Churrasqueira a Bafo Precisa de Entrada de Ar

Se você, assim como inúmeros brasileiros, é apaixonado por churrasco já deve saber que há uma grande variedade de modelos de churrasqueiras disponíveis no mercado. Determinar qual é o melhor modelo para atender as suas necessidades enquanto churrasqueiro depende de conhecer alguns critérios técnicos de cada equipamento.

A churrasqueira a bafo é um dos tipos de churrasqueiras que mais vem crescendo na preferência de quem entende do assunto. Mas, será que essa é realmente a melhor alternativa para o tipo de churrasco que você pretende preparar? Confira mais informações para poder chegar a uma conclusão.

Entendendo a Churrasqueira a Bafo

A churrasqueira a bafo como seu nome indica abafa os alimentos mantendo-os em temperaturas moderadas por um longo período. Geralmente esse equipamento é utilizado para o preparo de carnes que demandam somente calor intenso, sem labaredas. Uma churrasqueira com dupla função pode ser usada para grelhar ou para cozinhar.

Como não há exposição ao ar não precisa de grande quantidade de carvão. Mesmo quando se está preparando uma carne como uma costela que demora a ficar pronta não é necessário grande quantidade de lenha ou carvão. Isso se dá porque há baixa exposição das brasas em contato com o ar.

Churrasqueira a Bafo Precisa de Entrada de Ar?

Uma pergunta que surge com frequência quando se fala a respeito de churrasqueira a bafo e cuja resposta é sim. A entrada de ar é composta por chaminés de pequeno porte no topo ou ao lado da churrasqueira, a posição varia conforme o modelo.

Como Usar Churrasqueira a Bafo?

Uma churrasqueira a bafo quando bem usada permite chegar a resultados fabulosos até mesmo com carnes que não são tão macias, aquelas consideradas de segunda. Alguns cortes de carne bovina como costela, músculo, lagarto e peito – que geralmente são preparados em panelas de pressão – podem ser feitos em churrasqueira a bafo, o resultado é uma carne muito saborosa que desmancha na boca.

O cozimento da carne é feito pela tampa da churrasqueira que permite isolar a saída de calor gerando equilíbrio na parte interna evitando então que o churrasco queime. A temperatura interna aumenta ou diminui conforme acontece a regulagem da entrada de ar.

É importante ficar ciente de que quando mais aberta fica a saída de fumaça maior se torna a temperatura e com isso se tem mais chances de criar labaredas. Já quanto mais fechada à saída de fumaça menor fica a temperatura podendo inclusive vir a apagar as brasas.

Regulagem de Entrada de Ar

Para um bom uso da churrasqueira a bafo é ideal ter cuidado com a regulagem de entrada de ar. Deixar a regulagem completamente aberta com a tampa principal fechada pode acabar com todo seu trabalho de horas para assar essa carne. Já pensou que triste descobrir depois de várias horas que o cupim torrou e que tudo o resta é fazer um miojo?

A dica para que isso não aconteça é ficar sempre atento a abertura de respiro, jamais deixe totalmente fechado ou aberto. Problemas com labaredas também pode estar relacionado com um dimensionamento ruim dos respiros, tem casos em que as medidas são maiores do que é necessário. Isso permite que haja entrada de ar acima do indicado fazendo com que haja mais combustão no carvão.

Encontrando Churrasqueiras a Bafo

Usando Churrasqueiras a Bafo

Usando Churrasqueiras a Bafo

Churrasqueiras a bafo são muito fáceis de encontrar, você pode comprar online ou em supermercados, lojas de itens de construção, açougues entre outros. O preço varia, mas para uma boa churrasqueira a bafo para uso doméstico a média de preço é R$ 300,00. Faça uma boa pesquisa antes de chegar a uma conclusão a respeito de qual é a melhor churrasqueira a bafo para comprar.

Quais São os Pontos Fortes da Churrasqueira a Bafo?

Para quem está com dúvidas sobre a aquisição de uma churrasqueira a bafo vamos apresentar algumas das principais vantagens desse modelo.

– Carvão ou Lenha

Demanda uma quantidade menor de carvão ou lenha, o usuário só precisa ficar atento para o respiro.

– Maciez

As carnes preparadas nesse tipo de churrasqueira ficam bem mais macias.

– Menos Fumaça

Quando usada para cozimento e não para grelhar produz bem pouco fumaça sendo muito mais agradável de utilizar no dia a dia.

– Dupla Função

A churrasqueira a bafo pode ser usada para cozinhar e para grelhar.

– Aço Inox

É possível encontrar muitas churrasqueiras a bafo de aço inox, algo bem positivo porque esse material tem maior durabilidade não sofrendo como o aço carbono quando resfria.

– Locomoção

Churrasqueiras a bafo de uso doméstico são mais fáceis de manusear de maneira que podem ser levadas com facilidade para vários lugares.

Quais São os Pontos Fracos da Churrasqueira a Bafo?

Além de conhecer as vantagens é importante conhecer também as desvantagens de comprar uma churrasqueira a bafo. Por isso listamos a seguir os pontos fracos desse item.

– Custo

Em comparação com outros modelos mais tradicionais de churrasqueira tem um custo um pouco alto.

– Cuidados

Uma churrasqueira que demanda cuidados constantes para preservar a temperatura sob controle.

– Carne Queimada

Quando o respiro é mal dimensionado ou fica completamente aberto pode acarretar em carne queimada.

– Restrição

Uma churrasqueira que só pode ser usada em locais abertos.

– Dificuldades Para a Limpeza

Pode ser um pouco difícil fazer a limpeza da churrasqueira.

– Não é Para Apartamento

Churrasqueiras a bafo não são indicadas para quem mora em apartamento, o mais recomendado nesse caso é apostar em churrasqueiras elétricas.

Vale ou Não a Pena?

Churrasqueiras a bafo são ótimas opções para quem pretende preparar seu churrasco numa área aberta. Inclusive esse equipamento pode ser usado para preparar pizzas e outros alimentos. Apenas não se mostra uma boa alternativa se você não tem uma área aberta e não tem um orçamento elástico para investir no equipamento. Liste os prós e contras para saber se é ou não uma boa escolha para esse momento da sua vida.

Esperamos ter te ajudado a entender um pouco mais sobre o funcionamento da churrasqueira a bafo e se ela é ou não uma boa alternativa. Curta e compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *