Como se Mede Um Sofá? Passo a Passo

Um sofá bonito e confortável ajuda a deixar o ambiente da sala de estar muito mais agradável para receber amigos e familiares. A escolha desse móvel deve levar em consideração não somente a questão estética, mas também as medidas do mesmo. Afinal, é crucial que esse sofá caiba na sua sala deixando um bom espaço de circulação. A seguir você poderá conferir o passo a passo de como medir um sofá. Vamos começar?

Como Medir Um Sofá: Passo a Passo

Confira abaixo um passo a passo de como tirar as medidas de um sofá.

Passo 1 – Medidas Básicas

Inicialmente você deverá tirar as medidas básicas do sofá que são: Altura Total (meça do ponto mais alto ao ponto mais baixo); Altura do Encosto (meça partindo do início do encosto até o assento) e Altura do Assento ao Chão (meça a altura do ponto inicial do assento até o chão). Anote essas três medidas.

Passo 2 – Medidas do Assento e dos Braços

O segundo grupo de medidas do sofá que devem ser tiradas são: Assento (meça a largura da área de assento do seu sofá); Curva do Braço (para medir a curva do braço você deverá posicionar a fita métrica onde começa o braço por dentro do sofá até esse mesmo ponto externamente) e Frente do Braço (basta medir a largura da parte da frente do braço do sofá).

Passo 3 – Outras Medidas

Para finalizar a medição do sofá você deverá medir: Assento por Fora (apenas no caso da almofada estar projetada a frente do braço); Comprimento do Assento (a largura do espaço destinado a acomodar as costas de quem sentar no sofá) e o Bico do Sofá (meça tanto a altura quanto a largura do bico do sofá).

Com esse passo você saberá exatamente quais são as medidas do sofá e poderá avaliar se ele vai ou não se encaixar no espaço que tem disponível na sua sala de estar.

Sofá de Canto

Sofá de Canto

E Se For Um Sofá de Canto?

Um sofá de canto pode ajudar a dar um toque diferenciado para a decoração da sua sala e se você está apostando nesse item vai gostar de saber como tirar as medidas de um sofá em L. Vamos ao passo a passo?

Passo 1 – Medidas Básicas

Comece tirando a medida de um lado a outro na parte externa do encosto do seu sofá, fazendo isso você saberá o comprimento do mesmo. É importante incluir nessa medição a extensão de seções adjacentes como assentos reclináveis, espreguiçadeiras e módulos individuais.

A partir do conhecimento dos comprimentos do sofá fica mais fácil saber se ele cabe ou não na parede disponível. Observe que além de caber ele precisa deixar ao menos 0,6 m livres para circulação no seu entorno.

Medindo o Sofá

Medindo o Sofá

Passo 2 – Profundidade

Você deverá medir do encosto até o final do braço do seu sofá para saber qual é a profundidade, pois pode acontecer de o braço ser maior do que o assento. Os sofás deverão ser medidos sem o braço ao longo da lateral do encosto até a parte frontal.

A profundidade é uma medida que apresenta a extensão do sofá para frente. Isso é importante para que você tenha certeza de que outros móveis da sala como televisão, poltronas e mesas de centro caberão junto com o sofá.

Passo 3 – Altura do Sofá

Altura do Sofá

Altura do Sofá

Para conhecer a altura do sofá é necessário medir do chão até o ponto mais alto na almofada no encosto. Com essa medida você poderá fazer uma relação de proporcionalidade entre o sofá, mesas entre outros. Também é uma forma de evitar a compra de um sofá que seja mais alto do que o peitoril da janela ou ainda que acabe tampando um quadro na parede.

Passo 4 – Visualização

Para visualizar como o sofá ficará na sua sala é interessante cortar fitas adesivas com as medidas deixando cerca de 0,6 m de espaço em volta para circulação. Com essa marcação devidamente feita disponha os móveis como eles deverão ficar para saber como ficará o conjunto todo. Fazer isso te ajuda a verificar potenciais problemas que podem surgir com o sofá escolhido.

Como Medir Tecido Para Reformar Sofá

Tecido Para Reformar Sofá

Tecido Para Reformar Sofá

Precisando trocar o tecido do seu sofá para deixa-lo com um visual repaginado? Então saiba que será necessário aprender a medir o tecido para acertar na escolha.

Passo 1 – Faça Uma Lista de Tudo

O primeiro passo consiste em fazer uma lista completa com todas as peças que compõem o seu sofá incluindo almofadas e itens estruturais como braços e peças que fazem parte dos braços, não esqueça dos rodapés. Cada item deverá ter um espaço para que seja registrada a sua medida.

Passo 2 – Tire as Medidas

Todos os itens que compõem o sofá deverão ser medidos a partir do uso do ponto mais largo. No caso do sofá ter almofadas em ‘L’ você deverá medir a parte mais longa. Anote as medidas de comprimento e largura de cada uma das peças.

Passo 3 – Medidas das Almofadas

Será necessário tirar as medidas das almofadas também, para isso você deverá observar a largura e o comprimento de cada uma delas a partir da parte superior e da parte inferior. Para não se perder nas medidas é mais fácil fazer o registro de cada lado da peça além dela mesma, você pode se esquecer de multiplicar os lados e ter medidas insuficientes.

Passo 4 – Medidas dos Braços

Braço do Sofá

Braço do Sofá

Prossiga medindo os braços e os painéis da frente do seu sofá além dos botões que sejam cobertos de tecido. Os sofás que possuem braços curvos e cobertos de tecido precisam ter essa parte medida. A medida da parte da frente do braço do sofá deve ser feita considerando a área mais larga e arredondada.

Passo 5 – Adição

É importante adicionar entre 5 e 7 cm a cada medição, pois é necessário lembrar do subsídio de costura.

Passo 6 – Cálculo

Todas as medidas deverão ser somadas para o cálculo da metragem necessária, o valor deverá receber o acréscimo ainda da metragem necessária para as bainhas e eventuais erros. Observe que os tecidos para estofados vêm em larguras distintas sendo importante se informar a esse respeito nas lojas.

Gostou de saber como medir sofá e estofamento passo a passo? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *