O Que Fazer Para Acabar com Mofo No Guarda Roupa?

O Que Realmente É O Mofo?

O mofo – também conhecido como bolor – nada mais é do que o nome popular dado a uma proliferação de fungos de formato filamentoso que acabam não se desenvolvendo e nem gerando estruturas parecidas com as dos fungos mais famosos que conhecemos, que são os cogumelos. Essa proliferação acontece de maneira mais rápida e mais significativa em lugares que são escuros e mais úmidos, que são exatamente as condições favoritas desses organismos.

O mofo pode se desenvolver nos mais variados locais, desde alimentos como os pães velhos, frutas e legumes podres, até mesmo no couro, no papel e na madeira, como nos guarda roupas, por exemplo, que são o foco do artigo de hoje, sendo necessário apenas que esses itens estejam sob as condições que foram apresentadas anteriormente, umedecidas e em local escuro.

Alguns tipos de mofos podem ser bastante prejudiciais a saúde humana, podendo ocasionar alergias e alguns outros tipos de problemas respiratórios. Porém, os fungos de modo geral podem ser bastante benéficos em algumas atividades e produções, como por exemplo na fabricação de queijos, em especial o gorgonzola, que é um queijo que durante o processo de maturação são injetados fungos, dando a cor e o sabor característico no mesmo, ou seja, esse pode ser considerado um queijo mofado. Além disso, os fungos também são benéficos na produção de medicamentos, como a penicilina, por exemplo, entre vários outros itens.

Como Acabar Com Mofo No Guarda Roupa?

Mofo No Guarda Roupa

Mofo No Guarda Roupa

Como já foi apontado acima, o mofo (fungos) podem ser benéficos em várias situações, porém, ninguém deseja ter um guarda roupa infestado por esses organismos, e é exatamente por isso que no artigo de hoje serão apresentadas dicas para dar um fim na proliferação desses serezinhos nos guarda roupas.

Os guarda roupas geralmente são locais onde acontece um desenvolvimento de mofo muito significativo, principalmente por eles ficarem em contato com paredes que podem possuir umidade e até mesmo infiltrações, o que acaba sendo transmitido pro guarda roupa e favorecendo assim todo esse desenvolvimento, o que com o passar do tempo acaba prejudicando e estragando o móvel, podendo até mesmo passar para as roupas, sapatos, bolsas e acessórios que lá estão armazenados. Além disso, o mofo também faz com que o cheiro dentro do guarda roupa fique muito forte, passando também para os itens que estão dentro deles.

Em casos mais severos, os mofos acabam formando uma mancha escura no móvel, o que deixa o ambiente todo com um ar de falta de cuidado e até mesmo de falta de limpeza. Ainda que toda essa ideia pareça assustadora, o caso não é nenhum pouco desesperador, já que a situação pode ser resolvida de maneira simples e assim diminuindo chances de estresse.

Uma das formas mais corretas de lidar com o mofo na verdade é prevenindo-o, porém, quando ele já se encontra presente, existem produtos e até mesmo receitinhas caseiras que podem resolver o problema tranquilamente. Uma dessas receitas caseiras para remover o mofo é fazer uma misturinha de um litro de água com cem ml de água sanitária, aplicando esse líquido no local que foi atingido pelo mofo, deixando entrar em ação por cerca de trinta minutos. Após isso, deve se retirar a mancha de mofo com o auxílio de um pano limpo. Caso o mofo ainda se encontre muito impregnado ainda, é possível reaplicar a mistura ou ainda utilizar um material mais abrasivo para a remoção, como uma esponja, por exemplo.

Evitar o Mofo

Evitar o Mofo

Outro item que faz muita diferença na hora de remover o mofo dos locais é o vinagre, sendo considerado por várias pessoas como tiro e queda, não havendo mofo que sobreviva a ele, sendo assim um ótimo aliado. Porém, como já foi dito acima, pouco adianta utilizar todos esses artifícios e manter o guarda roupa na mesma situação de umidade, então, após limpar e retirar todo o mofo, é muito interessante pensar em uma melhor forma de ventilação do ambiente.

Caso isso não seja possível e o local seja realmente fonte de muita umidade, nos dias de hoje já é possível encontrar no mercado produtos específicos que fazem com que essa proliferação de fungos não aconteça, como pastilhas antimofo e coisas do tipo. Porém, para pessoas que preferem uma opção caseira, passar giz de quadro negro nas paredes do armário pode ser suficiente, já que por ser composto de cal (oxido de cálcio), consegue absorver a umidade do local.

Quando o mofo já foi transmitido do guarda roupa para as próprias roupas, é possível que seja um pouquinho mais difícil de remover as manchas, já que em tecidos elas impregnam um pouco mais, e não são todos os que podem ser utilizados água sanitária e produtos mais pesados. Assim sendo, uma opção interessante é lavar as roupas com shampoos neutralizadores e depois utilizar escovas próprias para lavar roupas para realizar a remoção. Após isso, deve se deixar a roupa secar na sombra, já que ao sol os tecidos podem ficar mais frágeis.

Limpeza Do Guarda Roupa

Além de todas as medidas que foram mostradas anteriormente, manter o guarda roupa limpo e organizado é de extrema importância para que o mofo não permaneça nesse móvel e é exatamente por isso que essa limpeza deve ocorrer ao menos uma vez por mês. Essa limpeza faz com que os ácaros sejam eliminados, o que gera uma diminuição da possibilidade do acontecimento de doenças alérgicas e respiratórias de modo geral.

Durante essa limpeza é interessante que se deixe as portas do guarda roupa abertas por um tempo, para que de fato seja possível que todo o ambiente areje e ventile. Se for possível e houver tempo hábil também é muito interessante que se retire todas as roupas do mesmo e que se passe a misturinha desejada para a limpeza, o que pode também ser proveitoso para já reorganizar as roupas e deixar tudo disposto da melhor maneira possível.

Passar giz, ou ainda deixar um potinho com cal, gesso ou bicabornato de sódio dentro do guarda roupa pode ser ótimo em relação a umidade, como já foi dito acima, e já é possível também escolher a melhor opção para isso, dependendo da preferência e da disponibilidade do que se tem em casa.

Seguindo essas dicas os mofos não terão vez e o guarda roupa sempre será mantido organizado e limpo, conservando as roupas por mais tempo e deixando o local mais bonito e com aparência de sempre limpo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *