Como Limpar Passador de Roupas?

Tudo Sobre as Passadeiras De Roupas

A passadeira a vapor é um item doméstico muito utilizado e comum em diversos países do mundo. Porém, no Brasil o item mais usado com essa mesma funcionalidade é o clássico ferro de passar roupas, que ainda que esteja presente em grande parte dos lares brasileiros, está dando espaço também a esse novo estilo de desamassar roupas, que é usando a passadeira a vapor,  artigo que vem ganhando os corações brasileiros cada vez mais. Por ser um produto considerado novidade, até pouco tempo seu custo era bastante alto, o que fazia com que as pessoas não se interessassem tanto em adquiri-lo e consequentemente, a aceitação do produto no mercado fosse fraca.

Porém, de algum tempo para cá a realidade das passadeiras a vapor se modificou um pouco em nosso país, e elas se tornaram muito mais acessíveis, existindo modelos compatíveis com todos os gostos e bolsos. Esse item se tornou famoso principalmente entre as pessoas que não são muito fãs da clássica dupla tábua e ferro de passar, que encontraram na passadeira uma alternativa perfeita. Existem versões maiores ou mais compactas, que proporcionam um manuseio mais fácil e que pode até mesmo ser mais prática, ideal para pessoas que tem o dia a dia corrido e não tem muito tempo para cuidar de coisas desse tipo.

Inicialmente pode parecer que as passadeiras são mais trabalhosas do que a simples utilização dos ferros tradicionais, principalmente pelo fato de esse item demandar um pouco mais de cuidado durante o momento que é utilizado, porém, o resultado é surpreendente, tanto pelo fato de a roupa ficar impecável em pouquíssimos minutos, quanto por não ser necessário nenhum esforço ou serviço mais árduo. Já no que diz respeito ao gasto de energia elétrica, o passo mais importante é analisar as informações presentes na caixa do produto antes da compra, pois nela geralmente vem o selo que aponta a quantidade média de energia que é gasta, juntamente com a eficiência do produto. Ainda na embalagem do passador é possível também encontrar as instruções de uso, que são fundamentais de serem seguidas pelo menos pela primeira vez e até que se adquira mais habilidade com o produto, evitando assim acidentes como queimaduras, tanto na roupa, quanto na pessoa que está utilizando o utensílio.

Antes de uma pessoa adquirir a passadeira a vapor é normal que surjam dúvidas e questionamentos a respeito de se o seu funcionamento é de fato real, e quando se realiza uma pesquisa entre os adeptos desse item na internet, por exemplo, a maior parte das respostas é positiva, sempre falando que é uma ótima opção, inclusive para passar roupas mais delicadas, como roupas sociais e vestidos de festa, por exemplo. Algumas pessoas relatam dificuldades nas primeiras vezes de uso, mas contam que depois que se pega o jeito o processo de passar roupas fica muito facilitado, servindo até mesmo para passar tecidos que ficam sobre o sofá e cortinas.

Outro questionamento bastante comum é se as passadeiras a vapor realmente substituem o ferro, principalmente entre pessoas que estão pensando em adquirir somente um deles, e não buscando por um complemento. Essa é uma luta bastante complicada e que divide muitas opiniões, já que é inegável que a passadeira atua muito bem e de forma totalmente segura ao ser usada para desamassar tecidos mais leves, finos e delicados. Porém, ainda que possa ser utilizada tranquilamente para passar tecidos mais densos, como é o caso do jeans, por exemplo, ela pode apresentar resultados insatisfatórios. Já o ferro tradicional costuma atuar de forma mais eficiente nesses casos, então é importante pensar nisso antes de tomar uma decisão.

É interessante pensar também que os resultados de uma roupa passada com o ferro e outra passada com a passadeira tende a ser diferente. Isso acontece pelo fato de que quando uma roupa é passada a ferro, ela é sujeita a entrar em contato com uma chapa em uma elevada temperatura, deixando assim a roupa desamassada e totalmente reta, mas que a longo prazo pode trazer prejuízos, já que o tecido acaba ficando desgastado, sendo esse um efeito da queimadura que vai sendo realizada no tecido ao longo do tempo. Já a passadeira a vapor não entra em contato direto com a roupa, mas sim gera um vapor que não queima o tecido, mas na verdade umedece e desamassa simultaneamente. Esse processo agride bem menos as roupas, e faz com que elas durem mais tempo sem ficar com um aspecto feio.

De modo geral, como foi possível perceber, as passadeiras contam com pontos positivos e negativos, que devem ser levados em consideração no momento da escolha, além de se levar em conta também as necessidades, as habilidades e os hábitos da pessoa que irá utilizar esse item. A pesquisa ampla é bastante interessante nesse caso, já ao mesmo tempo que a passadeira pode facilitar a rotina, ela pode acabar dando dores de cabeça, tudo isso dependendo da demanda de utilização da mesma. Um ponto que muitas pessoas acabam não levando em consideração, é o fato de que a passadeira precisa ser higienizada com uma certa frequência, e esse é o foco do artigo de hoje e será apresentado com maiores detalhes logo abaixo.

Como Limpar Passador De Roupas?

Limpar Passador De Roupas

Limpar Passador De Roupas

Já foi falado amplamente a respeito do passador de roupas acima, juntamente com todas as suas vantagens e desvantagens. E um dos pontos mais importantes desse item é o fato de que para ele permanecer funcionando de maneira perfeita é importante que se faça uma higiene constante e correta do mesmo, e para isso algumas dicas serão apresentadas agora.

O primeiro passo para fazer a limpeza da passadeira de roupas é confirmar que ela está realmente desplugada da tomada, já que caso esteja conectada à rede elétrica podem acontecer acidentes. Outro ponto importante é que é necessário que a passadeira esteja totalmente fria, visando também evitar essas eventualidades. Tendo esses cuidados confirmados, já é possível partir para a limpeza da parte externa desse utensílio juntamente om seus acessórios, com é o caso da tampa do reservatório e do bico da passadeira. Para essa limpeza basta a utilização de um pano de algodão (que não solte fiapos) úmido, não sendo necessário utilizar nenhum produto, já que eles podem acabar danificando a passadeira.

Caso seja percebido que existem sujeiras mais grossas acumuladas no aparelho o mais indicado é a utilização de uma esponja úmida juntamente com um detergente neutro, mas sempre se atentando em evitar o contato de qualquer parte eletrônica do aparelho com a água. Já para limpar a parte interna da passadeira, basta encher o reservatório que nela existe com uma mistura de água e vinagre. Após isso, a passadeira deve ser ligada e esperar que reservatório fique completamente vazio, o que demora cerca de trinta minutos. Por fim, basta tirar o aparelho da tomada e enxaguar a parte interna do reservatório com água até que não reste nenhum resquício da solução utilizada, nem mesmo o cheiro.

Como foi possível perceber o processo de limpeza da passadeira é muito simples, e esses pequenos passos já garantem uma maior vida útil e adequada desse aparelho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *