O Que é Percinta Elástica? Para Que Serve?

Quando você está em busca de um bom sofá para a sua casa deve considerar a qualidade da estrutura e também o conforto que o móvel proporciona. Um dos elementos mais relevantes de ser analisado é a percinta elástica que faz parte da estrutura do sofá oferecendo apoio, elasticidade e conforto.

A percinta elástica é um material recomendado para dar reforço aos estofados de maneira geral podendo ser usado também em cadeiras reclináveis, cadeiras de praia, para fazer delimitação de área e marcar quadra provisória. Embora tenha uma grande diversidade de usos é nos sofás que as percintas elásticas cumprem um dos papéis mais relevantes. Que tal conferir dicas de como escolher um bom sofá entendendo para que serve a percinta elástica?

Como Escolher Um Bom Sofá?

Errar na escolha do sofá é relativamente comum porque boa parte das pessoas está focada na aparência do móvel sem considerar o quão flexíveis eles se mostrarão ao longo dos dias de uso. As questões começam pelo tamanho do móvel, acredite muitos consumidores se frustram ao perceber que seus sofás não passam da porta ou então nem podem ser colocados no elevador.

Medidas das Portas

Medir a porta do elevador e do seu apartamento é essencial para saber que móvel poderá ser levado para a sua sala. Contudo, além disso, é essencial observar a medida considerada ideal para cada assento, ela é de no mínimo 80 centímetros. Isso significa que muitas vezes é mais confortável ter um sofá com dois lugares mais largos do que um sofá de três lugares apertados.

Moleza do Sofá

Sofá Cinza

Sofá Cinza

Passando ileso pelas medidas do sofá é essencial observar a moleza do sofá, comprar um móvel de molas e espumas em que você afunda pode ser um péssimo negócio. Mesmo que as molas e espumas tenham boa qualidade irão amaciar ainda mais com o tempo e isso fará com que o móvel fique ainda mais parecido com uma areia movediça.

Verifique com o vendedor de que material o sofá é feito e se ele tem garantia da estrutura interna. Os sofás de melhor qualidade costumam ser aqueles que possuem percinta italiana no assento, um material de mais qualidade.

Para ter um sofá confortável e duradouro recomendamos o investimento numa estrutura de qualidade com cintas, molas, espuma e percintas. Ainda no tocante a estrutura fica a dica de que a madeira ainda é a melhor alternativa sendo resistente e tendo ótima relação de custo e benefício.

Teste o Conforto do Sofá Antes de Levar Para Casa

Antes de escolher qual sofá irá comprar para levar para sua casa é essencial fazer o teste do conforto que a peça oferece. Você não deve ficar constrangido de testar de verdade o sofá, isso significa sentar se afundando no estofado e até sem sapatos. Pergunte sobre a estrutura interna do sofá para ter certeza de que as características de conforto oferecidas no momento da aquisição se manterão em longo prazo.

As percintas elásticas italianas, como já citamos, são as de melhor qualidade do mercado e tendem a se manter com boas condições no decorrer do tempo de uso do móvel. Considere que a compra do sofá é um investimento em qualidade de vida, afinal você passará muito do seu tempo em casa nesse móvel e o usará para receber as suas visitas.

Outras Dicas Para Escolher o Sofá Perfeito

Agora que você já conhece a função das percintas elásticas e como escolher a melhor opção do ponto de vista estrutural vai gostar de conferir outras dicas que selecionamos abaixo. Com essas dicas você conseguirá encontrar o melhor sofá para atender as suas  necessidade e dentro do seu orçamento.

– Defina o Uso do Sofá

Casal Sentado no Sofá

Casal Sentado no Sofá

O sofá perfeito depende do tipo de uso que você pretende dar para esse móvel, se ele é um sofá para a sala de TV ou se ele é um sofá que será usado na sala de estar para receber as visitas. No primeiro caso é mais interessante apostar num sofá mais mole e fundo.

Contudo, esse mesmo sofá numa sala de estar não será tão interessante porque torna difícil sentar e levantar podendo deixar seus visitantes constrangidos para sair do sofá. Numa sala em que o foco seja receber visitas indicamos móveis com assentos mais firmes e cuja altura padrão seja em torno de 45 centímetros. Os encostos devem ser mais retos e o sofá deve ter menos profundidade, algo perto de 90 centímetros.

– Sofá Para Receber Visitas e Assistir TV

Assistindo Tv

Assistindo Tv

Para quem dará uso duplo para o sofá, usará o móvel para receber visitas e para assistir TV, indicamos que seja um meio termo entre os dois extremos que apresentamos. Cuidado apenas para não cair na armadilha de comprar os sofás retráteis achando que é uma solução e acabar apenas com um trambolho na sua casa.

Nesse caso há duas possibilidades interessantes, a primeira delas é o sofá com chaise com três lugares, recomendada para salas retangulares. A segunda opção é o sofá de perfil mais enxuto (aquele mais magrinho) com a adição de pufes, perfeito para quem tem uma sala menor.

– Defina o Tamanho Ideal do Sofá

Quando falamos sobre tamanho ideal de sofá não estamos nos referindo apenas as medidas que tornarão possível que o móvel passe pela porta do elevador e do seu apartamento, mas ao tamanho que tornará a peça confortável no contexto da sua sala. O primeiro passo é medir a sua sala e fazer um desenho esquemático em planta baixa com a escala dos móveis que você pretende usar.

Você pode até usar fita crepe para delimitar as áreas dos móveis que serão usados no piso da sala. Assim terá uma ideia de qual o tamanho que ficará disponível para o sofá considerando a área de circulação em torno do mesmo. Não é confortável ficar esbarrando em mesas e afins no entorno do sofá toda vez que vai levantar, não é mesmo? Não importa o quão confortável um sofá seja se não estiver de acordo com as medidas do seu cômodo ficará desconfortável.

Gostou dessas dicas sobre percintas e como encontrar o sofá perfeito? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *