?> Remover o Excesso de Sal da Comida | Imóveis Cultura Mix

Dicas Para Remover o Excesso de Sal da Comida

O sal é um elemento que se não for usado na medida certa pode causar estranhamento num prato. Se usado em quantidade pequena pode deixar a comida insossa e sem sabor. Porém, se usado em demasia deixa a comida muitas vezes intragável. Até os melhores e  mais experientes cozinheiros podem errar a mão no sal.

Quando isso acontece por exagero de tempero é importante saber como remover patê desse sal para não fazer com que os seus convidados precisem tomar um galão d’água junto com a refeição. Confira abaixo algumas dicas para evitar que o sal se torne um problema para os seus pratos.

Muito Sal na Sopa

Um dos pratos que mais oferece problema quando tem esse exagero de sal é a sopa. Além de acidentes com muito sal na sopa feita por você mesmo pode acontecer de compra sopa pronta que vem com mais sal do que você gosta. As dicas a seguir são perfeitas para as duas situações. O grande truque que precisa ser feito é neutralizar, retirar ou diminuir a quantidade de sal.

O Que Vamos Precisar?

Para fazer essa redução de sal na sua sopa será necessário contar com berinjelas ou batatas, um descascado de batatas, uma faca, uma tábua para usar de suporte, pão (cortado em fatias), vinagre, açúcar e uma colher de chá de água. Mantenha por perto também toalhas absorventes.

Como Reduzir o Sal Numa Sopa Rala

Quando a sopa em questão é rala usar berinjelas ou batatas já resolve. Será feita a absorção do líquido e também do sal pelas batatas ou pelas berinjelas. A proporção deverá ser de quatro batatas (sem casca e picadas em pedaços médios) ou uma berinjela (sem casca e cortada em pedaços médios) para cada 2 ou 3 litros de sopa.

Os pedaços deverão ser colocados em cima da sopa, aguarde então até que comece a ferver, isso mais ou menos em torno de 15 a 30 minutos. Você pode ainda ir provando até sentir que o sal foi removido como você queria. Como as batatas/berinjelas irão absorve o líquido será necessário adicionar mais líquido para fazer o caldo.

Como Reduzir o Sal Numa Sopa Grossa

Quando o problema do sal ocorre num guisado ou mesmo numa sopa mais grossa a dica é usar fatias de pão sem casca. Comece removendo as cascas dos pães e em seguida dividindo eles em pedaços pequenos (devem ficar com o tamanho de croûton). Jogue esses pedaços de pão em cima da sua sopa, os pães cumprem a mesma função das batatas que é absorver o líquido e em consequência o sal.

O uso de pão é melhor que o de batatas nesse caso porque se trata de um caldo mais espesso. Em seguida retire os pedaços de pão e faça uma prova da sopa para saber se está ou não bom de sal. Se achar que ainda está salgado coloque mais pães até que o sabor esteja do seu agrado. Algumas pessoas gostam de acrescentar mais caldo e temperos depois de remover os pães. Isso é opcional.

Como Neutralizar o Sal Numa Sopa

No caso de todas as dicas acima não terem dado certo para reduzir o sal presente na sua sopa é possível tentar neutralizar o mesmo. Para neutralizar o sabor do sal você pode usar uma colher de chá de açúcar.

Depois disso é necessário acrescentar uma colher de chá de vinagre ou então de suco de limão. O uso do vinagre é recomendado porque ele pode contribuir para reduzir o gosto salgado da sopa. Coloque mais colheres de açúcar e vinagre ou suco de limão até que o sabor da sopa esteja do jeito que você queria.

Como Diluir a Sopa Para Reduzir o Sal

Para diluir a sopa será necessário contar com um produto como creme de leite. A forma mais simples e eficaz de fazer essa diluição é acrescentar mais de cada um dos ingredientes da sopa. Comece colocando mais líquido tipo caldo e um pouco de creme de leite (se quiser você pode colocar água ao invés do creme).

Nesse passo devemos acrescentar os vegetais e os temperos. Esse método é mais demorado, mas tem grande eficácia no que diz respeito reduzir a salinidade da sopa. Como você terá mais sopa pode guardar parte dela no freezer para consumi depois.

Dicas

Esponja

Pode parecer um pouco estranho, mas se você tiver uma esponja LIMPA e sem uso pode usá-la para tentar remover parte do sal. Basicamente ela irá fazer o papel das batatas absorvendo o líquido que está salgado na sua sopa. Depois você pode ter que fazer a compensação de líquidos para que a sopa não fique muito rala.

Limão

Outra forma de tentar anular o sal em excesso é pingar algumas gotas de limão e deixar que ferva por mais um pouco mais de tempo.

Ensopado

Quando o seu ensopado está salgado você deve jogar parte em cima da tampa da panela pelo lado de fora um pouco de sal criando um círculo. Deixe a tampa fechada e mantenha fervendo. Esse sal seco jogado sobe a tampa vai fazer a absorção da umidade de maneira que irá remover a quantidade demasiada de sal.

Feijão

Se o seu problema é o feijão que ficou muito salgado a dica é cortar duas batatas cruas ao meio, coloque as mesmas dentro da panela para absorver o líquido e assim remover o excesso de sal.

Sal + Vinagre

Para reduzir a presença do sal num prato você pode fazer a combinação de uma colher de café de açúcar com uma colher de café de vinagre.

Com essas dicas você vai conseguir dar um jeito no sal que estiver demais nos seus pratos. Pode ser algo interessante para quem não consegue acertar a mão no sal logo de cara. Treine para que nas próximas vezes que for cozinhar acertar a quantidade de sal para não precisar nem colocar mais e nem remover. Cozinha é paixão então coloque os seus bons sentimentos a serviço dos seus pratos.

Que atire a primeira pedra a dona de casa ou o “dono” mais eficiente que nunca errou na quantidade de sal na comida, para mais claro, porque para menos o problema é bem menor. Aliás, é muito comum as cozinheiras menos experientes, errarem para menos de propósito, com medo de salgar a comida. Apesar de parecer um grande problemão uma comida salgada demais, tem como remediar o  desastre e salvar o almoço ou a janta. Veja algumas dicas de como remover o excesso de sal da comida!

  1. O modo mais usado e comum de retira ro excesso de sal da comida é colocando dentro uma batata descascada e deixando que ela termine de cozinhar com o que está sendo preparado. Esse truque de dona de casa funciona muito bem com o arroz. É claro, que para fazer isso, ele ainda deve estar em fase de cozimento. Por isso, não coloque na panela e deixe para confirar só no final, já no meio do cozimento, experimente para saber se o sal foi na dose certa, caso não, recupere logo.
  2. Num picadinho de carne a mesma coisa, não pense duas vezes, antes de usar a batata descascada e bem lavada para salvar a sua refeição. Coloque-a inteira, se for muito sal, coloque mais de uma, o mesmo, se a panela for muito grande. Aqui também o truque só é válido se você consegue descobrir o erro bem no início.

Tirando o Excesso de Sal do Bacalhau

Tem que tomar muito cuidado na hora de preparar determinados pratos e um deles é o bacalhau, antes de pensar em cozinhá-lo é necesário retirar o sal e se essa etapa não é bem feita, ninguém conseguirá comer depois.

  • Coloque o bacalhau para ferver em água com uma colher de sopa de farinha de trigo. Ela tem o poder de retirar todo o sal do peixe e deixá-lo pronto para cozinhar.
  • Para que ele fique ainda mais gostoso, deixe-o de molho no leite depois de retirar todo o sal.
  • Outra opção para retirar todo o sal do bacalhau é deixá-lo de molho em panela com água por pelo menos 48 horas, mas durante esse período, troque a água várias vezes. Se você colocar um pouco de farinha de mandioca na água do molho, o sal sairá mais rápido.
  • Duas colheres de sopa de açúcar dentro da água para retirar o sal também pode ajudar a agilizar o processo.

O Que Fazer Para Salvar a Feijoada do Excesso do Sal

Outro pratinho bem complicado de fazer que acaba fazendo com que as pessoas percam a mão com o sal é a feijoada, já que boa parte da carne usada nela é bem salgada e o sal dela deve ser retirado. Nem sempre, retiramos o sal como se deve e no final, a feijoada fica salgadinha demais. Para salvar a sua receita do “excesso de sabor”, amenize acrescentando um pouco de açúcar, não vai resolver 100%, mas pelo menos vai dar para comer.

Se a feijoada já estiver cozida, use 1 copo de suco de laranja e misture bem, isso vai deixar o prato ainda mais leve.

E já que estamos falando de feijoada, se o sal está bom, mas ela ficou muito gordurosa, coloque-a para ferver e acrescente um limão-galego dentro inteiro bem lavado com casca e cortado em cruz.

Como Salvar os Pratos do Excesso do Sal

  • A primeira regra básica para quem não quer salgar demais a comida é ir colocando o sal aos poucos e experimentar quantas vezes forem necessárias. Não adianta querer acertar de primeira, quando não se está acostumado a cozinhar ou pelo menos, a fazer aquele determinado prato ou quantidade. É mais fácil salvar uma comida com pouco sal do que aquela com muito. Então, vá colocando um pouco, experiemente depois de um tempo cozinhando, coloque mais um pouco, e vá fazendo assim até achar o ponto justo.
  • No caso de uma torta salgada, nem tem como ir experimentando, mas tem como provar a massa. Então coloque sempre poucas pitadas e vá comendo um pedacinho de massa para entender se está bom de sal.
  • Quando for cozinhar alimentos que precisam antes retirar o sal como a carne seca e o bacalhau, não ignore essa passagem da receita, faça como manda e espere o tempo suficiente para retirada do sal. Outra coisa importante é a constante troca de água do molho. Se você colcoa de molho o bacalhau por 48 horas e não troca a água, o sal será o mesmo lá do começo.
  • Se você salgar uma receita e não tiver como salvá-la, tente transformar em uma outra coisa. Por exemplo, se você está fazendo um picadinho de carne e tem muito sal, faça um picadinho de carne com outros legumes, como batata e cenoura. Coloque eles na carne já cozida, não acrescente mais sal, coloque água e deixe cozinhar. Isso vai ajudar a tirar boa parte do sal da carne.
  • Quando for possível, em pratos como salada, não tempere, leve o sal à mesa e deixe que cada um coloque a quantidade que deseja.
  • Não tente colocar sal na comida jogando direto de dentro do saleiro sobre o que está sendo preparado. As chances de você perder o controle e cair muito mais do que você queria colocar são grandes. Use sempre a colher ou as pontas dos dedos.
  • Cuidado com as receitas que você pega para copiar, não vá colocando de cara a quantidade de sal, é melhor sempre ir aos poucos e deixar do jeito que o seu paladar gosta.
  • Se você salgar demais uma comida e não tiver como recuperar é melhor mesmo jogá-la fora, é chato colocar alimento no lixo, mas o sal em excesso faz muito mal à saúde.
  • Aliás, você pode começar a evitar o excesso de sal na comida pensando no seu bem estar e no bem estar da sua família. Uma boa maneira é trocá-lo por temperos naturais. Experimente! Você terá uma comida mais saudável e muito mais saborosa, sem falar que não vai ter o risco de errar na dose de sal. Uma boa maneira de resolver vários problemas!


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *