Qual Altura Ideal do Assento do Sofá?

O sofá é um dos móveis que mais geram dúvidas, independente de ser ou não um comprador de primeira viagem. São muitas questões pertinentes que dizem respeito ao modelo, tamanho, material e claro as medidas do item.

Se você está nessa fase de busca de um sofá perfeito para chamar de seu vai gostar de conferir as dicas que listamos abaixo incluindo a resposta para a pergunta do título. Então vamos começar a escolher o melhor sofá para a sua sala de estar?

Dicas Para Encontrar o Sofá Perfeito

O sofá ideal é aquele que é confortável para os moradores e recebe bem as visitas. Para conseguir atender a essas duas demandas é crucial que o sofá seja do melhor modelo para o tamanho e disposição da decoração da sua sala de estar bem como esteja dentro dos requisitos mínimos de conforto em termos de medidas. A seguir listamos dicas que vão te ajudar a escolher a melhor alternativa para as suas necessidades.

Lindo Sofá Perfeito

Lindo Sofá Perfeito

– Qual a Altura Ideal do Assento do Sofá em Relação ao Chão?

O ideal é que a altura do assento do sofá em relação ao chão fique entre 35 e 50 centímetros. Se você optar por ter poltronas na sala de estar observe que elas devem ter a mesma altura de assento, isso permite mais conforto e ergonomia para se sentar.

– Qual a Largura Ideal do Sofá em Relação a Sala?

Uma das primeiras questões que devem ser observadas quando se está prospectando um sofá é o tamanho máximo que se pode comprar de acordo com o tamanho da sua sala. Priorize ter um bom espaço de circulação na sua sala. Em média os sofás de tamanho ideal tem entre 1 m e 1,20 m.

– Qual a Profundidade Ideal de Um Sofá?

A profundidade é um dos quesitos mais relevantes de observar no momento da compra de um sofá pelo fato de ser determinante para o conforto. Idealmente o móvel deve ter uma profundidade mínima de 58 centímetros e máxima de 1 metro no assento não considerando o espaço das almofadas ou do encosto (essa medida é bastante comum nos estofados importados).

– Qual a Altura Considerada Ideal Para Encosto do Sofá?

Encosto do Sofá

Encosto do Sofá

Considerando que o tamanho médio das costas das pessoas é 45 centímetros essa é a medida considerada ideal para o encosto do sofá. Essa parte do sofá deve acomodar com conforto a região que vai do pescoço a cintura.

– Qual o Melhor Modelo?

Não há uma resposta única para essa pergunta, pois depende das suas necessidades e gosto pessoal. Pensando nisso vamos apresentar os principais modelos de sofás disponíveis no mercado para que você possa determinar à alternativa mais assertiva.

Poltrona

 

Poltrona

Poltrona

Poltronas funcionam muito bem como complemento de ambientes com sofás de dois ou três lugares. Também é uma solução para quem deseja ter uma sala com capacidade de receber bastantes pessoas, assim o potencial do conjunto de sofá recebe um incremento. Já para as salas pequeninas é possível adotar somente as poltronas, sofás podem ocupar muito espaço comprometendo a existência de uma área de circulação.

Sofás de Dois e Três Lugares

Sofás de Dois e Três Lugares

Sofás de Dois e Três Lugares

Geralmente as pessoas adquirem os sofás de dois e três lugares, contudo, é interessante observar se a parte de dois lugares não acabará ficando espremida num cantinho. Caso isso aconteça é mais válido apostar em duas poltronas ou até na aquisição de puffs que dão um ar mais despojado para a sua decoração.

Sofá de Canto

Sofá de Canto

Sofá de Canto

Ideal para quem está no dilema de conseguir mais espaço de circulação em sua sala, além disso, esse tipo de sofá normalmente conta com um assento extra (quase sempre tem seis lugares). Outra possibilidade ainda para resolver o problema de ter um sofá espremido num cantinho como mencionamos acima.

Chaise

Chaise

Chaise

Para quem não está reconhecendo pelo nome, chaise é um tipo de poltrona com um assento alongado em que se pode até mesmo deitar. Há vários sofás comercializados atualmente que vem com chaise acoplado. Adapta-se melhor a salas mais espaçosas pelo seu comprimento avantajado. Porém, se você tem uma sala menor e quer ter um chaise pode ser interessante considerar a compra de um sofá com chaise retrátil.

Sofás Retráteis

Uma opção que tem boa adaptabilidade a salas pequenas ou em casas em que a sala de TV e de estar são o mesmo ambiente. Depois de assistir TV confortavelmente você pode simplesmente empurrar a parte retrátil de maneira que volta a ter um bom espaço de circulação.

Sofás Retráteis

Sofás Retráteis

Quando for comprar esse sofá considere o seu tamanho fechado e aberto, pois se lembre de que precisará de espaço para usá-lo com sua parte retrátil esticada sem comprometer os outros móveis ou a passagem.

Sofá-Cama

Perfeito para quem mora em quitinetes ou em apartamentos com cômodos pequenos, funciona bem para o quarto também. Pode ser uma forma estratégica de receber convidados inesperados que precisam dormir na sua casa.

Sofá-Cama

Sofá-Cama

– Qual o Melhor Tecido Para Sofá?

Se você mora numa região mais fria a dica é comprar um sofá de um material com melhor capacidade de retenção do calor como camurça, veludo, chenile ou couro sintético. Porém, se você mora numa região mais quente é ideal apostar em tecidos que permitam a respiração da pele como algodão, por exemplo. Quando o algodão tem a proteção de teflon fica mais fácil fazer a limpeza.

Para quem está procurando um sofá para área externa indicamos peças de material sintético que resiste bem às intempéries do clima. Evite peças de tecido estampado inclusive almofadas que desbotam devido à ação do sol. Se você tem pets em casa sugerimos a aquisição de sofás de tecidos mais resistentes como sarja, brim e material sintético. Pense em como será mais fácil remover pelos e evitar que unhadas estraguem o sofá.

– Qual a Densidade Considerada Ideal?

Um sofá não pode ser muito mole para que o corpo não afunde ao sentar, mas também não pode ser muito duro tornando desconfortável sentar-se nele. O sofá deve ter uma boa estrutura de metal ou madeira com molas de aço. Outra possibilidade é usar percintas (tiras de elástico que parecem a borracha de pneu) para deixar mais maleável.

Com essas dicas você já pode escolher o sofá perfeito para a sua casa!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *