?> A Construção Pensada para a Nova Classe Média - Empresas - Governo | Imóveis Cultura Mix

A Construção Pensada para a Nova Classe Média

As negociações e investimentos imobiliários no Brasil não param de crescer. Desde os últimos impulsos tomados pelo governo no intuito de movimentar esse mercado, dada também a transformação econômica lenta e gradativa que o país enfrenta atualmente, cada vez mais gente está conseguindo comprar seu primeiro imóvel. E quem está ganhando com isso são as construtoras imobiliárias.
Por parte representantes de grandes companhias nacionais ou multinacionais, as construtoras precisam contar com uma estrutura muito ampla para abordar todos os quesitos que envolvem os seus empreendimentos. E o envolvimento é tão grande que o setor ganhou até uma feira de exposições – a Expoconstrutoras 2010. Neste ano, o evento, realizado em Sorocaba, reuniu durante a última quinzena de março dezenas de empreendedores e grandes empresas no intuito de trocar conhecimento e técnicas, além de divulgar e estimular o acompanhamento aos novos rumos da construção civil no Brasil.

Classe Média

E o que Seriam esses Novos Rumos?

Em termos econômico-sociais, o Brasil enfrenta uma significativa mudança: aumenta progressivamente o número de pessoas com condições de comprar, seguidos por uma pequena fração da população que está se permitindo investir no mercado imobiliário. Vendo isso, as construtoras querem sua fatia no bolo, fazendo com que aumente o número de projetos destinados à chamada nova classe média (98 milhões de pessoas). Esses projetos se diferem dos tradicionais por diversos motivos: são construções em blocos para condomínios com lazer comum; apartamentos com metragem média de 50m² e dois dormitórios; planos de pagamento facilitados com adesão ao Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal; entre outros.
Esse tipo de empreendimento vem crescendo principalmente nas grandes cidades, onde a necessidade é maior e os índices de aumento do valor dos aluguéis apresenta crescimento acelerado. Essa questão, aliada à possibilidade de pagar pequenas parcelas em planos de até 30 anos em um imóvel próprio está levando muitas famílias a movimentar a economia.

Apartamentos

Qual o Papel da Construtora?

Assim, vale lembrar que toda aquisição de um bem deve ser amparada por ambas as partes. A construtora que já vende um projeto inteiro na planta deve representar todo o capital adquirido para este investimento. Para quem compra, verificar a idoneidade da empresa é bastante recomendável, antes de cair em algum golpe ou aplicar seu dinheiro em um negócio com riscos de falência.
Nesse ponto, a construtora deve tornar clara e transparente toda a negociação para que o comprador se sinta seguro no fechamento do negócio. Vale lembrar que a Caixa Federal pode ser uma boa referência de apoio e consulta – quando um empreendimento está sendo amparado pelo programa do governo federal, pode revelar maior segurança da conclusão da obra.
Por fim, empresas, investidores e consumidores – mesmo inexperientes neste mercado – precisam adequar seus papéis para acompanhar essa tendência de forma que ambos se beneficiem com o novo momento do país.

Construtoras

Por Vivian Fiorio

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *