disponível para a aquisição da mesma, ou seja, é muito fácil encontrar uma churrasqueira que caiba no bolso de qualquer pessoa.

A diferença mais pontual entre as churrasqueiras existentes dizem respeito ao material pelas quais elas são constituídas, juntamente com as dimensões e tamanho que é necessário ter disponível para a implementação da mesma. Outro ponto que também diferencia as churrasqueiras é maneira com a qual a fumaça escoa por elas – e esse é o foco do artigo de hoje: as chaminés. Todos esses fatores influenciam também no preço que elas são vendidas.

O primeiro modelo de churrasqueira que se vem a mente quando se pensa nesse assunto é a clássica churrasqueira de alvenaria, churrasqueira essa que na maioria das vezes é integrada com um fogão a lenha e que tem uma chaminé que faz o escape da fumaça que é produzida durante o processo de cocção da carne. Por mais que esse tipo de churrasqueira não seja a mais indicada para todas as situações, principalmente para as situações onde o espaço é limitado e reduzido, já que ela demanda um espaço significativo, pois é uma churrasqueira considerada de grande  porte. Além disso, ela é um dos tipos de churrasqueira mais caros.

Todos esses pontos que foram citados são os que fazem com que essa churrasqueira seja super conhecida e tenha a maior atenção voltada para ela, as tornando muito famosas e clássicas. Porém, além de tudo o que foi apresentado, existe ainda outro fator que é bastante impactante nessa churrasqueira: o fato de ela ser a que oferece mais o gosto marcante de churrasco para a carne, que é o sabor defumado. Isso acontece devido ao fato de que o carvão – insumo que é o alimento da mesma – é que dá esse sabor para o alimento.

Já o principal ponto negativo desse tipo de churrasqueira é o fato de que ela produz muita fumaça em todo o seu processo e isso faz com que seja imprescindível a implementação de um sistema eficiente, adequado e efetivo de escoamento de gases, sendo que o mais adequado é a projeção de um duto que seja exclusivo para isso, guiando e expulsando a fumaça da melhor forma possível.

Como foi amplamente apresentado, o modo de exaustão adequado para a fumaça é fundamental para o bom funcionamento da churrasqueira como um todo e é por isso que abaixo serão apresentadas algumas dicas de como se construir uma chaminé da maneira mais eficiente possível.

Dicas Para Construir Uma Chaminé – Ela Pode Conter Curva?

Chaminé de Churrasqueira

Chaminé de Churrasqueira

As chaminés nada mais são do que um duto que tem o papel de fazer uma conexão entre a parte de dentro e de fora de um local com o principal objetivo de colocar os gases para fora do ambiente, evitando sujeiras e mau cheiro no local. Devido ao fato de não existir uma norma regulamentadora específica para a construção das chaminés, na maior parte das vezes elas acabam sendo construídas sem um conhecimento específico, o que acaba sendo altamente prejudicial para o sucesso da construção, podendo até mesmo fazer com que aconteça um retorno da fumaça para dentro do ambiente, entre outros problemas.

Um dos primeiros passos para se construir uma chaminé absolutamente eficiente é planejar com cuidado e calma toda a obra, pensando com cuidado em qual equipamento será instalado e também o espaço onde isso acontecerá. É importante levar em consideração em qual item a chaminé estará inserida – se é uma lareira, uma churrasqueira, um fogão a lenha, etc – pois cada uma delas conta com suas particularidades.

No momento de se projetar a chaminé é importante levar em consideração vários pontos, sendo os principais deles a presença ou não de obstáculos, bem como os códigos de construções locais, já que as dimensões fazem toda a diferença para a efetividade do papel da chaminé. O mais indicado é que o duto de liberação da fumaça conte com uma área de pelo menos dez por cento do tamanho da abertura onde ocorrerá a queima da lenha ou do carvão. Já a dimensão acima do telhado deve ficar entre cinquenta e oitenta por cento acima.

Para pessoas que irão construir a churrasqueira, mas ainda contam com dúvidas é muito importante que se busque cada vez mais conhecimento, pois qualquer erro na construção da chaminé pode acabar deixando a churrasqueira inutilizável. Uma coa referência para a pesquisa e o melhor entendimento desse tipo de contrição é o livro Lareiras e Churrasqueiras do autor Augusto Gonçalves. Esse material oferece uma ótima base para essa construção, cheio de dicas técnicas e profissionais.

Os materiais escolhidos para compor a churrasqueira também devem ser escolhidos com atenção, prezando muito pelo bom acabamento desejado. A opção mais indicada sempre é o tijolo, que é importantíssimo que ele seja refratário e um pouco mais espesso, evitando assim problemas relacionados ao calor.

Construção da Churrasqueira

Construção de Uma Churrasqueira

Na hora de planejar e construir a chaminé também é importante projetar um apoio que fique inclinado no concreto, já que esse item ira possuir o papel de fazer uma barreira para o ar frio externo, o forçando a permanecer do lado de fora. Além disso, uma alternativa para evitar que o ar externo se dissemine na chaminé é fazer a construção de uma curva na mesma, de modo que ela fique mais inclinada para dentro. Essa curva deve ficar na base da chaminé e ter no máximo trinta graus. Isso já responde a pergunta central do artigo e desse tópico, provando que em algumas situações as curvas nas chaminés podem ser muito bem vindas, desde que planejadas com cuidado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *