Como Fazer Uma Churrasqueira De Cimento

As Churrasqueiras

Há muito tempo os brasileiros não associam a palavra “churrasco” com o modo com a qual a carne é preparada, já que esse modo de preparação já atingiu outros patamares há vários anos. Para nós, o churrasco hoje em dia já é um evento super tradicional e clássico, que tem como principal objetivo reunir pessoas queridas para comemorar ou celebrar alguma coisa ou ainda para fazer uma integração entre as mesmas. Ou seja, hoje em dia o churrasco já é necessariamente sinônimo de coisas boas.

Já nos outros países a realização de churrasco se restringe somente a uma maneira alternativa de se assar uma carne para que possa ser consumida, enquanto aqui o evento perdura por horas e horas, muitas vezes em um dia todo.

Por transmitir tantas coisas boas e por ser um evento tão famoso e conhecido, é muito comum que as pessoas tenham o sonho de possuir sua própria churrasqueira em casa, já que esse já é um meio caminho andado para que a realização desses eventos sejam mais frequentes, já que muitas vezes o desafio é somente encontrar uma churrasqueira, pois a vontade não falta. Assim, se torna necessário alugar algum local específico para isso, o que pode acabar deixando tudo mais caro e dificultando a realização de eventos do tipo.

Não é uma tarefa muito difícil encontrar um modelo de churrasqueira que seja compatível com as necessidades, gostos e orçamento de uma pessoa, já que existe uma quantidade bastante grande de modelos. Os principais itens que diferenciam todos esses tipos de churrasqueira são o material dos quais elas são constituídas, o peso e as dimensões que as mesmas ocupam e demandam, o que acaba refletindo no preço no qual elas são comercializadas também. Outro fator que também pode ser considerada uma diferença é o modo pelo qual a fumaça é liberada, mas podem existir ainda outras várias questões que fazem essa diferença.

O primeiro modelo de churrasqueira que vem a mente quando se pensa nesse assunto é a clássica churrasqueira de alvenaria com seu formato tradicional, possuindo uma chaminé logo acima, e é essa a churrasqueira que é o foco do artigo de hoje. Muitas vezes a churrasqueira de alvenaria é construída em conjunto com um fogão a lenha, mas isso não é uma obrigatoriedade. Ainda que essa churrasqueira seja a mais clássica, ela não atende todos os tipos de pessoas nem de necessidades, já que é bem mais indicadas para locais que dispõe de um espaço maior para sua instalação, devido o seu grande porte. Além disso, o investimento financeiro também é um pouco mais alto, o que pode acabar fazendo com que as pessoas optem por possuir algum outro modelo de churrasqueira em casa.

Porém, as maiores vantagens das churrasqueiras de alvenaria e que contribuem para que ela seja uma das mais desejadas por todas as pessoas é o fato de ela ser alimentada por carvão e de ele ser o responsável por oferecer o clássico sabor de churrasco para a carne: o defumado. Porém, existe também a questão de que esse tipo de churrasqueira emite uma quantidade bem alta de fumaça, fazendo com que seja necessário um bom planejamento de um sistema de exaustão desses gases.

Churrasqueira De Cimento

Churrasqueira De Cimento

Como Fazer Uma Churrasqueira De Cimento?

Logo acima foi possível observar que a churrasqueira de alvenaria é a mais queridinha por todas as pessoas, principalmente por ser clássica e tradicional. Mas como é feito o processo de construção dela?

Para se construir uma churrasqueira simples de alvenaria a base de cimento o primeiro passo a ser feito é escolher adequadamente o local onde a churrasqueira será construída, levando em consideração que ela ficará permanentemente naquele local. A partir disso já é possível construir uma base de tijolos do tamanho desejado.

Após fazer a base da churrasqueira, já é possível iniciar a elevação das paredes, colocando um tijolo sobre o outro e os ligando com cimento. As paredes devem subir até a altura desejada, mas é obvio que deve se ter bom senso nesse momento, evitando alturas muito grandes que possam ocasionar o desmoronamento de churrasqueira. Se deve também construir as partes que funcionarão como suporte da brasa e a parte para o encaixe da chapa. Por último é só colocar os itens como a grelha e a chapa, esperar a secagem total da churrasqueira e já está pronto para chamar os amigos para a inauguração dessa ótima aquisição!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *