Qual a Densidade Ideal Para Colchão Infantil?

Bebês e crianças precisam de muito mais horas de sono de qualidade do que os adultos porque estão se desenvolvendo. Durante o período em que estão dormindo seu organismo se concentra em questões como o equilíbrio dos níveis hormonais e o alcance da plenitude de algumas funções cruciais. Exatamente por isso é fundamental escolher um colchão adequado para cada etapa da infância dos seus filhos.

A seguir vamos responder algumas das principais dúvidas que os pais têm acerca de como escolher o colchão ideal em termos de densidade e material de que são feitos. Preparado para fazer escolhas mais assertivas?

Qual o Melhor Colchão Para Crianças?

O colchão mais indicado para crianças é o colchão de espuma, pelo menos até os oito anos de idade. Nos primeiros anos de vida a criança não tem estrutura óssea adequada para dormir em colchões de mola. Colchões de espuma são medidos por sua densidade, isto é, quantidade de espuma que possuem.

Num colchão cuja densidade é 20 (D20) há 20 kg de matéria-prima empregada. Já num colchão de densidade 23 (D23) foram usados 23 kg de espuma. Comparativamente, a partir dessa informação, o colchão D23 é mais firme do que o colchão D20, logo é mais duro.

Outro ponto que precisa ser considerado no tocante a colchões de crianças é que não há opções muito duráveis, pois se considera o fato de que é necessário fazer trocas regulares desse item. Conforme o pequeno vai se desenvolvendo cresce e ganha mais peso, então a densidade ideal depende da faixa etária e tamanho da criança.

Densidade Ideal Para Colchões de Bebê

O colchão ideal para ser usado em berços de recém-nascidos até crianças de três anos de idade é o de espuma com densidade entre D18 e D20.

Densidade Ideal Para Colchões de Crianças de 3 a 8 Anos

Conforme a criança cresce é necessário aumentar um pouco a densidade do colchão pelo ganho de altura e peso. Crianças entre três e oito anos devem ter colchões D20 ou D23. O colchão D23 é o melhor para crianças com até 50 kg.

Densidade Ideal Para Colchões de Crianças de 9 a 12 Anos

Crianças com até 50 kg dormem bem em colchões de espuma D23, no entanto, quando passam por uma fase de ganho de peso, lá pelos 12 ou 13 anos, precisam de um colchão um pouco mais firme. A densidade D26 é a mais recomendada para quando os pequenos ultrapassam a marca dos 50 kg. Realize a troca de densidade quando seu filho tiver peso e estatura para isso.

Crianças de 9 Anos Dormindo no Colchão

Crianças de 9 Anos Dormindo no Colchão

Do Berço Para a Cama: Quando Fazer a Passagem?

O período de transição entre o berço e a cama deve ocorrer entre um e três anos e meio de idade. Deve ser um processo natural que tem início quando a criança começa a indicar que está insatisfeita com o berço tentando pular a grade, por exemplo. É essencial respeitar o tempo de desenvolvimento particular de cada criança. Não force essa transição, tudo deve acontecer naturalmente para o pequeno.

Dicas Para Escolher a Primeira Cama da Criança

Um momento bastante emocionante para os pais é a escolha da primeira cama dos seus filhos. A cama infantil deve ser baixa e ter segurança como protetores laterais para evitar acidentes. Não precisa ser uma cama muito grande para não ocupar muito espaço do quarto diminuindo a área de brincadeiras dos pequenos. A melhor cama para essa fase é a chamada cama júnior ou mini cama, o comprimento dela é de 1,50 metros.

Segurança Para Cada Idade

 

Para cada idade da infância há um tipo de cama mais seguro, devemos considerar as demandas de cada pequeno. Crianças menores que estão fazendo a transição do berço para a primeira cama precisam dos protetores laterais. A proteção deve ser mantida para crianças que já se adaptaram a cama, mas que apresentam sono agitado, ou seja, se mexem muito podendo cair. O ideal é que as camas tenham quinas arredondadas ou protetores de silicone evitando acidentes.

A escolha da altura da cama deve levar em consideração a estatura da criança, quando o pequeno senta na borda deve conseguir tocar o chão com os pés. Uma forma prática de dar mais autonomia para seu filho – ele conseguirá deitar e se levantar sozinho – e evitar acidentes.

Dicas Gerais de Como Escolher Colchão Infantil

Uma forma de aumentar a vida útil de um colchão infantil é virá-lo uma vez por mês, não somente em termos de lado de uso quanto de direção – a parte que estava nos pés deve ir para a cabeça. O colchão deve ter uma sobra total de no máximo 2 centímetros para não causar sufocação nas crianças. É ideal que o colchão se encaixe perfeitamente na cama ou berço.

O melhor colchão para crianças é o colchão de espuma porque permitem a distribuição equilibrada da pressão do corpo. O colchão deve ser totalmente plano para não prejudicar as funções ortopédicas das crianças. Isso quer dizer que o colchão não pode ter deformações, ser da densidade correta para o tamanho do pequeno e ser usado sem plásticos ou outros tipos de capas. A cama deve ser baixa e ter proteções laterais.

Dicas de Como Tirar Xixi do Colchão Infantil

Tirar Xixi do Colchão Infantil

Tirar Xixi do Colchão Infantil

É absolutamente natural que crianças façam xixi na cama, até os sete anos de idade os pequenos não tem controle total do esfíncter. No caso de crianças que ainda tem esse problema com escape de xixi o ideal é usar uma capa de proteção, as de silicone são as mais recomendadas por serem macias e seguras.

Se acontecer de escapar xixi no colchão borrife uma quantidade pequena de álcool 70% em cima da mancha e deixe secando ao sol por algumas horas. O álcool ajuda a urina do colchão a evaporar. Lembre-se que é muito importante conversar com seu filho e ser compreensivo com essas fases, afinal problemas com controle do xixi são normais durante um período da infância. Limpar o colchão não é tão difícil assim, uma boa conversa é sempre o caminho mais assertivo para resolver problemas.

Gostou dessas dicas de como escolher o melhor colchão para crianças? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *