O ensino no Brasil passa por um momento delicado, em especial no ensino público: professores mal remunerados e com jornadas extensivas de trabalho precisam dar aulas para estudantes desinteressados, mal-educados, e que em alguns casos chegam até a agredi-los.
O fato é que o poder público nunca se preocupou em melhorar a qualidade do ensino brasileiro. Não adianta construir escolas se não investir na qualificação profissional dos professores, que estão cada vez mais desmotivados com os baixos salários e o desinteresse dos alunos, chegando, em casos mais extremos, a abandonar a profissão.
Além desses problemas já conhecidos no sistema educacional brasileiro, um livro da pesquisadora e arquiteta Dóris K.
Kowaltowski expõe que as instalações e dependências do edifício onde cada escola está instalada têm grande influência no aprendizado e na qualidade do desempenho escolar.
Trata-se do livro “Arquitetura Escolar – O projeto do ambiente de ensino”. Lançado em 2011, a obra vem fazendo sucesso entre os educadores, pois mostra como um ambiente adequado na arquitetura pode fazer uma grande diferença no aprendizado dos alunos.
Publicado pela editora Oficina de Textos, conta com 272 páginas e está sendo vendido pelo preço médio de R$ 65,99. Existem diversas lojas virtuais que estão vendendo o livro de Dóris K. Kowaltowski, como no seguinte endereço:
http://www.portaldelivros.com.br/default.asp?Pag=5&Destino=Template&CodigoAfiliado=3680&Codigo_Produto=144807