Qual o Tamanho de Uma Sala de TV

Dicas Para Uma Sala De Tv Perfeita

Com a rotina corrida e o dia a dia turbulento, não tem coisa que as pessoas prefiram mais do que chegar em casa – ou dar uma pausa das atividades realizadas dentro da mesma – e relaxar no sofá, seja assistindo um bom filme, uma boa série ou até mesmo novelas e jornais. É por esse ser um costume muito difundido na sociedade atual, que um cômodo apropriado para esse momento de realização de atividades mais leves e de entretenimento, se popularizou muito nos tempos atuais, que é a sala de TV. Por ser um espaço tão importante é que a decoração e a harmonia do mesmo são tão importantes, e por isso serão apresentadas algumas dicas nesse sentido logo abaixo.

Como o próprio nome do cômodo já sugere, não existe uma sala de TV sem a própria televisão, então ela é um dos itens mais importantes desse ambiente. Porém, antes de realizar a compra desse eletrodoméstico – que corresponde a um investimento muito significativo – é muito importante que se analise o espaço disponível para sua acomodação, bem como o objetivo que se tem com a sala, já que por exemplo, se a sala for ampla e os moradores quiserem dar a ela um ar de cinema, a televisão deve ser sim o centro das atenções, e por isso ela também deve ser proporcional, tendo dimensões maiores e uma qualidade adequada. Porém, caso o objetivo da sala seja ser um local para receber visitas e conversar, a TV deve ficar em segundo plano, e o maior investimento a ser feito deve ser em um sofá de qualidade e outros locais para as visitas se acomodarem, como cadeiras confortáveis e poltronas.

Independentemente da TV escolhida, é importante que se possua um local para apoiá-la e abriga-la, seja um painel – que é um item muito em alta nos dias de hoje – ou ainda o tradicional rack, que é o móvel mais clássico e mais comum de ser encontrado nos lares hoje em dia. Falando especificamente dos racks nas salas de TV, o mais indicado é que ele seja harmonioso e siga o estilo do ambiente, ou seja, se a sala tiver um ar mais rústico, é importante que o rack também tenha essa pegada, onde o mais comum que cumpre esse requisito são os racks de madeira.

Além disso, o ideal é que o rack não comprometa fatores de poluição visual do ambiente e para isso, os móveis mais baixos são muito mais adequados, já que eles contam com um estilo mais sofisticado e elegante, combinando com vários tipos de estilos de sala.

Além disso, o tamanho do rack também deve ser compatível com o tamanho da sala – sendo inclusive esse o tema do artigo de hoje e que será apresentado com mais detalhes logo abaixo. – Assim sendo, é importante se atentar para que que o rack não acabe tomando conta de um espaço muito grande da sala, ao mesmo tempo que um rack de tamanho reduzido pode fazer com que aconteça a impressão de que a sala é visualmente mais ampla, o que deixa tudo muito mais confortável. Também é importante que a TV não tome conta do rack totalmente, sobrando assim espaço para alguns itens decorativos, por exemplo.

Já o sofá, na sala de TV, também é um item de extrema importância (ficando atrás somente da própria televisão), já que ele deve ser o mais confortável e aconchegante possível, principalmente quando os planos são de fazer uma sala estilo cinema, como já foi apresentado anteriormente, já que nessas situações as pessoas irão ficar muito tempo sentadas ou deitadas nele. Uma ótima opção para qualquer um dos estilos de sala é o sofá cama, que é aquele modelo de sofá que quando estendido aumenta de tamanho, ficando praticamente do tamanho de uma cama, o que o deixa extremamente confortável.

As paredes da sala de TV podem tanto seguir a linha mais clara e iluminada, quanto a mais escura, sendo que o mais decisivo nesse sentido é se atentar ao tamanho da sala, já que nas pequenas, colocar tons escuros em todas as paredes pode fazer com que exista a impressão de que ela é ainda menor. Porém, para pessoas que possuem uma sala pequena, mas que ainda assim não querem abrir mão dos tons escuros, o ideal é que se use somente em uma parede – preferencialmente onde a televisão será colocada – já que isso manterá o efeito cinema e o ar de uma sala mais ampla. Já caso a sala seja de fato grande, é possível abusar das tonalidades mais fortes em todas as paredes, o que também irá remeter a ideia do cinema, caso seja o desejo. Para pessoas que não querem fazer mudanças muito bruscas, é possível utilizar um papel de parede ao invés de realmente pintar, pois assim caso seja necessário, é mais fácil realizar a troca.

Papel de Parede na Sala de Tv

Papel de Parede na Sala de Tv

Os tapetes também são itens decorativos muito interessantes para comporem uma sala de TV, sendo até mesmo funcional, já que além de ajudar na decoração, pode servir de maior conforto para pessoas que desejam se aconchegar no chão para assistir a um filme, por exemplo. Além disso, os tapetes geralmente deixam o cômodo com um aspecto mais aquecido e confortável.

Qual O Tamanho Ideal De Uma Sala De Tv

Logo acima já foram apresentadas várias dicas a respeito de como montar uma sala de TV perfeito, só que a questão principal do artigo de hoje é qual o tamanho ideal para esse cômodo, já que isso faz com que o ambiente seja dimensionado da melhor forma para se manter agradável, ergonômico, aconchegante e o mais confortável possível para os moradores da casa. Isso é de suma importância, principalmente pelo fato de existirem estudos que apontam que normalmente os brasileiros passam em média quatro horas por dia nesse ambiente.

Uma das principais medidas a serem analisadas – sendo elas decisivas até mesmo para o bem estar e para a saúde dos moradores – é a da distância entre a televisão e o sofá, já que caso essa distância seja errônea, podem surgir problemas relacionados a desconforto visual. Para solucionar essa questão basta realizar um cálculo simples, que tem duas fórmulas bases: A primeira consiste em dividir o número de polegadas da televisão por dezoito e a segunda consiste em multiplicar a distância entre o sofá e a televisão por dezoito. A fórmula deve ser escolhida de acordo com o resultado que se deseja obter.

Outra medida importante é a que se utiliza para realizar o posicionamento da TV em relação a altura, na sala. Esse posicionamento não deve ser feito se levando em conta somente a estética do ambiente, já que isso também tem influências diretas no conforto e na saúde. De modo geral, o ideal é que a altura da TV deve corresponder com a altura do olhar em outras palavras, o olhar deve estar na altura de dois terços da tela TV. Para realizar um cálculo mais preciso para a altura da TV, basta dividir o tamanho da tela por três e assim, ao se sentar no sofá a visão deve estar na reta da medida que corresponde a dois terços.

Esse dimensionamento é tão importante pelo fato de que se a TV estiver muito no alto, a posição do corpo ao assisti-la fica desconfortável, além de também fazer com que os olhos fiquem abertos de forma exagerada, o que aumenta as possibilidades de dores de cabeça e de ressecamento da retina. Além dessa, todas as outras dimensões são muito importantes para que a sala de TV fique harmoniosa, agradável e segura para todas as pessoas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *