Como Limpar Piso Emborrachado de Crossfit?

O Crossfit

O crossfit é uma atividade que se originou nos Estados Unidos em meados dos anos noventa e desde essa época passou a crescer muito consideravelmente e nos dias de hoje já está difundido ao redor de todo o mundo, se popularizando cada vez mais. No início esse tipo de treino era utilizado até mesmo por academias militares e treinamentos de oficiais que faziam parte das forças armadas, já que se mostravam muito efetivos nesses casos, principalmente por ter sido criado por meio de inspirações de outros esportes que já eram amplamente realizados, como é o caso do levantamento de peso, do atletismo e da ginástica olímpica.

Toda essa união de esportes fez com que a atividade resultante – o crossfit – atuasse com uma ótima forma de melhorar o condicionamento físico, além de atuar também como uma maneira muito interessante de redução do índice de gordura do corpo e consequentemente de manutenção de um corpo em forma, sendo isso o que faz com que o crossfit seja tão procurado atualmente.

Atualmente as pessoas apontam que o maior benefício do crossfit seja a capacidade de unir vários pontos positivos de outras atividades, em um bloco de exercícios só, já que, por exemplo, caso uma pessoa deseje aumentar sua força muscular, o mais indicado é que ela faça musculação. Já para uma pessoa que deseja aumentar sua capacidade de flexibilidade, o ideal é que ela faça aulas de alongamento. Para pessoas que tem como objetivo trabalhar em melhorias da capacidade respiratória, normalmente o que os profissionais indicam é que sejam praticadas aulas de natação. Porém, quem quer que todos esses benefícios estejam reunidos em uma única atividade, geralmente procura o crossfit, que tem realmente esse objetivo, ser multifacetado e agradar a maior quantidade de pessoas possível.

De maneira mais ampla, é possível entender o crossfit como a realização de exercícios funcionais que conseguem combinar itens como resistência respiratória, resistência cardiovascular e força, além também de atuar potencializando a capacidade de flexibilidade e de agilidade de quem o pratica. Os treinos normalmente duram entre quarenta minutos a uma hora, sempre trabalhando em uma alta intensidade, sendo que esse é o principal fator que faz com que os atletas sintam que estão sendo levados a seu limite, indo ao mais extremo do que conseguem, e ficando assim cada vez mais motivados.

O treino de crossfit é composto de três principais partes, que são o aquecimento, onde o objetivo é fazer a preparação do corpo, diminuindo assim as chances de impacto e lesões durante a realização da atividade propriamente dita. Após o aquecimento, acontece a parte da técnica, que normalmente é o momento em que o instrutor ensina como os exercícios devem ser realizados, também evitando com que erros ocasionem acidentes mais sérios para o corpo. E por fim, a última etapa é conhecida como WOD, que significa Workout of the Day, que nada mais é do que a missão que deve ser cumprida naquele dia. Todas essas etapas fazem com que o treino completo dê uma sensação de surpresa e de satisfação ao aluno após o treino, que geralmente fica muito contente com a sua desenvoltura naquele dia.

Os inúmeros benefícios do crossfit já foram amplamente apresentados, e também já foi possível entender que os exercícios podem acabar sendo bastante complexos demandando bastante dos alunos de modo geral. Além disso, a maioria das atividades realizadas acontecem em contato direto com o chão, e por isso os pisos dessas academias devem ser pensados com muita atenção, principalmente para evitar acidentes, tanto com os alunos, quanto com os instrutores. Assim sendo, o piso escolhido com maior frequência para esses ambientes é o emborrachado, e maiores detalhes sobre ele serão dados logo abaixo.

O Piso Das Academias De Crossfit

Como já foi amplamente apresentado acima, a popularidade do crossfit tem aumentado cada vez mais ao redor do mundo todo, mas para garantir que um negócio desses realmente seja um empreendimento de sucesso, é importante que sua estrutura seja o mais segura e adequada possível, e um dos pontos que merecem mais atenção é o piso desses ambientes, já que pelo fato de as atividades lá realizadas serem de alto impacto, e por isso o piso deve reduzir tanto esses impactos, quanto o peso dos equipamentos também, contribuindo inclusive para a diminuição do barulho desses ambientes, oferecendo assim muito mais segurança e conforto para os alunos e professores da atividade.

A primeira coisa a ser considerada é que os pisos tradicionais estão totalmente descartados para esse local, e dessa forma, o mais indicado é a utilização dos chamados estrados de borracha, por diversos fatores, sendo os principais: esses são pisos que contribuem na absorção de impactos, são confortáveis, tem características antiderrapantes, são fáceis de instalar, são sustentáveis, resistentes, duráveis e também fáceis de limpar, sendo esse inclusive o foco do artigo de hoje: como limpar esses pisos?

Fazer o investimento do piso certo para as academias de crossfit é algo que pode influenciar diretamente até mesmo na realização correta dos exercícios, podendo auxiliar ou atrapalhar. Para atuar de forma positiva é importante que os pisos absorvam o impacto de todos os bruscos movimentos que lá são realizados pelos praticantes, contribuindo assim para que os equipamentos também possam durar mais, evitando quebras e necessidade constante de consertos.

Como Limpar E Manter O Piso Utilizado Nas Academias De Crossfit

Piso Emborrachado

Piso Emborrachado

Após já ter conhecimento a respeito da importância dos pisos emborrachados para as academias de crossfit, é necessário também saber como cuidar e realizar a limpeza desses pisos, já que esse é um fator crucial para sua boa manutenção ao longo dos anos.

De maneira geral, os itens necessários para realizar a limpeza adequada desse tipo de piso são bastante básicos e não contam com nada de muito misterioso e surpreendente, sendo os principais: balde com água morna, vassoura, rodo, pano que não solte fiapo, detergente neutro e desinfetante. Assim sendo, o primeiro passo para começar a limpeza é retirar toda a sujeira mais grossa com o auxilio da vassoura. Logo após isso, é necessário diluir uma quantidade de detergente neutro na água morna, e em seguida esfregar o piso com calma, retirando assim a sujeira que não foi possível de ser retirada somente com o auxílio da vassoura e que ficou presa ao piso.

Depois dessa outra sujeira ser retirada, chega o momento de passar o desinfetante, que é a etapa mais importante no que diz respeito a retirada de bactérias e outras partículas de sujeira que não saíram até o dado momento. Esse é um ponto importante porque nos pisos de borracha é mais comum que essas sujeiras fiquem mais agarradas, e o desinfetante faz com que elas consigam se desprender.

As duas últimas etapas são a passagem de um pano limpo e úmido para finalizar o processo da limpeza e depois passar uma flanela ou um simples pano seco para deixar todo o piso sem umidade também, já que esse piso tem muita dificuldade em ficar seco naturalmente, ou seja, finalizar com o pano seco é basicamente uma questão de segurança.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *