O Que É Espuma Soft? Qual a Diferença Dela Para Outras?

O momento de escolha de um dos itens mais importantes na decoração e no conforto da casa é de extrema validade para os designers de decoração e para os donos da residência. A hora de definir qual o modelo de sofá, tipo e estofado se torna essencial para a decisão de longo prazo, pois a peça terá que durar bastante.

O sofá é um dos itens mais queridos na decoração e no conforto da casa, depois do quarto, é o lugar que se passa mais tempo na residência. Seja assistindo TV ou recebendo um grupo de amigos. Portanto, a escolha desse objeto precisa ser bem pensada para agradar as necessidades e os gostos da família, para essa escolha envolve qual tipo de estofado, cor, tecido entre outras.

Como Escolher O Melhor Tipo De Sofá Para Sua Casa

A escolha do sofá, um dos itens principais de decoração e conforto casa, depende das preferencias do consumidor e da estética de sua casa. O móvel dá o tom na composição da decoração da casa. As configurações da casa são de extrema importância na identificação da peça que encaixará melhor em sua casa, o tamanho do cômodo, as cores, formato, tecido de revestimento e o mais importante: o preço.

Na hora da escolha da peça duas características devem caminhar juntas: conforto e beleza. É importante que o sofá reflita sobre a personalidade de seus donos, que suas características agradem a quem irá consumir. É importante também que no momento de escolha seja definido para qual tipo de uso a peça terá, se é para apenas receber visitas ou para assistir tv, nessa segunda opção deverá prezar ainda mais pelo conforto. É necessário identificar o espaço disponível para alocação do sofá, para que seja definido qual o tipo de peça usar, se será uma ou duas, sofá de canto entre outras opções.

Depois de identificada todas essas recomendações é a hora de selecionar qual o tipo de sofá que irá ser comprado e que esteja dentro dessas indicações.  Dentre os diversos modelos, estilos e formatos de sofá, serão mostrados abaixo alguns.

Tipos De Sofá

  • Tradicional: o modelo de estofado apresenta uma infinidade de opções. Sendo elas com os pés mais elevados, almofadas fixas ou soltas, com fundo mais próximo do chão.

    Sofá Tradicional

    Sofá Tradicional

  • Sofá cama: esse modelo possui dupla finalidade. Aconselhável para quem não possui muito espaço disponível na casa. Ele serve tanto como sofá nas horas de lazer, quanto como cama para quando se receber visitas.

    Sofá Cama

    Sofá Cama

  • Reclinável e Retrátil: essas opções são para quem tem o habito de passar bastante tempo nos sofás. É uma opção comum no mercado hoje. Utilizado em salas de living, onde a peça traz mais conforto para assistir televisão.
    Reclinável e Retrátil

    Reclinável e Retrátil

    Por conta de seu encosto reclinável, traz maior conforto pelo fato de não deixar o indivíduo numa posição ereta por muito tempo. E ainda tem opções em que as peças são capazes de obter uma extensão para os pés, ou seja, a pessoa fica praticamente deitada.

  • Inflável: outra opção que é ideal para quem não possui muito espaço em casa. O seu uso pode ser variado de acordo da sua necessidade, podem ser usados diariamente ou só quando receber visitas. Essas peças geralmente tem um designer mais divertido, pelo fato de não estarem totalmente fixadas na decoração da casa, podendo ser peças coloridas.

    Sofá Inflável

    Sofá Inflável

Formatos de Sofás

  • Tradicional: os sofás mais tradicionais, em sua maioria, são compostos por dois ou três lugares. Assim, em dependência do espaço disponível, muitas das vezes é preciso optar entre um de três lugares e um de dois, ou dois de dois lugares. Ainda há opção de quando não se obtém muito espaço, optar por complementar o ambiente com pufes e poltronas.
  • De canto: esse modelo é indicado para aqueles que querem aproveitar totalmente o espaço da sala, utilizando os cantos da parede e desejam ter mais lugares para sentar. Essas versões são moduladas em L, em sua maioria.
  • Redondo: não são muito comuns no mercado, mas podem compor de forma mais interessante e diferente a decoração da casa.

    Sofá Redondo

    Sofá Redondo

  • Com Chaise: esses modelos contam com uma extensão de um dos acentos, que tem como função manter as pernas esticadas. Como se fosse um banquinho que coloca para por as pernas para cima.

Estilos De Sofás

  • Vintage: o design dessas peças segue uma tendência mais antiquada, seus detalhes envolvem tecidos com brilho ou em veludo, estilo capitonê nos encostos, entre outros detalhes.

    Sofá Vintage

    Sofá Vintage

  • Moderno: no modelo mais moderno podem haver diversas variações, envolvendo linhas retas e curvas, que mudam totalmente a estética da peça.

    Sofá Moderno

    Sofá Moderno

  • Retrô: o modelo retro está em alta no mercado, contam com os pés mais altos que o normal. Porém, seu encosto costuma ser mais baixo, dessa forma é importante se atentar para qual uso o sofá terá, pois não é uma peça muito confortável devida a falta de encosto para a cabeça.

    Sofá Retrô

    Sofá Retrô

  • Rústico: são os modelos com base de madeira, mais brutos. Acompanhando a decoração da casa se torna uma excelente opção.

    Sofá Rústico

    Sofá Rústico

Assim, com identificação de todos os tipos, estilos, modelos e textura é o momento de escolher qual te agrada e seja feliz na hora de sua compra.

Tipos De Espumas Para Estofados           

Outro fator importantíssimo, além da beleza do sofá, é o tipo de espuma que terá o estofado. Pois é ela quem vai garantir o conforto e a qualidade da sua peça. A densidade da espuma deve ser escolhida de acordo com o ambiente em que ele será inserido. Por exemplo, uma sala de visitas pede um sofá com os estofados um pouco mais firme, contudo, uma sala com a finalidade de assistir teve pede um estofado com uma espuma um pouco mais macia. Dentre os tipos de espumas utilizadas nos estofados temos:

  • Espumas de alta resistência: também conhecida como HR, do termo inglês Hight Resilience. Esse nome remete a sua principal característica que é a alta resiliência, ou seja, a veloz capacidade de recuperação ao receber uma carga de pressão sobre ela, o que oferece um ótimo retorno e rebote.
  • Espumas flexíveis moldadas: essas espumas oferecem uma alta resistência a rasgos, o que significa durabilidade e qualidade, graças as suas excelentes propriedades mecânicas e de amortecimento. Essa espuma é bastante utilizada na fabricação de cadeiras e assentos, inclusive de veículos.
  • Espumas Soft: também conhecida como espumas frias ou hipersoft. Sua característica principal é sua excelente passagem de ar e conforto, já que possui baixo suporte de carga. Sua aplicação. geralmente se dá em poltronas e sofás  com suas densidades variáveis de 20 a 60 kg/m³, ela atende o mercado de moveis de alto padrão.
  • Espumas Especiais – Látex ou Viscoelástico: essas espumas tem como características principais a baixa deformação, alta resiliência e um ótimo conforto térmico. Essa espuma de viscoelástico começou a ser utilizada pela NASA para fazer o revestimento das naves que precisavam absorver choques e tensões. Em seguida, com o desenvolvimento da tecnologia, o material passou a ser utilizado nos colchões por oferecer diversos benefícios, como: o alívio da pressão corporal, sensibilidade a temperatura e por ser hipoalérgica.

    Espumas Para Estofados  

    Espumas Para Estofados

O Que Diferencia A Espuma Soft Das Demais

A espuma soft foi desenvolvida para que se obtivesse uma característica se toque que seja extremamente macio, com baixa resistência a compressão e alto alongamento. Além dessas características, as espumas soft oferecem boa capacidade de deformação, porém com uma rápida recuperação se comparada com as espumas tradicionais. Ela é bastante flexível, assim como as espumas de viscoelástico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *