Qual a Medida de Um Sofá de 3 Lugares?

Encontrar o sofá ideal é decisivo para ter a sala perfeita para assistir televisão, receber seus amigos ou apenas relaxar depois de um dia difícil. Quando se está em busca desse móvel é crucial se atentar para alguns quesitos como a medida do sofá, afinal ele precisa se encaixar adequadamente ao espaço disponível e deixar espaço para circulação. Continue lendo para saber qual a medida média de um sofá de três lugares e outros pontos que devem ser observados no momento da escolha desse móvel.

Dicas Para Escolher o Sofá Ideal Para Sua Sala

A seguir vamos dar algumas dicas essenciais para quem está em busca de um sofá perfeito para a sua sala.

– Medida de Sofá de 2 e 3 Lugares

Os sofás mais vendidos são aqueles de dois e três lugares, sendo assim é válido conhecer as medidas médias de ambos para entender qual se encaixa melhor no espaço disponível no seu cômodo ou quem sabe até se é possível comprar um sofá maior. Em geral os sofás de dois lugares tem altura de 90 centímetros, largura de 1,4 metros com 85 centímetros de profundidade.

Por sua vez os sofás de três lugares costumam ter altura média de 90 centímetros, 1,82 metros de largura e 85 centímetros de profundidade. No entanto, fica a dica de pesquisar junto a loja quais são essas medidas, pode variar de uma marca para outra. Tire as medidas do cômodo para que você possa saber se o sofá que pretende comprar caberá e se irá sobrar um espaço de circulação.

– Faça o Cálculo da Medida Ideal

Antes de ir até uma loja de móveis ou começar sua busca online pelo móvel é recomendável tirar as medidas da sua sala e anotá-las. Com essa informação você poderá fazer o cálculo do tamanho mais indicado de sofá para a sua sala. Uma sala em que as paredes têm menos de 2,5 metros é recomendável um sofá de dois lugares.

Caso sua sala tenha mais de 2,6 metros de parede você pode pensar num sofá de três ou mais lugares. Para que o sofá seja confortável é interessante que tenha pelo menos 85 centímetros de largura. Escolher um sofá é mais do que pensar em qual o modelo combina mais com a decoração do seu cômodo. As medidas são fundamentais.

– Modelo do Sofá

A escolha do modelo do sofá também deve ser feita de acordo com o espaço disponível na sua sala. Em salas menores, por exemplo, o ideal é optar por um sofá sem braço, isso otimiza o espaço uma vez que somente o braço do sofá pode ocupar até 30 centímetros. Sofás sem braços também ajudam na integração com o restante da mobília da sua sala.

Obviamente que isso não é um empecilho para a compra de um sofá com braços, se essa for a sua vontade não tem problema fazer esse investimento. O mais importante é que no contexto geral o móvel se encaixe na proposta de decoração e atenda as demandas de uso.

– Determine o Uso Principal do Sofá

Para comprar o sofá ideal é importante definir qual será seu principal uso, assim fica mais fácil decidir a densidade da espuma do estofado e outros detalhes. Se você deseja um sofá confortável para assistir TV é válido procurar por uma espuma mais macia. Para quem deseja um sofá para receber visitas recomendamos uma espuma mais densa, ou seja, um pouco mais dura.

– Escolha a Cor Perfeita do Sofá

Há alguns anos a cor de sofá mais procurada era bege, contudo, nos últimos tempos outros tons neutros vêm ganhando espaço nas salas como o azul marinho e o cinza. Tonalidades neutras são as favoritas por facilitar a coordenação com o restante da mobília além de poder ser mantidos mesmo numa renovação completa da decoração.

Sofás de tons neutros representam um caminho seguro para a escolha, no entanto, não significa que as cores vibrantes estão fora de cogitação. Pode ser interessante adicionar um ponto de cor no seu cômodo com um sofá vermelho, laranja ou verde. Para quem está querendo um meio termo entre o sofá neutro e a adição de pontos de cor recomendamos o uso de almofadas coloridas e outros adornos como mantas, por exemplo. Para quem gosta de mudanças decorativas frequentes é válido ter um sofá de cor neutra e mudar as almofadas.

Sofá Amarelo de Três Lugares

Sofá Amarelo de Três Lugares

– O Tecido Importa Muito

Novamente indicamos que antes de partir para a escolha você defina qual é o principal uso destinado ao sofá. Sofás para sala de TV devem ser mais confortáveis, para isso recomendamos escolher tecidos como algodão ou até couro (se você morar num lugar com inverno rigoroso). O sofá deve ser de um tecido que tenha uma superfície de contato agradável para deixar você aconchegado e descansando.

Já para quem deseja um sofá bonito e elegante para receber visitas damos a dica de considerar o linho. Sofás de couro também funcionam bem para receber pessoas, o ponto mais interessante é que podem ser limpos com facilidade. Considere ainda solicitar a impermeabilização do sofá, uma técnica que adiciona uma espécie de capa de proteção ao móvel evitando que suje com facilidade.

– Encontre o Formato Perfeito

Sua sala é ampla? Então você pode pensar em sofás mais charmosos como os de canto ou curvos. Esse tipo de sofá é ideal para receber visitas e dar festas no ambiente, os convidados se sentirão mais próximos. Para quem tem salas compactas sofás de design mais tradicional são os mais recomendados.

Essa escolha deve ser feita observando também o restante da mobília, o sofá precisa estar perfeitamente integrado com o estilo da sua mesa de centro, rack entre outros. Os móveis juntos devem passar uma ideia de unidade, não é bom ter uma sala abarrotada de coisas muito diferentes entre si. Lembre-se sempre de que todos os itens devem compor um quadro único. Uma dica para quem tem dúvidas sobre como fazer essa escolha de móveis recomendamos investir em peças básicas e neutras.

Gostou de saber mais sobre como escolher um bom sofá para a sua sala? Curta e compartilhe nas suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *