Qual Produto é usar para Limpar Fórmica

O Que É a Fórmica?

A fórmica, também conhecida como laminado melamínico ou laminado decorativo, nada mais é do que um material compósito laminado – que são materiais formados através da união de dois ou mais outros tipos de materiais – que já vem com uma forma pré estabelecida. A fórmica foi criada por dois inventores: Theodore Rusell Clarke e John Frederick Hosler, tendo como base as principais propriedades da resina melamínica, que são materiais plásticos, com características termorrígidas e bastante resistentes.

Esse material é utilizado principalmente no revestimento de itens como móveis, ou até mesmo de ambientes mais amplos, sejam nos pisos, nas paredes ou até mesmo em forros, o que mostra que a fórmica é um material extremamente versátil, servindo para várias aplicações e se adequando extremamente nelas.

A produção desse material é feita por meio da utilização das resinas termo fixas que são colocadas em cima de uma tela de fibra que é depositada ao ar, ficando assim termo prensadas, sendo que esse processo também pode ser conhecido como laminado decorativo que é consolidado através do calor e da pressão. Acima dessa superfície pré estabelecida podem ser adicionadas diversas texturas e outros tipos de padrões de acabamento, que podem simular vários tipos de materiais, como a madeira, o granito, o mármore, vários metais, entre outros materiais. Esses estilos são chamados de padrão fantasia, e dessa forma fazem somente correspondência visual, e não em aspectos como resistência e outras características mecânicas.

Fórmica

Fórmica

Esse material é comercializado na forma de chapas e a dimensão das mesmas varia conforme o fabricante da mesma, e também de sua padronização. Porém, a dimensão mais encontrada e comum desse material é a de 308cm x 125m x 1,3 mm (sendo a última correspondente da espessura). As chapas desse material na maioria das vezes são coladas acima da superfície a ser revestida, com a utilização da cola de contato.

Principais Características Da Fórmica

Como já foi citado acima, o laminado decorativo de ata pressão, também chamado de fórmica, é um material extremamente versátil e resistente. Ele é até mesmo considerado um material nobre, já que pode ser usado nas mais variadas aplicações, principalmente no que diz respeito a pisos, divisórias, paredes, fachadas, entre inúmeras outras coisas. Além desses pontos positivos, a fórmica é ainda um produto que tem características bastante modernas, como o fato de ser antialérgica, por exemplo. E por isso, ele transmite também uma ótima característica de praticidade, resistência e higiene também.

Quando a fórmica é comparada com os painéis de baixa pressão, eles apresentam uma resistência muito mais elevada, principalmente pelo fato de contar com a superfície de overlay juntamente com a melamina, que dá uma resistência a abrasão ao material muito considerável sendo totalmente indicada para o uso diário desse produto. A fórmica ainda é resistente a manchas e umidade, já que sua superfície não conta com poros, e no que diz respeito ao calor, esse material suporta temperaturas bastante altas – ao contrário de outros revestimentos, como é o caso do PVC e do PET – suportando a até 135ºC, não derretendo nem quando se coloca uma panela quente em sua superfície, por exemplo.

A fórmica também se mostra muito resistente a possíveis impactos e riscos, ou seja, é um material bastante tenaz, que devido a sua densidade é capaz de suportar esses inconvenientes causados pela manutenção de vários materiais em sua superfície, bem como a sua utilização cotidiana. Como também já foi apontado, esse material é totalmente higiênico e antialérgico, já que pelo fato de não ser poroso, ele não tem a capacidade de reter sujeiras e nem de fazer com que fungos e bactérias se espalhem.

Características da Fórmica

Características da Fórmica

Assim sendo, essa é uma ótima opção para ser utilizada no mobiliário de hospitais, centros cirúrgicos e locais do tipo, já que além dessa característica, ele também oferece uma alta facilidade de limpeza. Essas características também são propiciadas pelo postforming, já que por ser um produto termo moldável, ele também faz com que até mesmo as bordas arredondadas sejam revestidas, sendo que essa tecnologia também realiza a proteção conta impactos e facilidade de manutenção e de limpeza.

O fato de ser ecologicamente correto também é uma característica muito presente na fórmica, pois ela não agride o meio ambiente, já que ela segue padrões muito severos de qualidade. Além disso, esses padrões também fazem com que a extração de madeiras nobres seja evitada, preservando assim também as jazidas minerais.

Um ponto que faz com que a fórmica seja totalmente indicada para a utilização em fachadas e locais abertos é que ele possui características antipichação e também de resistência a intempéries naturais. O fato de ser antipichação é obtido por causa do material não permitir a aderência de muitos tipos de tintas, inclusive a utilizada nessas situações. Além disso, como foi dito, esse material também pode tranquilamente ficar exposto ao sol, chuva, vendo, granizo e salinidade, o que são pontos muito interessantes para essa situação.

A fórmica conta ainda com uma grande diversidade de estilos de acabamentos, cores e padrões – existindo cerca de cento e cinquenta cores e quinze tipos de acabamento – e as cores são resultado de muitas pesquisas de tendência e de desenvolvimento. Além disso, esse material proporciona uma ótima estabilidade da cor, não amarelando com o uso frequente e nem perdendo rapidamente o aspecto de novo. A fórmica é também altamente personalizável, podendo ser aplicada imagens, desenhos, logotipos e outras coisas.

Por último, mas não menos importante, o revestimento de fórmica tem propriedades dissipativas, isso é, tem a capacidade de dissipar a eletricidade, sendo ainda mais interessante para utilização em centros cirúrgicos e radiológicos, além de indústrias de equipamentos eletroeletrônicos, entre coisas desse ramo que necessitem desse tipo de propriedade.

Como Limpar Fórmica?

Que a fórmica é um excelente material, já foi apresentado acima. Porém, assim como qualquer outro tipo de material, ela conta também com necessidade de limpeza e de manutenção e é exatamente disso que se trata o artigo de hoje, mais especificamente do questionamento: qual produto deve ser utilizado para limpar esse material?

Uma das melhores propriedades desse material é sua facilidade de limpeza, não sendo necessário nenhum tipo especifico e muito diferente de produto para essa higienização. Os únicos itens necessários para essa limpeza são um pano ou uma esponja que sejam bastante macios e maleáveis, juntamente com um sabão neutro, mas em outros casos um limpador de vidro ou somente um vinagre sem cor também funcionam de maneira ótima.

Limpar Fórmica

Limpar Fórmica

Assim sendo, o pano ou a esponja devem ser umedecidas (sem ficar encharcadas) e passado na superfície que está sendo revestida pela fórmica juntamente com o produto escolhido – sabão neutro, limpador de vidros ou vinagre. – O ideal é que essa limpeza seja feita diariamente, pois ainda que seja um material resistente a manchas e coisas do tipo, a fórmica deve ser limpa logo após o uso, para evitar problemas.

Outros produtos como álcool, hipoclorito de sódio e fenol também podem ser usados para limpezas mais profundas, como para retirar manchas de caneta ou até mesmo para simplesmente desinfetar. Existe também um solvente fórmica que é apropriado para retirar manchas de graxa, cera, cola, etc. Os produtos que não devem ser utilizados em nenhuma hipótese são a aguarrás, querosene, palha de aço, thinner, varsol, sapóleos e hipoclorito de sódio puro, já que eles podem acabar ocasionando manchas, riscos, e engordurar a superfície. Ou seja, na limpeza da fórmica, os produtos mais simples são os melhores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *