?> Porta para Sala - Fotos e Imagens | Imóveis Cultura Mix

Porta para Sala

Como Escolher a Porta Ideal Para a Sala?

A porta de um ambiente é uma peça chave, seja no momento de se pensar na construção, ou até mesmo na decoração, já que é um elemento que fica em bastante evidência, e com a sala isso não seria diferente, já que as portas, além de serem totalmente funcionais, devem unir pontos como durabilidade, segurança e estética. Com tantos pontos a serem levados em consideração, escolher uma opção – dentre tantas existentes – pode ser uma tarefa difícil, e por isso que o artigo de hoje tem como foco apresentar dicas e ideias para a escolha de portas para esse cômodo tão importante de uma casa.

Primeiramente, para de fato escolher a melhor opção de porta possível é necessário levar algumas coisas em conta, como o estilo do ambiente, o espaço que se tem disponível, a necessidade e as expectativas com a porta, se ela terá ou não contato com o ambiente externo, e coisas do tipo, sendo que a última é uma das mais importantes, já que ela fará com que se analise a necessidade de uma porta mais ou menos resistente e flexível, já que estar exposta ao vento, chuva, sol faz com que seja necessário uma porta constituída de um material que aguente essa intempéries. As mais indicadas nesses casos são as portas de alumínio, madeira ou PVC.

Ainda falando a respeito de materiais, uma das principais opções de portas são aquelas constituídas de madeira, e elas são as que mais oferecem elegância e boa estética ao ambiente, principalmente por ser bastante versátil e harmônica com os vários estilos que o cômodo pode possuir. Além disso, as portas de madeira também proporcionam um bom isolamento, tanto térmico, quanto acústico, e também possuem uma durabilidade elevada, principalmente quando comparada com outros materiais.

Já o alumínio, é um material interessante também, é bastante moderno, sendo ótimo para usar em locais externos, já que não existem riscos de oxidação e ferrugem, e fazendo assim com que ela também seja uma opção bastante durável. Já o PVC, é um material interessante, mas com uma estética e um design um pouco duvidosos, sendo um pouco mais difícil de serem combinadas, porém, ainda assim elas apresentam uma alta capacidade de isolamento acústico e térmico. Por fim as portas de aço, que são bastante resistentes, seguras, e possibilitam uma fácil manutenção, e um visual moderno ao ambiente.

Já a respeito dos estilos de abertura de porta, existem quatro tipos principais a serem escolhidos, sendo o primeiro o modelo a abertura tradicional., que também é a mais comum, sendo que o movimento é realizado através de dobradiças e é uma das alternativas mais interessantes para a ligação entre ambientes internos e externos. Outra alternativa são as portas pivotantes, que funcionam por meio de um sistema mais moderno e que conta com pivôs, no lugar das tradicionais dobradiças, e isso afeta diretamente na estética da porta ao se abrir. As portas de correr são outro estilo, sendo as mais indicadas para locais com um espaço reduzido, mas contra indicadas para locais internos, como ligação entre cômodos, por exemplo. Por fim, existe a porta camarão, que também é muito interessante para ser utilizada em cômodos pequenos, mas não é muito indicada para locais externos, já que sua segurança e trava não são muito altas.

Tipos de Portas

Tipos de Portas

Tipos de Portas

Em um projeto arquitetônico, entender e escolher portas adequadas é essencial, já que como foi dito acima, elas são a peça chave de um ambiente. Algumas das opções de tipos de portas já foram brevemente apresentadas acima, mas agora elas e mais alguns tipos, serão apontadas com maior detalhamento. Porém, antes disso é interessante já se ter conhecimento sobre uma definição importante: o que é uma folha de porta? De maneira geral, ela se trata da porta em si, mas ainda que pareça redundante, acontece que algumas portas contam com mais de uma folha, então é por isso que é interessante já se ter noção disso. A altura padrão de uma porta é de 2,10 metros, mas é claro que existem modelos que sofrem variações. Já a largura padrão é de sessenta centímetros para banheiros, setenta centímetros para cômodos internos e para entradas para deficientes elas devem contar com oitenta centímetros, ou seja, o ideal é que todas as portas aderissem a essa dimensão, para que a inclusão fosse real.

As portas diferentes das que já foram apresentadas acima são:

– Portas basculantes: São as mais usadas em garagens e portões externos, e funcionam basicamente da mesma forma que as janelas do tipo basculante, abrindo “para fora”.

Portas Basculantes

Portas Basculantes

– Porta sanfonada: Como o próprio nome já sugere, essa porta lembra uma sanfona, e é mais indicada para o uso em cômodos internos, já que economiza bastante espaço.

Porta Sanfonada

Porta Sanfonada

– Porta balcão: Esse é o estilo de porta mais tradicional em usos em sacadas, varandas e terraços, em que são instaladas na parte exterior com duas folhas que abrem visando iluminar o ambiente. As mais comuns usam duas folhas, mas existem portas com até seis folhas.

Porta Balcão

Porta Balcão

– Porta holandesa: É um estilo de porta muito diferente e nenhum pouco comum em nosso país, mas é uma ótima alternativa para casas onde existem animais e crianças, já que ela tem abertura separada em cima e embaixo, e isso proporciona uma maior controle da entrada e da saída de ambientes mas ainda assim possibilitam ventilação e luminosidade.

Porta Holandesa

Porta Holandesa

– Porta bang bang: Essa porta também é conhecida como porta vai e vem e é clássica naqueles filmes do velho oeste tradicionais. Esse modelo de porta não tem fechaduras e é muito usado em cozinhas de estabelecimentos ou em áreas de lazer, onde na maioria das vezes ela conta com duas folhas com dimensões menores.

Porta Bang Bang

Porta Bang Bang

– Porta veneziana:  Essa porta é muito interessante para locais que precisam ser ventilados, já que ela conta com muitas aberturas horizontais, que tornam isso possível.

Porta Veneziana

Porta Veneziana

– Porta de rolo: Também chamada de porta de enrolar, essas são as tradicionais portas de comércios, mas que também são utilizadas em garagens. Seu formato faz com que elas ocupem espaços reduzidos, e o principal material que elas são constituídas é o aço.

Porta de Rolo

Porta de Rolo

Já conhecendo os principais estilos de porta já se torna um pouco mais fácil escolher as mesmas, tendo possibilidade de aplicar esses conhecimentos, tanto nos mais diversos ambientes, quanto nas salas, que são um ambiente muito importante de uma casa e que merecem ser escolhidas com a maior atenção e cuidado possível.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *