?> Truques para Descobrir Se Há Vazamento de Água na Casa | Imóveis Cultura Mix

Truques para Descobrir Se Há Vazamento de Água na Casa

Uma das coisas que mais aterrorizam alguém é um vazamento de água, e normalmente ele é o principal responsável pelos desperdícios de água que acontecem por aí. Os desperdícios mais comuns são as torneiras pingando e os escondidos são os canos furados ou um vaso sanitário quebrado.

Uma pesquisa revelou que uma torneira que não foi fechada direito pode jogar fora por dia até 46 litros de água. Se a abertura deixar passar em média 1 ml de água, deverá escorrer por este pequeno fio de água durante as 24 horas de um dia, algo aproximado com 2.000 litros, isso é desesperador quando falamos em termos econômicos, mais assustador ainda quando estamos passando por secas fortíssimas no sertão do Brasil e ainda mais perigoso quando dizemos que a água doce e potável, ou seja, própria para consumo humano pode acabar um dia, caso não aja conscientização das pessoas que permitem esse tipo de vazamento.

Os Sinais de um Vazamento

Caso você encontre algum vazamento em sua casa, chame alguém responsável e que entenda do serviço, lembre-se que solucionar um vazamento em nossa casa pode impedir muitos contratempos, desde a conta de água muito alta até as perturbadoras infiltrações nas paredes.

É aconselhável que se faça alguns testes que vai nos ajudar a descobrir se existe algum vazamento em nossa casa e assim podemos evitar grandes prejuízos, pois como você já viu uma torneira pingando por um dia teremos um grande desperdício, outro vazamento que causa um rombo no orçamento é o do vaso sanitário, porém existem várias dicas para verificar se tem vazamentos.

O primeiro sinal que tem algum vazamento no encanamento da casa é um acréscimo súbito na conta, você não entende, pois consumiu a mesma quantidade de água, que consome todos os meses. Mas, não precisa se desesperar para descobrir se há vazamentos ou não, é muito simples averiguar se está com algum problema, comece verificando alguns pontos como a entrada de água, a bóia, a pia, o tanque, o aparelho sanitário, a saída de limpeza, o hidrômetro, o chuveiro, as torneiras, e outros.

Você pode aplicar alguns testes para verificar se tem vazamento antes de chamar um especialista para sanar os vazamentos. Siga essas dicas de especialistas.

  • Se sua caixa d’água fica enchendo direto, mesmo durante a noite, isso é uma indicação de que tem vazamento, pois é normal a caixa encher durante o dia por causa do seu uso, mas durante a noite ela deveria estar cheia.
  • Outro indicio é quando o seu hidrômetro fica girando mesmo quando sua caixa está cheia e você não está usando a água, você deve olhar o hidrômetro logo cedo antes de usar a água na sua casa, como a caixa está cheia, o hidrômetro deve estar parado, mas se ele estiver girando é sinal que tem vazamento.
  • Outra forma é fechando todas as torneiras, mas deixe o registro da parede aberto, desligue todos os aparelhos que usam água e também não use os sanitários, depois vá ate o hidrômetro e anote o número que está marcando depois de uma hora observe se o número mudou, se isso aconteceu é porque há vazamento na casa.
  • Para os canos que são alimentados direto da rede de abastecimento, feche o registro na parede, abra a torneira que é alimentada direto da rua, deixe a água sair completamente, coloque um copo cheio de água na boca da torneira, se torneira sugar a água do copo é sinal que tem vazamento.

  • Se a torneira está gotejando, ela pinga quando está sendo fechada, é vazamento, para consertar basta trocar o vedante, lembre-se que o gotejar da torneira é desperdício de 46 litros de água por dia, mais de mil litros por mês.
  • Para os canos que são alimentados pela caixa d’água, feche todas as torneiras, desligue os aparelhos que utilizam água, e também não use os vasos sanitários, também feche a torneira da bóia da caixa, isso vai impedir que a água entre na caixa, marque o nível de água, depois de uma hora observe se o nível baixou, caso tenha baixado temos outro vazamento.
  • No vaso sanitário, coloque borra de café no fundo do vaso, se a borra ficar assentada no fundo do vaso, é porque não existe vazamento, se for ao contrario é que tem vazamento na descarga ou na válvula, você também pode retirar a água da bacia, caso volte a juntar água, existe vazamento.
  • Para descobrir vazamento na sua piscina podemos fazer o teste do balde, com ele podemos determinar se a água está vazando ou está evaporando, para isso deixe o nível de água normal, encha um balde com a água da piscina , deixe mais ou menos uns cinco centímetro da borda do balde, marque o nível da água da piscina e do balde, prenda o balde dentro da piscina, a água do balde precisa manter a mesma temperatura da água da piscina, depois de 24 horas verifique se  água do balde e a da piscina estão no mesmo nível, a piscina não apareceu vazamento e seu problema é a evaporação, se tiver níveis diferentes, é porque existe vazamento, se você desconfia que há vazamento deixe a água baixar, quando ela parar é porque está na altura do vazamento.

  • Para encontrar vazamento no reservatório subterrâneo do edifício feche a torneira do reservatório no subsolo e também o registro de saída de água, sinalize o nível de água do reservatório, depois de uma hora verifique se ele baixou, caso tenha baixado é porque tem vazamento na tubulação que abastece o reservatório, ou na tubulação da limpeza, ou até nas paredes.

Vale ainda ressaltar que os maiores vilões, que deixam nossas contas de água absurdamente caras são as piscinas e os vasos sanitários com as caixas de descarga acoplados. Se você perceber que tem vazamentos na sua casa, procure um encanador de sua confiança o mais rápido, pois assim você vai estar evitando problemas ainda maiores que apenas os vazamentos, além de economizar na conta do abastecimento de água, e também esta ajudando a não desperdiçar água.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *