Qual é a Profundidade de Um Sofá?

O sofá escolhido para a sala deve ser confortável para o dia a dia e adequado para receber as visitas. Para não errar na escolha o ideal é ficar atento as medidas do móvel, elas contribuem para uma experiência mais agradável para quem vai passar algum tempo sentado ou até deitado. Sendo assim continue lendo para saber qual a profundidade e tamanho perfeitos para o seu sofá.

Dicas Para Comprar o Sofá Perfeito

A seguir vamos apresentar uma série de tópicos relevantes para guiar a sua compra do sofá perfeito para o seu conforto e dos seus convidados.

Tamanho Ideal de Um Sofá: Altura e Profundidade

A profundidade de um sofá refere-se ao espaço que será ocupado ao sentar no móvel e deve ser de pelo menos 58 centímetros. Por sua vez a altura do sofá corresponde ao tamanho do apoio para as costas e deve ter em torno de 45 centímetros.

O aumento da importação de sofás fez com que aumentasse a disponibilidade de sofás com 1 metro de profundidade, algo comum em outros países. Sofás com braços finos oferecem economia de espaço e os rolinhos podem ser usados como um disfarce para a falta de volume.

Medidas de Sofá-Cama

Lindo Sofá Marrom

Lindo Sofá Marrom

Quem recebe muitas visitas em casa pode se beneficiar de ter um sofá-cama assim como quem deseja mais conforto para assistir aos seus programas preferidos na TV. A dica para não errar na escolha desse móvel é considerar as suas medidas fechado e aberto como cama. Verifique se você tem espaço hábil na sua sala para as suas situações, lembre-se que precisa ter espaço de circulação além do espaço para encaixar o móvel.

Outro ponto importante para a compra de um sofá-cama diz respeito à espuma do estofado, afinal ele pode ser usado para dormir. A densidade mínima recomendada é 28’’. Tem alguns modelos de sofás que usam tiras largas e elásticas, chamadas de percintas, em sua estrutura com fixação através de presilhas de aço para a sustentação da espuma.

Contudo, o mais indicado é utilizar uma base com melhor ergonomia como uma chapa rígida para apoiar a espuma. Dê uma atenção especial ainda aos mecanismos metálicos de abertura, eles precisam ser leves e apresentar articulações bem presas. Em geral as fábricas costumam usar tinta epóxi para retardar o processo de oxidação das armações. Dessa forma os tecidos não mancham quando estão em contato com a ferragem.

Escolhendo o Sofá Pela Estrutura e Espuma

Ao comprar um sofá certamente você deseja que o móvel dure por um tempo considerável então dê preferência para estruturas feitas de metal ou madeira com boa resistência como eucalipto, cedro e pinho. Uma estrutura maleável conta com molas de aço ou com percintas. Para mais conforto é indicado que a espuma do assento seja mais dura do que a espuma do encosto. Você pode testar sentando e experimentando na loja. Verifique ainda qual é a garantia para todos os componentes do sofá.

Sofá Para Regiões Quentes

Se você mora numa cidade de calor intenso deve evitar sofás de materiais como couro e camurça (naturais ou artificiais), pois eles esquentam demasiadamente tornando desagradável o seu toque junto à pele. O ideal para locais quentes é que o sofá seja de um tecido natural como algodão protegido por teflon.

Caso você faça questão de um sofá de couro é interessante que seja de couro natural que respira e ajuda a amenizar a temperatura. Alguns tecidos naturais como cheniles de algodão e veludos oferecem o visual acamurçado com uma melhor sensação térmica, o preço também é mais em conta.

Sofá de Couro Sintético: Como Limpar?

A forma mais eficiente e segura de limpar um sofá de couro sintético é com um pano umedecido com espuma de sabão de coco. Para retirar a espuma da superfície do sofá você deverá usar outro pano umedecido apenas com água. Em seguida seque, não pode deixar o couro sintético úmido porque isso cria manchas. Tenha muito cuidado ao realizar o procedimento de limpeza do seu sofá.

Se mesmo depois desse procedimento a sujeira persistir a dica é usar uma escova de lavar roupas para esfregar suavemente com um pouco de sabão de coco em barra. O sabão de coco é o mais indicado para essa limpeza porque outros produtos podem manchar o couro sintético. Contudo, é essencial avisar que algumas manchas não saem nem com muito sabão de coco como as de caneta, por exemplo.

Sofá de Couro Sintético

Sofá de Couro Sintético

Tecidos Mais Indicados Para Sofás de Áreas Externas

Procurando um sofá para a área externa? O melhor material para esse móvel é o couro náutico, trata-se de um material sintético, antimofo e que possui proteção solar. Você também pode optar por tecidos impermeáveis, se possível aposte no branco. Tecidos de cores vibrantes e estampados tendem a sofrer mais com a incidência de sol. O couro sintético (corvim) está fora de cogitação haja vista que o sol poderá fazer esse material trincar. Almofadas de sofá externo devem ser sempre guardadas dentro de casa quando não estiver sendo usadas.

Sofás de Áreas Externas

Sofás de Áreas Externas

Tecidos Mais Indicados Para Casas Com Pets

A escolha do sofá deve ser feita considerando o comportamento dos seus bichinhos de estimação. O ideal é que os tecidos do sofá tenham tramas bem fechadas para suportar o ataque implacável de unhas. Além disso, o sofá deve ser de um tecido fácil de limpar, pois seu pet pode errar o lugar do banheiro a qualquer momento.

Tecidos impermeáveis ou materiais lisos como couro vegetal e couro são boas apostas. Esses materiais ainda têm a vantagem de serem práticos e resistentes para a realização de escovações para remover pelos que eventualmente fiquem sofre o sofá. Tecidos de seda não combinam com casas que tem pets, com sua delicadeza estão sujeitos a uma ampla gama de acidentes.

Observe se o tecido tem acabamento nas extremidades, se não tiver você poderá costurar as pontas com uma máquina de overloque tornando-o mais resistente as unhadas do pet e as lavagens frequentes. Também vale a pena investir na impermeabilização dos tecidos.

Gostou dessas dicas de como escolher seu sofá perfeito? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *