Como Fazer Impermeabilização de Estofados?

O sofá é um daqueles móveis que precisam ser acolhedores tanto para os moradores da casa como para quem os visita. Sendo utilizado com constância e estando exposto a uma série de fatores causadores de danos em potencial é fundamental que o estofado passe por limpeza e processo de impermeabilização.

Apesar de nem todo mundo conhecer em minúcias esses processos é necessário ressaltar a sua relevância para a durabilidade do estafado. Continue lendo para saber como realizar o processo de impermeabilização do seu sofá.

Limpeza do Sofá: Primeiro Cuidado de Manutenção

A limpeza deve ser feita como processo prévio para a impermeabilização uma vez que ela age como uma espécie de capa sobre o estofado. Isso significa que a impermeabilização irá reter tudo o que está sobre o estofado inclusive a sujeira. Logo para preservar o seu sofá é crucial que ele esteja completamente limpo.

Use o aspirador de pó para aspirar o seu estofado, geralmente esses aparelhos possuem uma ponta específica para esse tipo de móvel. Se não tiver um aspirador de pó pode fazer esse passo com um espanador ou usando uma almofada. Basta dar algumas batidas para retirar a poeira e a sujeira mais concentrada.

Tendo concluído a limpeza da poeira e dos pelos (confira abaixo como fazer) você poderá seguir para a etapa seguinte que consiste em passar um pano úmido sobre o estofado. O pano deve estar umedecido apenas com água, não é necessário adicionar nenhum produto.

Removendo Pelos

Se você tem pets em casa e precisa remover os pelos presos no sofá pode usar o truque da fita adesiva. Corte alguns pedaços e vá dando leves batidinhas no sofá para remover os pelos. Faça esse processo quantas vezes achar que é necessário, a fita por ser colante irá remover do sofá os resquícios de sujeira e pelos.

Compre Produto Impermeabilizante

Estando o sofá completamente higienizado você poderá dar início ao processo de impermeabilização. Para isso é necessário comprar um produto específico para estofados, tem em supermercados e lojas de material de construção. Caso não encontre nesses estabelecimentos pode comprar pela internet.

Com um frasco de 200 ml é possível impermeabilizar um jogo de sofás com duas peças com dois e três lugares. Tem algumas opções no mercado que já vem com bico pulverizador na embalagem. Se o impermeabilizante que você comprou não estiver numa embalagem adequada para aplicação com bico pulverizador é possível adquirir um frasco desse tipo em lojas populares.

Impermeabilização: Seu Sofá Aguenta?

Uma dúvida que pode surgir diz respeito à reação do estofado ao contato com o produto impermeabilizante, ou seja, se dá ou não para fazer esse procedimento. De maneira geral quase todos os tecidos aceitam o produto, mas é válido fazer um teste prévio. Para isso coloque um pouco de água sobre o estofado e fique observando.

Se a água for absorvido pelo sofá é sinal de que ele precisa ser impermeabilizado. Porém, se a água não for absorvida e der origem a bolhas no estofado indica que ele já está impermeabilizado e que não deve receber aplicação do produto. Sofás que são de poliuretano ou sintético não devem ser impermeabilizados.

Como Fazer a Impermeabilização do Sofá

O primeiro passo é se certificar de que seu produto possui bico pulverizador. Você poderá obter um resultado ainda melhor com o uso de pulverizador de compressão. O produto deve ser aplicado na forma de gotículas, praticamente vaporizado. Jamais aplique o produto em jatos ou com flanelas. A impermeabilização é um processo que demanda grande atenção para que seja eficiente.

Para evitar que uma área receba mais de uma vez a aplicação de impermeabilizante é ideal fazer a aplicação vertical, horizontal ou paralelamente. O impermeabilizante deve ser aplicado sempre no mesmo sentido tal qual se deve fazer numa pintura com lápis de cor, por exemplo.

Impermeabilização do Sofá

Impermeabilização do Sofá

Quando for fazer a aplicação remova as almofadas e se for um sofá tipo retrátil abra-o completamente. Os cantos e a parte de trás do estofado precisam de atenção especial para garantir que todo o sofá receba produto. O procedimento costuma levar em torno de uma hora e meia incluindo o tempo de secagem. No entanto, pode variar conforme a marca do produto que você está usando. Confira no frasco do produto.

Cuidados Para Ter Com a Impermeabilização

A manipulação do impermeabilizante demanda muito cuidado haja vista que se trata de um produto inflamável. Além disso, esse produto tem um cheiro intenso podendo ser danoso para quem é alérgico ou tem rinite. Abra bem as janelas e portas para evitar a concentração do cheiro.

A impermeabilização dura em torno de três anos, mas isso não quer dizer que você pode descuidar com líquidos em cima do móvel. Os líquidos que são mais ácidos como urina de animais podem gerar outros problemas como maus odores. Mantenha a higienização do sofá.

Lavagem a Seco de Sofá

Você pode manter a higienização do seu sofá por meio de lavagem a seco, um processo realizado com equipamentos e produtos profissionais. Trata-se de um procedimento que oferece uma série de vantagens como economizar recursos naturais e manter o estofado bem higienizado.

O ideal é contratar profissionais para realizar essa lavagem evitando dessa forma danificar o seu sofá e causar alterações na cor do móvel. Isso pode acontecer quando o tecido é colocado em contato com algum produto que pode causar alguma reação inesperada. Soluções caseiras quando não são feitas com atenção podem ter resultados desastrosos, porém, se desejar uma lavagem a seco caseira continue lendo.

Lavagem a Seco de Sofá

Lavagem a Seco de Sofá

Lavagem a Seco Caseira

No entanto, se desejar você pode fazer um tipo de lavagem a seco em casa, para isso você deve misturar detergente neutro e água morna. A mistura deverá ser batida com força para espumar. Em seguida use a espuma no sofá espalhando com o auxílio de uma escova. A finalização deve ser feita com um pano umedecido levemente para remover o excesso. Não deixe nenhuma área umedecida no seu sofá é importante ter bastante cuidado.

Gostou dessas dicas de como fazer impermeabilização de sofá? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *