Mitos Da Decoração: Dicas Para Se Libertar Deles

Decorar é para profissional apenas? Jamais! Este é apenas um dos principais mitos que envolve a arte de dar estilo a ambientes, sejam profissionais ou pessoais. Para os interessados em aprender um pouco mais deste seguimento considerado uma arte, o melhor é aprender o que é verdade e o que é mentira quando se fala em decoração. Confira os principais mitos da decoração e conserte seus conceitos.

Mitos Da Decoração: Dicas Para Se Libertar Deles

Mitos Da Decoração: Dicas Para Se Libertar Deles

Tudo Pode Virar Um Objeto Decorativo

Verdade. Os vários usos de um mesmo item são comuns quando se fala em decorar. Um prato pode se tornar uma linda bandeira, um acessório para expor miniaturas e um item de estantes. Uma garrafa pode virar vaso, item de coleção e porta treco. Este é o bacana da decoração: todo objeto tem seu potencial e isso torna o trabalho do decorador, profissional ou não, muito mais fácil.

Tudo Pode Virar Um Objeto Decorativo

Tudo Pode Virar Um Objeto Decorativo

Quanto Mais Lâmpadas Melhor!

Puro mito. A iluminação é um dos itens mais importantes de uma boa decoração e precisa ser muito bem planejada para se ter sucesso. Isso quer dizer que ela precisa ampliar espaços, criar clima e até diminuir um espaço. Claridade demais nem sempre combina com determinados espaços.

Plantas Não Servem Para Apartamentos

Mais um grande mito, mas isso varia de acordo com a planta escolhida. Algumas plantas precisam mesmo de bastante luminosidade, espaço para a ramagem e profundidade para as suas raízes, pontos impossíveis para os apartamentos fornecerem. Contudo, você pode ter um espaço muito bacana com plantas escolhendo os itens verdes certos.

Algumas plantas combinam bem com apartamentos e não precisam de espaço. Dando água conforme sua manutenção pede e cuidando com carinho, você pode ter plantas saudáveis e gastar pouco com sua manutenção. E com uma janela aberta a questão do sol se resolve! Ou você jamais viu uma planta em apartamento, não é mesmo?

Estilos Não Podem Se Misturar

Um dos maiores mitos dissipados pelos profissionais no popular, mas com um fundo de verdade: se não souber misturar, cai no erro do excesso. Sempre é mais seguro usar um estilo apenas na hora de decorar. Contudo, nada impede que você use diversos outros e parta para a segurança de decorar com sabedoria. Peças vintage caem bem com modernas, o clássico pode brincar com o contemporâneo e diversas outras combinações são possíveis.

Mas por segurança, estude cada peça antes de usar. Não é porque você pode combinar estilos que vai cair bem ficar fazendo em sua casa ou escritório um mix de tudo. Um dos grandes erros da decoração é usar tudo o possível, e não apenas o necessário.

Parede Escura Diminui o Ambiente

É um mito com fundo de verdade. Dependendo das proporções do cômodo, você pode mesmo ter uma redução de espaço visualmente. Mas, como tudo na decoração, há sempre truques para deixar o espaço mais divertido e alegre usando cores fortes. Uma parede única de cor escura ladeada por tons claros é uma forma de não perder espaço e ainda assim usar o tom escuro. Paredes com texturas escuras com tons claros, como uma moldura no espaço, também faz parte dos truques simples.

Uma dica bem usada é usar tons escuros nas paredes mas deixar o teto claro. O teto sempre é o responsável por diminuir a amplitude visual do ambiente. Se você o deixa escuro, ele vai diminuir bastante a luminosidade, deixando o local apertado. Se você o deixa claro, consegue dar vida ao espaço sem fazer esforço.

Muitas Cores Juntas Diminuem o Ambiente

Mito, mas que se torna verdade se você não souber usar. Não é um arco íris de cores errado na decoração, mas também não é o certo. Cores demais pode ser extravagante, mas tons fortes combinam com tons fortes. Na medida certa, azul, rosa e vermelho podem aparecer na mesma cor.

O melhor sempre será duas cores no máximo em um espaço. Mas nada indica que mais de duas possam ser usadas. Você pode ter poltronas coloridas, um ambiente alegre e não parecer demais. Tudo depende do design do objeto, seu espaço e com o que ele vai combinar.

Animal Print Está Fora De Moda

A estampa de zebrinha e onças talvez seja a tendência mais antiga na moda e jamais vai ficar de fora. O exagero de um quarto todo de zebra anda mesmo sendo considerado algo anormal e um glamour extrapolado, mas ainda tem seu charme. O melhor mesmo seria partir para pequenos objetos decorativos como um tapete, talvez umas almofadas. Mas como é uma tendência quase atemporal, você vai ter anos para decidir se vale a pena usar ou não em seu espaço.

Artigos De Plástico São Pobres Para Decoração

Jamais! Existe tanta coisa bacana feita de plástico que em uma garimpada você pode se arrepender por não ter usado nada e plástico antes em seu lar. Vasos bem trabalhados, cadeiras para jardins e mesinhas são bons exemplos. E também não são baratos! Mesas de plástico com design de renome em assinatura podem custar mais de R$ 20 mil! Logo, o plástico está com tudo!

Os Móveis Devem Combinar Com a Cor Da Parede

Mito. Os móveis devem combinar com o estilo, com o cômodo, com os demais acessórios. Nada de tom sobre tom com os móveis. Isso sim é cafona e os principais profissionais do setor já largaram há muito tempo! Móveis azuis com paredes cinza são chiques e não combinam em nada teoricamente. O conceito é o mesmo para os demais objetos.

Contratar Um Decorador é Perda De Dinheiro

Sim, você pode fazer sozinho. Não, você não é tão bom quanto um decorador profissional. Um profissional como esse tem a capacidade de consertar erros de paredes tortas apenas com o uso de acessório, que pode ser tudo o que você precisa para ter uma casa linda e na medida certa. As vezes tais investimentos são altos, mas valem cada centavo para se ter a casa dos sonhos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *